TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mais um passo

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.858 Palavras (32 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA-

UNIUBE

POLO PONTE NOVA/MG

MARCILENE CRISTINA DE ALMEIDA

MAIS UM PASSO NA MINHA CAMINHADA

Novembro 2014

APRESENTAÇÃO

Este trabalho de construção de aprendizagem proporciona diferentes formas de aprender e sua produção revela as capacidades e potencialidades, ampliando a articulação entre currículo, concepção de avaliação formativa e trabalho pedagógico, refletindo sobre nossa aprendizagem ao decorrer dessa etapa do curso.

Agradeço primeiramente a Deus por me conceder a oportunidade de correr atrás dos meus objetivos. Agradeço também as pessoas que estiveram a disposição de me ajudar diretamente ou indiretamente.

 O primeiro passo para que tenhamos o sucesso é dado quando nos colocarmos a agir e percorrer cada curva do caminho para alcançar nossos objetivos.

A Reinaldo David Martins, e minha família.

Agradeço a você Reinaldo pela força, por você ser essa pessoa tão maravilhosa na minha vida , que posso contar a qualquer hora. A minha família, ao meu pai José de Paula  e minha mãe Marly, que se preocupam tanto comigo, e as minhas irmãs Marciléia e Maira.


03

INTRODUÇÃO

 Este trabalho de construção de aprendizagem tem como objetivo descrever as dificuldades e facilidades encontradas durante a etapa do curso de matemática. Os textos incluídos são de minha autoria, e se tratam de assuntos relacionados aos conteúdos:

 FUNÇÕES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCCAÇÃO MATEMATICA;

 DIVISIBILIDADE;

GEOMETRIA: SEMELHANÇA, CIRCUNFERÊNCIA, POLÍGONOS REGULARES, ÁREAS E GEOMETRIA DE POSIÇÃO E

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

                       


04

CONCEITO

O conceito de matemática fundamental: FUNÇÕES: O USO DAS TCNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMATICA proporcionou conhecimentos básicos no uso das tecnologias, permitiu a reflexão a respeito dos diversos ambientes de aprendizagens. Foi possível analisar os recursos e ferramentas disponíveis para serem aplicados no cotidiano escolar.

Este conteúdo se divide em duas abordagens distintas, sendo a primeira fazendo reflexões dos ambientes de aprendizagem e sua evolução, de varias formas e diferentes áreas; na segunda há dicas de softwares e atividades matemáticas para o trabalho com o ensino fundamental e médio.

No capítulo 1:

 DA SALA DE AULA AOS NOVOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Foi refletido sobre os ambientes e aprendizagem. Foi possível identificar eles em nosso cotidiano, construir conceitos, identificar algumas abordagens sobre o desenvolvimento humano. Este oportuniza a compreender a importância desses ambiente na formação de um aprendiz.

A tecnologia esta presente em nossas vidas e em nosso cotidiano. Atualmente, ela possibilita a criação de novas formas de usá-las, tornando a compreensão de conteúdos mais práticos mais rápidos. Neste meu curso de matemática a distância, posso perceber isso claramente, pois durante a minha formação pedagógica eu não estou dentro de uma sala de aula, não vou a escola e não tenho um professor na minha frente, todos os dias. Os meus colegas estão todos distantes, mas ainda assim compomos uma turma.

Entre tantas outras coisas que tenho que realizar no meu dia, trabalho, lazer, tenho que arrumar tempo para me dedicar aos meus estudos, e nem sempre encontro lugares adequados, nem sempre tenho tudo a minha disposição para que eu possa estudar tranquilamente e possa entender o conteúdo a ser aprendido. Algumas vezes, acontece de não conseguir entender o conteúdo proposto somente no material fornecido é necessário recorrer a outros meios de informação, mais ainda assim sei que não estou sozinha, tenho os professores tutores de cada conteúdos que  fornece ajuda, tenho meus colegas que tiram certas duvidas, que nos ajudam e que nós ajudamos quando eles precisam, assim uns ajudam os outros, e todos num mesmo objetivo  de aprender.

Tudo é agente quem organiza, o tempo, a forma que iremos compor nossos estudos. Independente de estar em uma sala de aula ou não a aprendizagem sempre deve estar em vigor, porque quando você quer você faz. Não é só uma sala

05

de aula que propicia uma aprendizagem contextualizada, prazerosa ou participativa, mas todos os ambientes proporcionam adquirir conhecimento.  A responsabilidade de ensinar e aprender e do professor e do aprendiz. O professor o mediador, do processo de ensino aprendizagem, seja presencial ou não.

Atualmente com a internet, temos nas mãos a possibilidade de ser criativo para enriquecer a aprendizagem. Esses novos ambientes de aprendizagem podem ser utilizados pelo professor. Podemos sair da sala de aula e aprender de outras muitas diferentes maneiras, basta ter criatividade em planejar uma aula.

Desenvolvimento humano

A cada etapa de desenvolvimento do ser humano, aprendemos e ensinamos. E cada evolução desse processo há uma necessidade de adaptação.

(p. 10)

Nosso planeta é habitado por uma variedade de espécies e cada uma delas, de acordo com suas necessidades e características, cada uma tem que se adaptar aos diversos ambientes, um respeitando o habitat do outro.  Essas diversas espécies se utilizam de dois mecanismos: o da programação genética e da aprendizagem, e juntos, se completam em busca das mais diferentes e criativas soluções.

Este capitulo se inicia falando sobre os diferentes ambientes de aprendizagem, e depois aborda o processo de ensinar e aprender, fala do desenvolvimento humano e se encerra abordando as diferentes culturas.

Capitulo 2: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Os ambientes virtuais de aprendizagem são os responsáveis por possibilitar o conhecimento ao seus alunos, proporcionando-lhes uma visão da sua realidade. E proporciona, assim também, transformações cada vez maior, devido aos recursos tecnológicos utilizados pelo educador que deve desempenha-las com muita habilidade, e principalmente, com muita criatividade em sua ação pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (217 Kb)   docx (97.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com