TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO DA COSTA DE TEFÉ

Por:   •  14/11/2019  •  Artigo  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 18

MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA ESCOLA NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO DA COSTA DE TEFÉ

        

Jacó Rocha da Silva[1], Ademar Henriques Filho[2]

Sinapisida_rocha@hotmail.com

Universidade Aberta do Brasil – UAB

                                                  ademarhenriques@gmail.com

Universidade do Estado do Amazonas - UEA

RESUMO

Atualmente é de grande importância que o docente esteja em busca de motivação, e o conceito de motivação trata-se de um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve os aspectos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos. Este artigo mostra uma questão que envolve professores da Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Costa de Tefé quanto a sua Motivação, percebendo os aspectos essenciais para a sua permanência nesta profissão na mesma comunidade por seguidos anos, onde enfrentam intempérie diariamente, muitas vezes com riscos de morte, caminhadas desgastantes e ser o principal agente a receber as consequências das mudanças quer social, política ou econômica. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa através de questionário e a amostra foi composta por sete professores, três do sexo masculino e três do sexo feminino, com idade entre 24 e 47 anos que lecionam em horarios diferentes, dois pela manhã, três vespertino e dois noturno, verificando-se os dois tipos de motivação: a extrínseca e a intrínsica. A presente pesquisa se faz necessário, pois existe uma carência de estudos sobre relevante tema, onde a massificação dos estudos se voltam mais para a motivação do discente, esquecendo do primor motivacional dos docentes para a execução do seu ofício diário para obtenção de resultados próximos ou satisfátorios dos índices educacionais de aprendizagens, no qual este trabalho averigou ser o desenvolvimento do aluno e o valor de pertença a um grupo social, mesmo com a desvalorização moral e financeira.

Palavras-chave: Motivação; Professor; Comunidade.

ABSTRACT

At the moment it is of great importance that the teacher is in search of motivation, and the concept of motivation is an impulse that causes people to act to reach their goals. Motivation involves the emotional, biological and social aspects and is a process responsible for initiating, directing and maintaining behaviors related to the achievement of objectives. This article shows a question that involves teachers of the Community of Our Lady of Perpetual Help of the Coast of Tefé as to their Motivation, perceiving the essential aspects for their permanence in this profession in the same community for the following years, where they face intempery daily, often with risk of death, stressful walks and be the main agent to receive the consequences of changes whether social, political or economic. The methodology used was qualitative research through a questionnaire and the sample was composed of seven teachers, three male and three female, aged between 24 and 47 who teach at different times, two in the morning, three evening and two the two types of motivation: the extrinsic and the intrinsic. The present research is necessary because there is a lack of studies on a relevant topic, where the massification of studies turns more to the motivation of the student, forgetting the motivational motivation of the teachers for the execution of their daily office to obtain close results or satisfactory results of the educational indexes of learning, in which this work ascertained the development of the student and the value of belonging to a social group, even with moral and financial devaluation.

 

Keywords: Motivation; Teacher; Community.

INTRODUÇÃO

Atualmente a importância que o docente esteja em um estado de motivação é imprescindível diante das diversas dificuldades de seu ofício, e o conceito de motivação segundo Chiavenato (2004) salienta que motivação é um processo psicológico básico, junto com as percepções, atitude, personalidade, aprendizagem, sendo um importante processo da compreensão humana. Já Zanelli, Borges E Bastos (2004), definem motivação por um processo objetivo básico de complexidade relativa, que está associada a fatores como satisfação, desejo, recompensas extrínsecas e intrínsecas, comprometimento, entre outros.  

O estudo tratou de analisar as formas como os docentes da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se organiza quanto a sua preparação para atuar motivadamente, considerando as formas e limitações e como são articulados na prática para o processo de ensino aprendizagem, isto é, dentro das suas limitações de tempo como ocorre o aprimoramento de seu conhecimento e quais ferramentas utiliza para elaborar as dinâmicas de sua efetiva motivação.

DESENVOLVIMENTO

O presente estudo se justifica por considerar o docente como principal envolvido dos efeitos das mudanças de valores em seu ambiente de trabalho, seja no cenário social, político e econômico e pela escassez de pesquisas sobre a motivação do docente.

Segundo Gomez (2001), o professor é um dos principais autores na configuração de processos de ensino e aprendizagem, refletindo sobre a complexidade do processo, ocorre algo antes, durante e após a reflexão sobre o trabalho docente, para futuramente melhorar esta ação do processo de ensino aprendizagem.

Para tal não basta o conhecimento do conteúdo e de algumas técnicas, é preciso ir além para atingir o objetivo almejado, mas este olhar muitas vezes não compreendido pelo professor e acarreta em desestimulo refletindo na sala de aula e consequentemente desmotivação do aluno. Ser professor não é uma tarefa fácil e nunca será, e as pesquisas quanto a forma e condições de trabalho, tem mostrado uma baixa grande na moral dos docentes isso inclui baixos salários, planos de carreira e descrédito por parte dos pais de alunos, desta maneira os fatores citados que estão ligados a qualidade do ensino, não o fazem desistir

Nesse sentido o autoconhecimento do professor é imprescindível para o seu crescimento profissional, e aqui se entende a importância dessa análise proposta, que identifique a preparação do docente da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro quanto a sua expectativa, motivos e interesse que o mantém nessa profissão e sustente a sua motivação em uma profissão desvalorizada e em um ambiente de difícil acesso.  

A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está localizada na costa de Tefé, a margem direita do rio Solimões. É uma comunidade ribeirinha com 49 famílias, a economia da comunidade é baseada na pesca, na produção de farinha de mandioca e plantação de hortaliças. Trata-se de um espaço, onde as famílias praticamente são as mesmas desde sua fundação, por volta de 1970, quando, por lá chegaram os seus fundadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (950.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com