TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Nutrição para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e para a Comunidade Nossa Senhora das Graças

Por:   •  29/3/2020  •  Dissertação  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

ANA CAROLINA DE SOUZA

Projeto de Nutrição para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e para a Comunidade Nossa Senhora das Graças

2018


Projeto: Nutrição para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e para a Comunidade Nossa Senhora das Graças

Proponente: Ana Carolina de Souza CRN-9 20412

Contatos:

  • e-mail: nutri.caroll.souza@gmail.com
  • Telefone: (32) 3216-1655
  • Celular: (32) 9 9144-2464 – Tim / (32) 9 8811-0271 – Oi

Abrangência do projeto: Atendimento nutricional a comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na rua Amambaí nº130, bairro Monte Castelo; e para a Comunidade Nossa Senhora das Graças, localizada na rua Maria Menon nº15, bairro Carlos Chagas.

Área de atuação: Atendimento nutricional clínico

Público alvo: Pessoas acima de 10 anos de idade em busca de tratamento nutricional.

Objetivo Geral: Oferecer as comunidades a oportunidade de iniciar um acompanhamento nutricional, orientando aqueles que tenham interesse nesse atendimento, objetivando a promoção da saúde e bem-estar do mesmo.

Atendimentos: Os atendimentos ocorrerão inicialmente, nas segundas e quintas feiras, ambas de 13 horas às 16:30 horas, contudo, deixando a possibilidade/flexibilidade de mudança de acordo com a necessidade de ambas as partes.

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  1. Geral
  1. Específico
  1. Métodos
  2. Cronograma
  3. Recursos
  1. Recursos Humanos
  1. Recursos Permanentes
  1. Recursos Não Permanentes
  1. Introdução

Nutrição é a ciência que estuda as diversas etapas que um alimento sofre, desde a sua introdução no organismo (mastigação) até sua eliminação, também relacionando estes fatores à presença ou não de consequências maléficas ou benéficas. É nessa etapa que ocorre os processos de digestão, absorção, metabolismo e eliminação dos nutrientes. É um ato involuntário e ocorre apenas com a introdução do alimento no sistema digestório. É bom saber que os alimentos são complexos e precisam ser decompostos em elementos simples para depois serem reconstruídos nas formas que o organismo deseja.

A alimentação é consciente e depende de cada um, porém, deve-se atentar pelos seus princípios básicos que deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo a que se destina, visando promover o crescimento, a reparação dos tecidos, a produção de energia e o equilíbrio das diversas funções orgânicas.

As pessoas cada vez mais tomam consciência da atitude de se alimentar para nutrir o corpo. Um alimento é nutritivo quando colabora ou sustenta os processos de manutenção da vida, entretanto, o alimento bom pode se tornar perigoso quando ingerido em excesso e comporta-se como um tóxico que não tem nada de nutritivo.

É através da nutrição que o indivíduo garante o material necessário às suas atividades físicas, biológicas e mentais, para que com saúde possa normalmente nascer, viver e reproduzir-se. A alimentação normal que favorece a perpetuação dos caracteres biológicos do indivíduo e da espécie através das gerações.

Engana-se quem pensa que alimentação é uma questão de sobrevivência e manutenção da saúde, não se restringe só a isso representa também um fator importante de prazer e convivência social de modo que certos hábitos e padrões alimentares passaram a representar “status” socioeconômico que só podem ser mantidos por camadas das populações que possuem um elevado nível de renda.

Os alimentos têm gosto, cor, forma, aroma e textura e todos estes componentes precisam ser considerados na abordagem nutricional. Os nutrientes são importantes, contudo, os alimentos não podem ser resumidos somente a veículos destes. Os alimentos trazem significações culturais, comportamentais e afetivas singulares que jamais podem ser desprezadas. O alimento como fonte de prazer também é uma abordagem necessária para promoção da saúde. Neste sentido é fundamental resgatar as práticas e valores alimentares culturalmente referenciados bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados as práticas alimentares. O alimento como fonte de prazer também é uma abordagem necessária para promoção da saúde.

A responsabilidade compartilhada entre nutricionista e população (paciente) é o caminho para a construção de modos de vida que tenham como objetivo central a promoção da saúde e a prevenção das doenças. Assim, a alimentação saudável enfatizada por um profissional habilitado, fomenta a autonomia decisória por meio do acesso a informação para a escolha e adoção de práticas (de vida) alimentares saudáveis do indivíduo.

O estado nutricional e o consumo alimentar interagem em conjunto de maneira multifatorial e sinérgica como os outros fatores de risco para doenças crônicas não - transmissíveis. Os diferentes fatores de risco como inatividade física, uso de tabaco, entre outros precisam ser abordados de maneira integrada a fim de favorecer a redução de danos e não a proibição de escolhas. O conjunto das ações adotadas pelos estilos de vida é que produzem um perfil de saúde mais adequado, de um modo geral, deve favorecer o deslocamento do consumo de alimentos não saudáveis para alimentos saudáveis, respeitando a identidade cultural-alimentar das pessoas.

  1. Justificativa

Atualmente, diante do quadro social da população, onde estamos vivendo em uma era em que as pessoas estão cada vez mais interligadas e conectadas ao mundo tecnológico, passando a usufruir de todas as novidades que estão sendo divulgadas e disponibilizadas na rede, a orientação de um profissional está cada vez mais importante nesse quadro desmistificando crenças e mitos da alimentação.

As terapias nutricionais formam um arsenal terapêutico de caráter coadjuvante que se aplica ao manejo das doenças, como ocorre na Epilepsia por exemplo. Mas existem distúrbios em que a dietoterapia é o principal meio de tratamento, como, por exemplo, ocorre na adrenoleucodistrofia e na síndrome de Wernick- Korsakoff ambas neurológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com