TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Integrada Nos Correios

Monografias: Logistica Integrada Nos Correios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 16

Um estudo sobre as características da logística integrada dos correios

Este estudo de caso pretende solucionar o problema central – como a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-Correios estrutura seu processo logístico – por meio da exploração de uma revisão conceitual sobre logística e da análise das informações obtidas junto à unidade de análise, contribuindo assim com os estudos sobre logística, em especial aqueles voltados para as empresas prestadoras de serviços, considerando que as operações dos Correios são a sua própria competência logística utilizada para prestar serviços.

Cosme Oliveira, 22 de dezembro de 2011

Tweet

inCompartilhar

1. Introdução

O conceito de logística integrada ainda experimenta o processo de consolidação, e por isso necessita de estudos que contribuam com a consistência, diversidade e aplicabilidade de sua teoria. As atividades logísticas são praticadas desde a antiguidade e, ao longo do tempo, sofreram evoluções em suas práticas e seus conceitos, até que na era contemporânea foram reconhecidas como atividades integradas. A sistematização da teoria vem sendo atualizada ao passo que as demandas variam devido às alterações ambientais, que exigem aumento de eficiência e de eficácia no fluxo físico e de informação e no atendimento ao cliente. A concorrência global e a evolução da tecnologia da informação (TI) foram importantes estímulos da modernização das atividades logísticas por possibilitarem a flexibilidade e a agilidade necessárias para atender a um novo perfil de cliente, mais informado e exigente.

Entretanto, os estudos têm sido direcionados para as atividades de manufatura ou de transporte. Anteriormente, as atividades de serviços não exerciam importante influência econômica, mas a evolução tecnológica e o surgimento de um novo tipo de empresa prestadora de serviços – global, virtual e inteligente – abrem espaço para a ampliação da abrangência dos conceitos de logística, pois essa nova empresa está preocupada em solucionar questões a respeito de distância dos clientes, de fluxo de informações e de suprimento dos materiais utilizados na prestação dos serviços.

FARN – NATAL, RN, BRASIL, 07 de julho de 2010.

Este trabalho pretende explorar e descrever as características das operações logísticas que os Correios brasileiros praticam, cujo estudo de caso foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica sobre logística integrada e logística na prestação de serviços e da análise das informações coletadas junto a um gerente da unidade de análise, contribuindo assim com a construção da teoria sobre logística integrada, em especial aquela direcionada às empresas prestadoras de serviços, as quais carecem de trabalhos que tratem de suas especificidades.

Nos próximos tópicos o estudo desenvolve a revisão teórica explorando logística integrada e logística em prestação de serviços. Na seqüência, o artigo apresenta as definições metodológicas e o estudo de caso, caracterizando a unidade de análise e descrevendo as especificidades evidenciadas.

2. Logística Integrada

Segundo Ballou (1993), o principal problema que a logística busca solucionar é equacionar produção e demanda para disponibilizar bens e serviços aos consumidores, nas condições físicas que esperam, quando e onde desejam.

Conforme Figueiredo e Arkader (2004), como todo conceito novo, ainda não há um corpo de pensamento consolidado na área de logística integrada, sendo que os artigos e as pesquisas existentes enfatizam os estudos em operações, marketing e engenharia. Também a formação do profissional de logística ainda está sendo estabelecida, sendo que nos EUA e na Europa já é disciplina obrigatória em cursos gerenciais. Os autores ainda enfatizam a utilização de tecnologias e o uso de sistemas automatizados e de inovações propiciadas pelo avanço tecnológico da informação, que traz vantagem no de tempo e facilita a integração de elos na cadeia, bem como a disseminação de conceitos gerenciais.

No Brasil, a estabilização econômica desde 1994, a intensificação da integração regional e a consolidação do Mercado Comum do Sul - Mercosul criaram impacto sobre as empresas e as condições de competitividade. Entretanto, a busca pela modernização e maior eficiência na área de logística esbarram na deficiência de infra-estrutura e na carência de conhecimentos e formação de mão-de-obra especializada. A grande maioria dos programas educacionais ainda contempla disciplinas com forte conotação funcional, sendo disciplinas isoladas nos currículos dos cursos de Mestrado em Administração ou nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção. Todavia, vêm aumentando significativamente a ocorrência de eventos como seminários e cursos de curta duração ministrados por acadêmicos e consultores (FIGUEIREDO e ARKADER, 2004).

FARN – NATAL, RN, BRASIL, 07 de julho de 2010.

Conforme as abordagens de Figueiredo e Arkader (2004), inicialmente a logística foi aplicada de forma fragmentada buscando a melhoria do desempenho individual de cada uma das atividades básicas. Posteriormente, o avanço da TI e a adoção de um gerenciamento orientado para processos possibilitaram a idéia de logística integrada, e as atividades logísticas extrapolam as fronteiras da empresa na direção de toda a cadeia de suprimentos, agregando mais valor do produto ou serviço junto ao consumidor para, dentre outros objetivos, aumentar a lucratividade. Então, a implantação de um sistema logístico exige: planejamento, foco nas necessidades dos clientes, pessoal treinado e capacitado, utilização de TI adequada, previsões de demanda e aplicação sistemática de indicadores de desempenho.

Enquanto a produção era menor, os ciclos dos produtos eram mais longos e as incertezas mais controláveis, possibilitando a gestão isolada de atividades, cujos indicadores eram custos de transporte mais baixos, menores estoques e compras por preço. O dinamismo dos mercados e os clientes mais exigentes encurtaram os ciclos dos produtos, demandando gestão coordenada de materiais, de produção e de distribuição. Surge então o conceito de logística integrada, que considera o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de materiais até o ponto de consumo final, assim como o fluxo de informação (FIGUEIREDO e ARKADER,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com