TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA

Por:   •  17/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA - 2018

DISCIPLINA: FÍSICA RECREATIVA

PROFESSORA: CLÁUDIA CASTRO

ALUNA:TATIANA RODRIGUES DOS SANTOS

DIÁRIO DE APRENDIZAGEM

Em conformidade com o cronograma da disciplina de física recreativa foram realizadas nos dias 05 e 12 de novembro de 2018, as apresentações de trabalhos das equipes de acordo com a temática escolhida por cada equipe apresentando situações do dia a dia.

A primeira equipe a se apresentar abordou sobre termologia, subtema dilatação térmica, e por meio de imagens de fios de energia, gasolina no tanque do carro e lajota, mostrou os diferentes tipos de dilatação, que são dilatação linear, dilatação volumétrica e dilatação superficial, respectivamente.

A equipe também mostrou um vídeo explicando como tirar um copo de vidro preso dentro do outro, que pode ser feito colocando água gelada dentro do copo interno e água quente no copo externo, com esse procedimento o copo interno dilata inversamente e o copo externo dilata fazendo com que o copo saia com facilidade. A equipe falou também sobre o comportamento anômalo da água, que em uma temperatura de 4 a 0 graus ela se expande , de 0 a 4 graus nesse intervalo de temperatura a água sofre contração, ou seja, diminui seu volume, e de 4 a 100 graus sofre dilatação aumentando o seu volume.

Em um outro vídeo gravado por uma das componentes da equipe mostrou que as garrafas quando totalmente cheia de água, estouram no momento que a agua congela, e explicou que isso acontece devido a falta de espaço na garrafa para que a agua possa se expandir, e por isso elas estoura, já que a garrafa se contrai e a água se expande de 0 a 4 graus.

No decorrer da apresentação surgiram alguns questionamentos dos alunos, como por exemplo. O sal conserva ou descongela o gelo? O sal interfere no comportamento anômalo da agua?

A segunda equipe a se apresentar abordou o tema Óptica.  Primeiramente explanaram o subtema refração da luz no qual explanaram o conceito que é a mudança de trajetória da luz de um meio para outro.  

A equipe mostrou em sala um experimento para explicar esse conceito, consistia em um copo com água e um lápis no momento que o lápis foi colocado no copo podemos observar que o lápis pareceu quebrado, esse fato deve-se a mudança de velocidade de propagação da luz de um meio para outro, nesse caso ar e água.

Outro experimento mostrado pela equipe, desta vez em vídeo, foi o uso de uma lupa concentrando os raios solares em um único ponto sob uma folha de papel para queimar o papel. Explicando que isso acontece porque a lupa é uma lente convergente, ou seja os raios solares são concentrados para um único ponto da lupa, o foco. E essa concentração de luz faz queimar o papel.

As perguntas feitas ao fim da apresentação foram: Luz tem comportamento como onda ou partícula? A luz tem comportamento sempre retilíneo mesmo no vácuo?

A terceira equipe a apresentar  seu trabalho, abordou o tema termologia. Subtema propagação de calor. Primeiramente explicando o conceito de calor em seguida os três modos de propagação de calor, se aprofundado em apenas dois modos de propagação que era o objetivo do grupo, onde  conceituaram primeiramente a propagação de calor por convecção, que ocorre nos fluidos em geral devido a uma diferença de densidade entre as partes do sistema, como exemplos foi mostrado a imagem de um exaustor eólico que é muito utilizados em galpões e em algumas casas e funciona como um renovador de ar dentro de casas ou galpões e isso ocorre por que o ar quente menos denso tende a subir enquanto o ar frio mais denso desce, outro exemplo citado foi o ar condicionado que funciona de mesmo modo. Outras imagens também mostradas para exemplificar esse modo de propagação foi o asa- delta e o urubu que se utilizam dessas correntes de ar quente na atmosfera para ganhar altitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com