TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limites e Possibilidades da EaD

Por:   •  23/11/2018  •  Dissertação  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Limites e possibilidades da EaD

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Alvin Toffler

Tal reflexão soa como um desafio impossível de ser enfrentado não fosse as atuais tecnologias da informação e comunicação.

No mundo globalizado onde a informação forma, transforma e viaja cada vez mais rápido, a democratização do conhecimento faz-se vital para a manutenção das instituições e relacionamentos. Nesse contexto, o EaD – como ferramenta acadêmica e corporativa; toma força e, rapidamente, conquista cada vez mais espaço.

No Brasil, essa realidade ainda enfrenta alguma resistência. As barreiras estruturais e tecnológicas têm sido vencidas ao longo dos últimos anos. No entanto, a cultura do ensino/aprendizado presencial, ainda é predominante.

Recentemente, por meio do Decreto Nº 9.057/2017, o Ministério da Educação atualizou a legislação que regulamenta a oferta da modalidade de ensino a distância, ampliando sua abrangência e trazendo mais credibilidade a essa ferramenta.

Quanto maior a oferta de cursos na modalidade EaD, maior será a oportunidade de comprovar sua superior qualidade. As metodologias de ensino aliadas aos diversos recursos como áudio, texto, imagem, vídeo, etc., a facilidade e rapidez de atualização do conteúdo, são elementos que tornam o aprendizado mais dinâmico e coerente com as necessidades contemporâneas. A interação dos participantes, por meio de canais de comunicação como fóruns, videoconferências, blogs, etc., sem limitantes geográficos, favorece a produtividade e simula rotinas corporativas o que, na maioria das vezes, não é possível nos cursos presenciais.

Tamanha acessibilidade contribui para a formação de profissionais com múltiplas competências, aptos a trabalhar em equipe e flexíveis frente a diferentes situações.

O ensino a distância acompanha a história humana. Sua evolução, por meio das inovações tecnológicas, tem sido inevitável e necessária perante os novos desafios do “ensinar” e do “aprender”.

Referências Bibliográficas:

Alvin Toffler. Disponível em: https://www.portal-gestao.com/artigos/6670-alvin-toffler-e-o-choque-do-futuro.html

Educação a distância: no começo estranha-se, depois, entranha-se! - Ronaldo Mota. Disponível em:http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/1381/2016/05/educacao_a_distancia_no_comeco_estranha-se,_depois,_entranha-se

Educação a Distância é tema do canal Educação no Ar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qhiSwIpKFf4

Portal MEC - Atualizada legislação que regulamenta Educação a Distância no país. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/212-noticias/educacao-superior-1690610854/49321-mec-atualiza-legislacao-que-regulamenta-educacao-a-distancia-no-pais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com