TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

A escola parte da concepção socioconstrutivista interacionista, que valoriza o contexto sociocultural  e econômico e os saberes que as crianças trazem para a escola. O que pauta o trabalho da equipe pedagógica é o respeito pela realidade de cada um, respeitando de forma processual a aprendizagem de cada aluno e visando a formação de cidadãos críticos, participativos e criativos, bem como cidadãos de valores que respeitem a diferença.

 O professor é o mediador da aprendizagem. A ESCOLA ALERE entende que o brincar tem influência no desenvolvimento da criança, e em acordo com a BNCC compreende o professor como articulador desse processo por meio da mediação pedagógica, através da intencionalidade e processo investigativo do  aluno.

Foi possível observar que os referenciais teóricos de fato norteiam a prática dos professores, tendo a supervisão constante da coordenadora que está sempre dando suporte aos professores.

A Escola está localizada no Itacorubi, em Rodovia Principal, sendo que surgiu através de uma pesquisa no bairro que carecia de uma estrutura física e pedagógica de qualidade. O prédio apresenta excelente conservação, tendo manutenção diária. Tem um funcionário específico para tudo o que se refere à manutenção da estrutura física da escola e em todos os dias de observação, sempre esteve muito empenhado em seus afazeres, mantendo tudo em perfeita ordem.

A escola possui 6 salas para atendimento das crianças., sala da coordenação, cozinha, refeitório, sala de vídeo, banheiro para as crianças, sala de professores equipada para que as refeições aconteçam ali, banheiro de funcionários...

A escola atende desde o berçario até o infantil 5. Os banheiros para os alunos são adequados e estruturados para as diferentes alturas das crianças. Tem três parques, sendo um de uso exclusivo do berçario e maternal, e os outros dois para as demais crianças que se alternam no uso. Um dos parques é coberto com grama sintética e o outro é maior e ao ar livre. Esse é sempre o favorito. A escola possui refeitório, fornece alimentação inclusa no valor da mensalidade. Possui mesas e carteiras nas salas que estão dispostas conforme as necessidades das propostas em questão, sendo alteradas de localidade quando preciso. A escola trabalha com apostilas específicas e os livros de literatura infantil ficam nas salas, sendo que o uso é dericionado em momentos preestabelecidos.

 Toda a estrutura física da escola foi planejada de forma a favorecer a acessibilidade de deficientes físicos ( rampas, banheiros adaptados... ), sendo que alguns ajustes para atender mais amplamente as pessoas com deficiências,  estão sendo providenciados, conforme orientações da Secretaria de Educação.  A escola tem um psicopedagoga, porém esteve ausente no período do estágio. A Educação Especial é articulada com a Educação Infantil no objetivo de garantir oprotunidades sócio-educativas à criança, ampliando dessa forma, suas experiências, conhecimento e participação social.

A Escola mantém número reduzido de alunos em sala, optando por não atingir o número permitido, para que as crianças tenham um melhor aproveitamento das propostas oferecidas.

A quantidade de funcionários contratados atende bem a necessidade da escola, sendo que em caso de faltas, alguns funcionários são realocados para atender as crianças em turmas diferentes. Todos os professores regentes são formados, sendo que a maioria são pós graduados em diferentes áreas, outros estão cursando pós graduaçãoo e 2 estagiárias com magistério, cursando Pedagogia.

O corpo efetivo da escola está completo. Porém,  a escola estava em fase de entrevistas para seleção de uma estagiária para o berçário. Um dos requisitos para o estagiário é a formação em Magistério, pois a escola visa no momento da seleção, um profissional já habilitado para atuar como professor, no caso de surgir alguma vaga.

Foi possível observar que entre todos os funcionários há bastante  solicitude de uns com os outros. Os professores, auxiliares e estagiárias trabalham em harmonia e auxílio mútuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com