TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludico e musicalização

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto apresenta em sua metodologia a importância da música na Educação Infantil, ou seja, o papel que a música exerce no desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da criatividade, da concentração, da coordenação motora e da socialização das crianças. Além de mostrar a importância do papel do professor em trabalhar com a música na Educação Infantil, ao utilizar-se do ensino do conteúdo musical, para que o aprendizado de diferentes disciplinas ocorra de modo significativo, preparando assim o ser humano para viver em sociedade e a superar desafios.

Para Bréscia (2003) o aprendizado da musica, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o individuo.

 A música na educação infantil além de ser facilitador no processo ensino-aprendizagem, pode também ampliar o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu uso não deve ser privilégio de poucos. Compreende-se como fator essencial no ensino da música a sua possibilidade de contribuir na formação de cidadãos críticos, conscientes e capazes de exprimir seus sentimentos.

2 TEMA PROPOSTO: 

Planejamento educacional em consonância as novas demandas regionais.

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA: 

O presente trabalho tem por objetivo tratar de questões inerentes à importância da música na educação infantil, bem como sua importância para o processo de ensino e aprendizagem.

4 OBJETO DE ESTUDO: 

        Verificar que a musica esta presente em todas as dimensões do ser humano e de modo especial na vida das crianças.

5 JUSTIFICATIVA

Este projeto apresenta como tema “A Importância da Música na Educação Infantil”. A música esta presente em todas as culturas nas mais diversas situações, e contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico do ser humano, além de ser um método facilitador do processo ensino aprendizagem. A música como processo educativo possibilita ao professor conhecer a realidade das crianças, através das atividades de natureza lúdica como auxílio no conhecimento do aluno, por isso é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento da criança em sua totalidade, pois ao se trabalhar atividades que contribuem para o desenvolvimento infantil, através das brincadeiras e música, além de promover o desenvolvimento global, incentivam a interação e a formação de um cidadão crítico e reflexivo.  

6 OBJETIVO:

  • Analisar a música como instrumento facilitador no processo de aprendizagem.
  • Compreender a importância da música e quais o os benefícios que traz para o desenvolvimento da criança.
  • Refletir o papel do professor como mediador no processo de ensino aprendizagem.

7 METODOLOGIA

Este trabalho tem como base metodológica a pesquisa qualitativa descritiva onde os dados para análise foram colhidos através da pesquisa na internet e livros. Essa pesquisa tem como objetivo mostrar a música como elemento essencial para a formação da criança, pois além de fazer parte da natureza humana, também estabelece a comunicação, a interação e o diálogo.

8 A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atualmente existem diversas definições para a música, porém de um modo geral ela é considerada ciência e arte.  A música é um meio de expressão de ideias e sentimentos é uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. A música é composta basicamente por sons, ritmos, melodia e harmonia. Os sons são as vibrações, o ritmo é o efeito da duração dos sons, melodia é a sucessão ou repetição do ritmo e a harmonia é a combinação dos sons de forma que se torne agradável aos ouvidos. A música eleva os sentimentos mais profundos do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com o valor que as pessoas atribuem a essa linguagem.

A música é um meio de expressão de ideias e sentimentos, mas também é uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança, além das sensações através da experiência musical são desenvolvidas capacidades que serão importantes durante o crescimento infantil. A maioria das crianças recebe os primeiros estímulos musicais ainda no ventre materno, quando a mãe canta suavemente para acalantar o bebê, é neste momento que a memória sonora das crianças começa a ser formada. Vale ressaltar a importância não apenas da música tocada através de um aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim, cantar, murmurar ou assobiar fornece elementos sonoros e também afetivos.

Segundo Jeandot (1993, p. 90) afirma que, quando a criança nasce, entra imediatamente em contato com o universo sonoro que a cerca. [...] Mesmo ante de nascer, ainda no útero materno, a criança já toma contato com um dos elementos fundamentais da musica – o ritmo, através da pulsação do coração da sua mãe.

Isso ocorre também durante todo o desenvolvimento infantil, pois através da música e de suas características peculiares, tais como ritmos variados e estrutura de texto diferenciada, muitas vezes com utilização de rimas, a criança vai desenvolvendo aspectos de sua percepção auditiva, que serão importantes para a evolução geral de sua comunicação, favorecendo também a sua integração social. Sendo assim a música deve ser considerada uma verdadeira “linguagem de expressão”, parte integrante da formação global da criança.

A música é um instrumento facilitador no processo de aprendizagem, na escola tem papel fundamental na aprendizagem do aluno, pois através da música o aluno pode descobrir sons e utilizando a música pode também fazer atividades com o corpo demonstrando possíveis vontades e mexendo com o metabolismo, com a receptividade sensorial, e assim expressar seus sentimentos transformando a realidade em que vive. A educação musical como um meio de desenvolvimento para o equilíbrio e autoestima, proporciona às crianças a oportunidade de equilibrar suas tensões, seus conflitos, sentimentos de frustração e baixa estima favorecendo o seu desenvolvimento integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com