TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Supply Chain

Por:   •  18/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Logística integrada e cadeia de suprimentos

A palavra logística tem diferentes significados para alguns autores e estudiosos da área a palavra é proveniente do Frances ``Loger´´ que significa morar, alojar.

Para outros estudiosos a origem se da do radical grego ``Logos´´que significa razão.

A logística foi inicialmente aplicada na área militar onde suas principais atividades eram de suprimentos, estocagem, movimentação, e transporte de bens, após o período da guerra a logística foi sendo implementado em outras áreas como indústria, varejo, comercio e serviços em gerais e foi se tornando parte de nosso cotidiano.

A definição logística por vezes se tornou polemica havendo divergências de conceitos e ideias por alguns autores e estudiosos da área. Kotable e Helsen dão credito a John Magee por publicar um artigo acadêmico sobre a teoria logística em mil novecentos e sessenta.

Já Ronald Ballou já limitava a logística a transportes, gestão de armazéns e controle de estoques a parte de marketing, manufatura e gestão de cadeia de suprimentos fariam parte de operações, já na Europa ainda agregavam gestão de fluxos entre marketing e produção.

Nos dias atuais com uma visão mais moderna sobre o conceito de logística e um redimensionamento do que se trata ser logística, hoje é dividido em três grandes subsistemas.

Inbound Logistics ou Logística de entrada seriam as atividades relacionadas a entrada de materiais, colocação de pedidos, matérias-primas ou materiais que abastecerão o sistema de produção, essa se denomina área de suprimentos ou fornecimento físico.

Logística Interna, responsável por toda movimentação interna de materiais desde o seu recebimento, conferencia, classificação, codificação, endereçamento, armazenagem ou estocagem temporária em um deposito ou e um almoxarifado essa parte da logística pode ser terceirizada caso haja uma parceria com um operador de logístico em resumo essa parte do processo cuida do apoio a manufatura.

Outbound Logistics ou Logística de Saída, essa parte do processo cuida da saída de material acabado por meio de transporte próprio ou de terceiros conforme parcerias.

A logística moderna engloba o fluxo de informações de todos os elos da cadeia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com