TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUSICALIZAÇAO, O LUDICO E A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/8/2019  •  Resenha  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA CRITICA DE ARTIGO

OLIVEIRA, Maria Eliza de; FERNANDES, Sueli Felício; FARIA, Luciana Carolina Fernandes de. A MUSICALIZAÇAO, O LUDICO E A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul–Dez, 2013, p. 1411-1418. ISSN: 1809-8207.

Neste artigo, as autoras tiveram como foco, a reflexão da importância da Educação Musical e a identificação das contribuições para o ensino, quando se é integrado no ensino infantil, o lúdico e a afetividade. Esse artigo, fala de como a música pode melhorar a forma de aprendizado de uma criança, quando aplicada de forma lúdica, pois, a música pode tornar as atividades mais prazerosas, potencializando a afetividade e aumentando também a proximidade do professor com o aluno, levando assim, ao desenvolvimento social, afetivo e cognitivo do aluno. Pois essa afetividade é essencial na educação dessas crianças, fazendo com que a aprendizagem seja de forma agradável.

Logo na introdução, as autoras falam sobre a educação infantil, sendo essa a primeira fase da educação básica, seu papel é cuidar da criança fornecendo alimentação, cuidando da sua higiene, e prover lazer e educação para as crianças, o método de ensino, é de caráter lúdico, sem objetivo de alfabetização. Onde os professores desse tipo de ensino tem que buscar estimular a socialização das crianças, esse tem o papel de mediador entre a criança e o objeto do conhecimento. Onde o vínculo afetivo é um dos aspectos que fazem as crianças se sentirem bem no espaço escolar. Esse processo afetivo é continuo e inovador, estando sempre em construção. Fazendo com que a aprendizagem se torne mais viável, dessa forma, se tornando prazerosa para os alunos. Porém nesta fase, muitos conflitos podem ser gerados, e é ai que o professor vai entrar, fazendo a diferença. Pois se esse tiver consciência do conflito, saberá conduzir com calma. Elas falam que é muito importante que a educação estimule o desenvolvimento da sensibilidade e da expressão da emoção, onde essa pode ser desenvolvida na linguagem artística e através da música e utilize de recursos lúdicos que envolvem e aproximam os alunos. Esse recurso tem como objetivo produzir prazer na sua execução, divertindo o praticante. Elas abordam também sobre as características dos jogos lúdicos, onde essas não visam a competição, mas sim a realização de uma tarefa de forma prazerosa. Onde o professor poderá desenvolver o conhecimento, as habilidades e o comportamento de uma criança. A música é um meio de expressão muito utilizada, para esses objetivos, além de ser um meio de integração social.

As autoras abordaram nos resultados do seu artigo, a lei 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, onde essa justifica a finalidade da música, firmando a importância na educação. Elas falam que a música ainda não é valorizada pelas escolas, como meio de educação. E enfocam, que a música pode vir a possibilitar a comunicação de sentimentos, pode auxiliar no desenvolvimento, vindo à aprimorar a sensibilidade, a concentração e a memória, podendo vir a contribuir no processo de alfabetização e raciocínio logico.

Na discussão do artigo, elas deram enfoque novamente, na ajuda que a música pode trazer no desenvolvimento da expressão emocional, na capacidade de concentração e memorização, auxiliando no processo de alfabetização. Esse processo de musicalização, tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, e também contribuir para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Onde elas falam que para que isso ocorra, é necessário não somente as Leis regulamentadoras do ensino infantil, mas também é preciso ter professores capacitados; estabelecer metas; objetivos; plano e conteúdo. Mesmo sabendo que a maioria das creches e escolas, não tem estrutura física e nem materiais para a concretização do ensino de música, porem com os itens necessários citados anteriormente as autoras dizem que os educadores podem a partir daí oferecer aulas de música com qualidade para os alunos. Porem quanto mais próxima estiverem da realidade da comunidade onde se encontra essa creche ou escola, maior a possibilidade de criar um ambiente positivo e de forte conotação afetiva. Contribuindo assim, para um ambiente na sala de aula mais acolhedor e desconstruído, e com isto, possibilitando ações de alunos mais dispostos à receptividade de outras disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com