TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Conceitual

Pesquisas Acadêmicas: Mapa Conceitual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  1.737 Visualizações

Página 1 de 4

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Ele estuda três determinantes do comportamento das organizações: comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Ele aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Muitos outros temas poderiam ser abordados como, por exemplo: empenhamento, motivação, stress, justiça, tomada de decisão, cultura, tecnologia, mudança, produtividade, poder, ética, etc..

Ainda, o Comportamento Organizacional é uma área interdisciplinar e, como todo campo do conhecimento, fundamenta-se no método científico. As disciplinas que contribuem para esse estudo são a Psicologia que é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais, a Sociologia que é a ciência que estuda as relações entre as pessoas, a Antropologia que é a ciência que estuda as sociedades para a compreensão dos seres humanos e suas atividades e a Ciência Política que é a ciência que estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político.

Um mundo de mudanças: impactos nas organizações e nos indivíduos

Toda organização, como uma coletividade, necessita de uma ordem normativa, refletida em suas regras bem como estabelecido seus níveis de autoridade através de uma hierarquia, assim como a existência de sistemas e procedimentos que suportem o cumprimento dos objetivos estratégicos definidos.

As mudanças estão presentes em toda á parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, etc. No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos. Três fatores são escolhidos para exemplificar as razões das mudanças: as tecnologias, a demografia que engloba área de maior impacto e o envelhecimento das sociedades e a globalização que engloba sistema econômico global e representa diferenciação e especialização.

Um dos modelos de organização criado foi o PESTLE utilizado na análise do ambiente quando se realiza o planejamento estratégico organizacional. Essa sigla representa as variáveis políticas, econômica, social, tecnológica, legais, ecológicas. Como todo modelo de organização a vantagens e desvantagens. Tem como vantagem: - A análise faz com que levemos em consideração os fatores externos que têm impacto sobre a organização. -O modelo proposto estabelece uma estrutura para ordenar um conjunto de fatores extremamente complexos; E como desvantagem: -A análise de fatores externos à organização pode gerar uma lista quase infinita de fatores e nem todos serão significativos. -É muito difícil “acontecimentos-chaves”, tais como guerras, atentados terroristas, que podem alterar radicalmente a postura de uma organização.- O tempo gasto na coleta e no processamento das informações pode impedir que decisões urgentes sejam tomadas.

Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão. E é nesse ambiente que o estresse costuma aparecer entre os executivos que têm uma vida repleta de desafios e nem sempre podem responder adequadamente a estímulos. A mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e consequentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações. As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Cada individuo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe as empresas prestarem atenção em seus funcionários e terem cautela para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível.

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »