TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludico

Artigos Científicos: Ludico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 2

AS CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR NO APRENDIZADO INFANTIL

PROBLEMA

Quais as contribuições do lúdico no aprendizado da criança de 2 a 5 anos na educação infantil?

OBJETIVO GERAL

Analisar e investigar através das atividades lúdicas o desenvolvimento da criança na educação infantil, a fim de melhor compreender como se dá o processo de evolução cognitiva e motora da criança nessa fase da vida.

De maneira que a contribuição pedagógica do jogo e da brincadeira na educação infantil, tendo como meta buscar significados que venha a esclarecer indagações acerca do tema, baseado nas pesquisas bibliográficas e em autores e estudiosos do assunto.

Desta forma pretende-se com a realização deste TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) melhor compreender a importância de se trabalhar jogos e brincadeiras na educação infantil para que a criança tenha um desenvolvimento pleno durante essa fase da vida.

Temos que levar em conta também o fato da criança estar inserida em um meio com o qual é tudo novidade para ela, sendo que os profissionais da educação devem ter uma preparação muito bem estabelecida para que possa estar desenvolvendo atividades com as quais levem a criança ao desenvolvimento pleno.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

1- Analisar os diferentes jogos em que a criança se desenvolve.

2- Criar atividades onde a criança possa demonstrar imaginação.

3- Utilizar o lúdico através de diferentes brincadeiras para estabelecer relações sobre o que a criança já conhece.

JUSTIFICATIVA

Por meio dessa realização de pesquisa foca-se a contribuição profissional daqueles que atuam no aeducação infantil, de maneira que haja um melhor desenvolvimento no processo de desenvolvimento.

Este tema é muito comentado utimamente é por ser um tema tão importante e vasto é que resolvi realizar esta pesquisa, pois cada dia que pasa se fala muito em processo de aprendizagem na Educação Infantil, mas muito pouco ainda está sendo feito nesse meio.

A aprendizagem das crianças é desenvolvimento que ocorre em processos sociais, lentamente, e é preciso o envolvimento entre alguns elementos básicos. A aprendizagem de habilidades motoras e da linguagem, também são desenvolvidas durante o brincar, como por exemplo,ao brincar de "boneca"ou "carrinho",a criança emitirá sons ou verbalizará (como o brinquedo ou seu companheiro de brincadeira),estabelecendo assim uma forma de comunicação,além de exercitar, de maneira ampla, sua motricidade, ao manusear o brinquedo.

Se faz necessário que o lúdico ande de mãos dadas com o aprendizado, sendo que ambos caminhando juntos possibilitará ao profissional e a criança um desenvolvimento pleno durante o processo de desenvolvimento.

METODLOGIA

Para realizar este trabalho de cunho teórico, acerca da construção de conhecimento, com principio educativo, a metodologia empregada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com