TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MULTIMIDIAS NA EDUCACAO

Artigo: MULTIMIDIAS NA EDUCACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Pedagogia – 2° Semestre

TRABALHO EM GRUPO (TG)

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado para a disciplina: Estudos Disciplinares IV

Professor (a) :

Aluno:

Polo: Osasco

2014

INTRODUÇÃO

Hoje se vive uma sociedade altamente tecnológica, desenvolvendo um papel fundamental no cotidiano das pessoas e também na vida escolar. A utilização de tecnologias nas salas de aula, vem ganhando cada vez mais importância no campo educacional, como ferramenta para facilitar a aprendizagem.

A formação e atuação do professor, para o uso das Multimídias na educação, é um processo que inter-relaciona o domínio dos recursos tecnológicos, com a ação pedagógica e com os conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta ação.

É quase impossível não usufruir dessa tecnologia e os benefícios cognitivos para educação . O uso criativo de softwares como ferramentas , podem auxiliar o professor no planejamento das aulas, tornando-as mais significativas.

A proposta deste trabalho é apresentar, como o uso da Multimídia em sala de aula, envolve tanto o aluno quanto o professor. Levando a novas linhas pedagógicas, saindo daquele modelo tradicional de ensino e partindo para um modelo mais dinâmico e interativo.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente, a tecnologia é uma ferramenta que visa auxiliar de forma inovadora e atraente o educador e as propostas pedagógicas, no decorrer das aulas, no desenvolvimento de projetos educacionais, permitindo a interação entre os sujeitos participativos do processo. Abrindo possibilidades de reinventar o trabalho pedagógico, construir redes sociais e de saberes.

Além disso, é imprescindível a elaboração do plano de trabalho do professor , prevendo em quais momentos vai utilizar o recurso pedagógico escolhido, para proceder á seleção mais adequada a turma e ao curso. O professor deverá promover no aluno, o desejo da pesquisa, da descoberta, da busca de um saber com autonomia, isto, é possível a medida que ele indica caminhos, faz referências aos recursos que utiliza, incentiva e orienta os alunos na busca de novos conceitos.

Os portais, blogs e sites que se referem a educação, vem para auxiliar o planejamento dinâmico e competente das aulas, oferecendo diferentes sugestões de atividades e na construções de metodologias de ensino. Os espaços virtuais de aprendizagem nas escolas, garantem o acesso rápido as informações e a comunicação interpessoal, em qualquer tempo e lugar, sustentando o desenvolvimento de projetos. Pode –se mencionar, por exemplo: O Windows Movie Maker – do computador em sala de aula, em trabalhos realizados juntamente com os alunos, a ferramenta será uma forma de aprendizagem, socialização e criação, estimulando os alunos a dramatizar situações históricas e registrar processos de pesquisas.

Da mesma forma, os Jogos educacionais, com conteúdos práticos e divertidos, colaboram com o desenvolvimento do raciocínio lógico, como também a parte motora. Demonstrando sua importância como um potente e dinâmico recurso didático – pedagógico, uma vez, que o usuário interage com o aplicativo educacional. Pode –se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com