TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras E Didatica

Ensaios: Libras E Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

No primeiro capitulo a autora nos passa à didática no momento histórico que se deu em 1972 com o 1º encontro de professores de didática e dez anos mais tarde acontece o seminário a didática em questão, nesse período a educação passa a ser vista como fator em desenvolvimento, ou seja, é um investimento individual e social. já no segundo capitulo a autora nos transmite como foi abordado o processo didático e que os métodos e técnicas são conceitos básicos para a didática, as forma e as práticas de interagir na transmissão assimilação proposta de Comenio que é remontada para a transição de interação do professor e aluno para um sistema de ensino coletivo comenio nesse momento propõe um método único de ensinar tudo a todos.

No aprender a aprender o homem é um sistema em processo evolutivo continuo, ou seja, o homem é um animal social e o mundo um meio rico em transformação, a ser descoberto pelo individuo a educação é tida como condição para o desenvolvimento do homem e a escola é vivência democrática.

O importante é o aluno aprender a fazer, as formas e as práticas de agir no sistema coletivo de conhecimento nesse capitulo a autora nos passou os três elementos do processo o aluno, o professor, o conteúdo no seguinte capitulo vimos também que a organização das formas e praticas de interagir entre professor e aluno inclui um planejamento cuidadoso.

No ultimo capitulo é apresentado cinco princípios básicos para a organização do ensino que não se limita à transmissão assimilação de conteúdos, mas se faz pelo sistema coletivo do conhecimento.

SUMÁRIO

Período histórico da didática.................................................................... 1

Aprende a aprender................................................................................. 2

Transmissão-assimilação..........................................................................3

Elementos didáticos..................................................................................4

Os cinco princípios básicos para o ensino............................................... 5

Libras língua de sinais...............................................................................6

Datiolologia................................................................................................7

A base teóricas e filosóficas da educação................................................8

Oralismo....................................................................................................9

Bilinguismo..............................................................................................10

Considerações finais...............................................................................11

Referências.............................................................................................12

Período histórico da didática

O momento histórico da didática se da em 1972 o primeiro encontro de professores de didática e dez anos depois acontece o primeiro seminário a didática em questão. Neste período a educação é vista como fator em desenvolvimento, e como investimento individual e social, as reformas do ensino e centrada no racionamento, na eficiência e na eficácia do processo, o trabalhador é estimulado individualmente através de diferenciação salarial gratificações, neste momento histórico do contexto político econômico e educacional discutem se a necessidade de formar um “novo professor” tecnicamente competente e comprometido com o programa político do país.

A política do ato pedagógico torna se objeto de discussão e analise passa a ser fundamental o contexto da pratica pedagógica na busca por compreender a relação entre pratica escolar e a estrutura sócia.

Saviani afirma a escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistematizado. [...]a escola diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo; ao saber sistematizado e não ao saber fragmentado; a cultura erudita e não a cultura popular.

Do ponto de vista didático a aprendizagem se faz fundamental a partir do domínio da teoria. A pratica decorre da teoria. A autora acrescenta: “aquilo que é vivenciado e analisado provoca mudanças mais profundas do que aquilo que é apenas ouvido, no plano do discurso. No fazer, gera se o saber”.

A organização do trabalho na escola é marcada pela intensificação da quebra do sistema organizacional da escola, no interior da escola burlando as normas e regras agindo de maneira diferente aquela prescrita pela escola.

Aprender a aprender

No processo aprender a aprender a questão central é que o aluno aprenda a aprender é centrada no sujeito produtivo, intelectualmente ativo, criativo, capaz de dominar os processos de aprender.

Transmissão assimilação

Para compreender a razão de ser das formas e das praticas de interação entre professores e alunos é preciso entender que é produzido socialmente a partir de determinadas circunstancia histórico, as quais estabelecem tipos de relações sociais... Segundo Veiga “a intencionalidade define o caminho (método) a ser percorrido e os veículos através dos quais esse caminho será percorrido (técnicas)”.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com