TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lean Manufacturing

Casos: Lean Manufacturing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 6

O QUE É A FILOSOFIA LEAN

É uma Filosofia operacional, que requer menores Lead Times para entregar produtos e serviços com elevada qualidade e baixos custos, através da melhoria do fluxo produtivo pela eliminação dos desperdícios no Fluxo de Valor.

Lean Thinking - As Vantagens da Mentalidade Enxuta

Após a 2ª Guerra Mundial, o Japão arrasado pelos bombardeios em Hiroshima

e Nagasaki, enfrentou o duro desafio de reerguer sua economia e seu parque

industrial.

O Executivo da Toyota, Taiichi Ohno, talvez o mais feroz crítico do desperdício.

que a história humana já conheceu, desenvolveu um poderoso antídoto denominado pensamento enxuto.

Em resumo, o pensamento enxuto é enxuto porque é uma forma de fazer cada vez mais com cada vez menos – menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço – e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam.

2. Conceitos Básicos da Mentalidade Enxuta

Muda:

Palavra japonesa que significa desperdício. Ela pode ser identificada em qualquer tipo de organização (pequena/média/grande) e pode ser de vários tipos: excesso de estoque/giro/área livre/máquinas paradas/informações, etc.

Não Esquecer nunca:

Palavra japonesa que significa desperdício. Ela pode ser identificada em qualquer tipo de organização (pequena/média/grande) e pode ser de vários tipos: excesso de estoque/giro/área livre/máquinas paradas/informações, etc.

Não Esquecer nunca:

Valor:

É o ponto de partida para a Mentalidade Enxuta. Apesar de o valor ser criado pelo produtor (matéria-prima, processo de fabricação, embalagem, etc...), quem define o valor é o cliente final. Ele define quanto pode e quer pagar por um bem.

Eliminar a muda e transformá-la em valor é a tarefa primordial de todos.

Cadeia de Valor

Cadeia de valor é o conjunto de todas as ações específicas necessárias para se levar um produto específico (seja ele um bem, um serviço, ou cada vez mais uma combinação dos dois) a passar pelas 3 tarefas gerenciais críticas em qualquer negócio.

Tarefa de solução de problemas:

da concepção ao lançamento, incluindo o projeto

Tarefa de gerenciamento de informação:

do recebimento do pedido até a entrega.

-Tarefa de transformação física:

da matéria prima ao produto acabado nas mãos do cliente.

No pensamento enxuto busca-se sempre a identificação e análise da cadeia de valor inteira. A otimização do todo trará sempre resultados mais alinhados ao conceito de valor do cliente.

Na análise de uma cadeia de valor encontramos quase sempre três tipos de ação.

 Etapas que criam valor, por exemplo, a solda da carroceria de um veículo.

 Etapas que não criam valor, mas são inevitáveis - os ativos e tecnologia de processo não garantem, como por exemplo, a revisão de solda.

 Etapas adicionais que não criam valor, por exemplo, reembalagem por falta de padronização.

Fluxo:

Um passo importantíssimo no pensamento enxuto, após especificada a cadeia de valor, é fazer com que as etapas que criam valor fluam.

Temos enfatizado culturalmente o paradigma de que a realização de tarefas em lotes é mais fácil. Uma pesquisa realizada com crianças sobre a melhor forma de dobrar, endereçar, fechar, selar e enviar pelo correio malas diretas constatou que a maioria delas indicou como a maneira mais fácil, dobrar todas as cartas, colar todas as etiquetas de endereço, colar todos os selos e fechar todas as cartas.

Uma simples análise mostra o desperdício ou muda existente no processo. No caso, cada envelope seria manuseado 4 vezes ao invés de uma só, por não se atentar ao problema do ponto de vista do envelope mala direta - “Quero ser enviado de forma mais rápida, com o menor esforço”.

Produção Puxada

Definida a cadeia de valor e o fluxo, o último passo é alinhar o mesmo a necessidade do cliente, ou melhor, a puxada do cliente.

Em outras palavras, o cliente definirá quanto e em que momento os produtos deverão ser entregues. Para tanto, sua produção deverá fluir e seu processo deverá ser o mais flexível possível.

Muitas vezes alegamos que, a demanda de nossos clientes é muito instável ao longo do mês ou do ano. A experiência tem mostrado que quando o cliente percebe que o fornecedor é flexível, e que pode entregar quase que imediatamente o produto, automaticamente passa a estabilizar a demanda.

Um exemplo muito citado na literatura sobre o tema é o das gráficas, cujo processo de fabricação de livros pressupõe uma tiragem mínima, o que leva quase que naturalmente a um lote grande.

Quase sempre o resultado é a sobra de livros impressos, já que a demanda é difícil de prever com precisão. O problema somente será resolvido quando as gráficas aprenderem a produzir rapidamente pequenos lotes, e as distribuidoras desenvolverem um sistema Kanban nas prateleiras das livrarias.

Perfeição

Identificar a cadeia de valor, fluir os processos e deixar que o cliente puxe sua produção levará naturalmente os envolvidos a reconhecerem que o processo de redução de esforço, tempo, espaço, custo, burocracia e erros é infinito.

Mais do que isto, estaremos oferecendo um produto que se aproxima mais do que o cliente realmente quer e paga.

As Vantagens da Mentalidade Enxuta e da Produção Puxada

 Provoca a mudança no estilo gerencial “faça o que eu mando” para “siga-me ou vou mostrar o caminho”.

A análise da cadeia de valor como um todo alavanca e propicia o trabalho em time. A muda está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com