TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lúdico e Musicalização na Educação Infantil

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

  ​Alunas: Ana Carolina Borges

 Dirlei Neris

 Silvania Camargo.

 Professora: Roselene Zago

Disciplina: Psicologia da Educação e da Aprendizagem.

 

Data: 07/06/2018.

 

Tema: Lúdico e Musicalização na Educação Infantil. A música possui um papel de extrema importância nos primeiros anos de vida de uma criança, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ajudar no ensino aprendizagem e no conhecimento da sensibilidade, criatividade, no qual ela desenvolve o gosto pela música.  

 

“ Arraiá da Uniasselvi”

 

Atividades que serão desenvolvidas:

 - História da Festa Junina;

 - Dança da quadrilha;

 - Comidas típicas;

 -Desenho para colorir;

 Tempo: 30 minutos.

 Material:

 - Música;

 -Desenho;

 - Comida;

 

Objetivos:

 - Desenvolver a atenção, o gosto e a sensibilidade em relação a música;

- Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal; - Utilizar músicas conhecidas pelos os alunos; -Brincar com a música;

 

Quantidade de alunos e faixa etária: 12 alunos de 8 a 10 anos.

 

A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.  

 Na educação infantil a música traz inúmeros benefícios para criança, sendo que engloba o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, linguístico e socioafetivo. As atividades realizadas através da música auxiliam na comunicação da criança, por ter característica lúdica e expressiva, assim tendo um melhor envolvimento social.

A criança se desenvolve muitas vezes brincando e a música é uma forma divertida e alegre de estimular a mesma, pois funciona como uma ponte entre a escuta e a fala. De maneira em geral a criança passa a imitar o que ouve e transforma em sons e movimentos rítmicos através do corpo, formando assim balbucias, timbres e por consequência as palavras onde cria vínculos afetivos entre ela e a música.

 A partir dessa relação construída com a música é que a criança se expressa na vida e o contato com o repertório musical estreitando as suas relações e tradições, na medida que vão crescendo tendo a ter uma desenvoltura social. A música desenvolve a criatividade na criança e atitude mais positiva, mais capacidade de criar e inventar o mundo a sua volta, capacitando ela a um raciocínio melhor, tornando mais eficiente nas suas escolhas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com