TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: TEMÁTICA LETRAMENTO; NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Artigo: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: TEMÁTICA LETRAMENTO; NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO: PEDAGOGIA

DANIELE CRISTINA PROTI SOUZA RA: 9675466398

DANIELE DE FREITAS CAIERES RA: 9456542808

MARCIA BARBOSA RA: 9750447913

FRANCIELE PERON GUARINO RA: 2808886812

Textos e Propostas de atividades referentes às Práticas que Envolvem a Temática Letramento.

Lucélia – São Paulo

Novembro/2014

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: TEMÁTICA LETRAMENTO; NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Atividade solicitada pela Professora Tutora EAD Kate Oliveira Kumada, e pelo Professor e Tutor presencial Professor Sérgio Belarmino dos Santos, Pólo de Lucélia, para fins de avaliação da disciplina.

DANIELE CRISTINA PROTI SOUZA RA: 9675466398

DANIELE DE FREITAS CAIERES RA: 9456542808

MARCIA BARBOSA RA: 9750447913

FRANCIELE PERON GUARINO RA: 2808886812

Lucélia – São Paulo

Novembro/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ________________________________1

ETAPA 1 _____________________________________2

Conceitos de Letramento e Alfabetização

“Estar Alfabetizado é ... ?”

ETAPA 2______________________________________5

Características dos Gêneros Textuais

ETAPA 3 ______________________________________7

Importância da Leitura para o Processo de Alfabetização e Letramento

ETAPA 4______________________________________10

Produção de Texto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ________________11

INTRODUÇÃO

Estar alfabetizado presume conhecer as letras, mas não é só isso: no caso da língua portuguesa significa compreender como essas letras podem existir entre fala e escrita, ou seja, entender o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

Assim enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e escrever.

O educador precisa criar situações significativas em praticas alfabetizadoras de oralidade, leitura, escrita e compreensão do sistema alfabético para que o educando, se expresse oralmente, procure ler e escrever, tenha curiosidade em entender como funciona nossa escrita. E a base desse processo deve ser o trabalho com textos, pois apenas eles podem garantir a leitura da palavra no mundo, estimulando a reflexão.

ETAPA 1

Conceitos de Letramento e Alfabetização

Letramento é um termo cada vez mais corrente no Brasil. Mas em que difere de alfabetização? Nesse artigo, a professora Magda Soares defende que, embora sejam conceitos diferentes, letramento e alfabetização são dois processos que devem ser trabalhados simultaneamente na escola.

Primeiramente, a autora explica que esses dois conceitos apresentam diferenças fundamentais, pois estão relacionados com concepções distintas de ensino de língua.

Letramento aparece sempre ligado à compreensão de leitura e escrita como práticas sociais, que privilegia a visão de língua que usamos a todo instante quando nos comunicamos. Alfabetização está ligada à concepção de escrita como sistema ordenado pelas regras gramaticais, ou mesmo de escrita como código, que é preciso decifrar.

A autora afirma que, no Brasil, há um progressivo uso do conceito de letramento para denominar os processos que levam as pessoas a terem um domínio adequado da leitura e da escrita. Como exemplo, ela cita as matérias publicadas na mídia, nas quais se considera que ser alfabetizado é mais do que saber ler e escrever um simples bilhete, condição que até algum tempo tida como satisfatória para tirar uma pessoa da lista dos analfabetos.

Estar Alfabetizado é ...?

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é “brincar” com as letras, formar palavras, frases, textos; transmitir idéias e sentimentos. E além de tudo, exige habilidade apurada da coordenação motora fina. “Ninguém escreve se não escrever”. (Paulo Freire, 1993, p 267).

No cotidiano de constantes diversidades em que o indivíduo se relaciona, levando a desmembrar e ampliar suas funções, automaticamente leva-o a análise da realidade e com isto vivenciar o mundo letrado. Historicamente aceitava-se que os educando teriam que conhecer as letras, relacioná-las com o som, ter noções de pontuação e regras gramaticais, elaborando e compreendendo o texto.

É ter o domínio da escrita e conseguir compreender de modo mais abrangente, no qual o individuo constrói sua gramática. A Alfabetização envolve também, o desenvolvimento de novas formas de compreensão e o uso da linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com