TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDICO E MUSICALIZACAO

Casos: LUDICO E MUSICALIZACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  5.317 Palavras (22 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 22

LÚDICO, MÚSICA E CULTURA

Tânia Márcia Montibeller

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED 0461) – Prática do Módulo IV

RESUMO

Este trabalho demonstra a importância das atividades lúdicas na alfabetização, visto que os jogos e as brincadeiras são experiências afetivas que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas nas crianças em fase escola. A música também tem uma forte influência na aprendizagem, pois favorece sua cultura, seu desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança. As atividades lúdicas e musicais têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o progresso de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais, porque ao ingressar na escola, a criança sofre um considerável impacto físico-mental, pois, até então, sua vida era exclusivamente dedicada aos brinquedos e ao ambiente familiar. Na escola, a criança permanece durante muitas horas em carteiras escolares nada adequadas, em salas pouco confortáveis, observando horários e impossibilitada de mover-se livremente. Os jogos e as brincadeiras são muito importantes no processo de socialização da criança. É primordial que o brinquedo, o jogo, o lazer e o prazer marquem sempre um encontro com a criança na sala de aula aumentando a sua cultura. A brincadeira e a música podem ser entendidas como um diálogo simbólico entre a criança e a realidade em que está inserida.

Palavras-chave. Lúdico. Música. Cultura.

1 INTRODUÇÃO

 O Lúdico apresenta valores para todas as fases da vida humana. O brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, constituindo-se por isso em peça importantíssima na sua formação, pois é muito mais abrangente. Através das atividades lúdicas a criança constrói seu próprio mundo. Jogar, responde à necessidade de garantir uma posição ativa de ser sujeito em uma experiência. Através dos jogos, o educando explora muito mais sua criatividade, melhora sua conduta no processo ensino – aprendizagem e sua auto estima.

A música na educação deve ser vista não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Sabemos que o ser humano desde o útero materno já tem uma grande relação com o mundo externo e assim já consegue perceber todos os sons a sua volta. Isso significa que a criança ao nascer não é lançada num mundo onde os sons são ignorados por ela, muito pelo contrario, elas já conseguem identificar o som da voz do pai, da mãe, dos mais próximos, assim como também gostar de alguns gêneros musicais que a mãe tenha ouvido durante a gestação. Quando trabalhamos com crianças da educação infantil, a música deve ser inserida juntamente com alguma história, uma dramatização, por meio de jogos ou brincadeiras, de maneira que esta aprendizagem seja prazerosa à criança, facilitando o interesse pelas brincadeiras musicais e ampliando sua cultura.

O papel do professor é de fundamental importância para a difusão e aplicação de recursos lúdicos e dos recursos musicais. O professor ao se conscientizar das vantagens do lúdico e da música, adequará a determinadas situações de ensino, utilizando-as de acordo com suas necessidades. Uma aula inspirada no lúdico ou na música irá abranger com ênfase a cultura da criança.

O professor interessado em promover mudanças, como pesquisador estará em busca de ações educativas eficazes. Utilizando o lúdico, o aprendizado se daria em um ambiente mais agradável, pontuado pela coragem de professores que não tem medo de sonhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com