TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Conceitual

Artigo: Mapa Conceitual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 3

ANTROPOLOGIA

Antropologia é a ciência que estuda as teorias a respeito do ser humano. Sendo assim, ela se divide em duas partes: Antropologia cientifica e antropologia filosófica.

Antropologia cientifica estuda o ser humano de acordo com sua visão física e cultural. A visão física estuda a evolução humana e a visão cultural, estuda as diferentes culturas em diferentes aspectos, sendo as relações familiares, costumes, tradições e linguagem.

Antropologia filosófica é o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações que os orientam a responder a seguinte questão: o que é ser humano?

Dentro desta ciência, a metafísica ou concepção essencialista, visa as busca da essência que caracteriza determinada coisa.

Na Grécia Antiga, a educação tinha como tema a filosofia, onde a educação era voltada a formação do homem público (defender com argumentos suas ideias e convencer os demais).

Sócrates dizia que o primeiro momento da formação do conhecimento se dava através da ironia (do grego “perguntar”) e logo em seguida, como o segundo passo, a maiêutica (do grego “parto”). Por essa forma, o indivíduo aprende, ou, dá-a-luz a novas ideias a partir do momento que surge a duvida.

Axiologia

Ciência que determina valores predominantes em uma determinada sociedade, sendo eles morais, éticos, estéticos, políticos, religiosos, dentre outros.

O que é moral?

Conjunto de regras que um ser humano faz para dividir o bem e o mal. Um individuo, torna-se moral através da interação com a sociedade.

Na educação moral, o individuo deverá assumir regras que possibilitam o amadurecimento pessoal. É no momento que o jovem passa da Heteronomia (comportamento infantil) para a Autonomia (comportamento próprio = adulto). Desenvolve-se responsabilidades e o individuo começa a assumir pelos seus atos.

Sendo assim, a educação moral deverá atuar tanto no campo pessoal, quanto no campo social do adolescente.

Valores políticos:

É a relação ou um conjunto de relações por meio das quais os indivíduos interferem nas atividades de outros indivíduos.

Ninguém deve se manter apolítico, pois sendo assim será sujeito a qualquer tipo de manipulação.

Valores estéticos:

Significa a compreensão pelos sentidos. A arte é uma forma de conhecimento que organiza o mundo por meio do sentimento, da intuição e da imaginação.

É importante a aplicação da matéria de artes na educação infantil, pois, ela tem a capacidade de formar a personalidade integral do aluno e de equilibrar a inteligência e o sentimento.

A emoção diferencia-se do sentimento, pois, designa um estado psicológico que envolve profunda agitação afetiva e o sentimento é uma relação cognitiva que reconhece várias estruturas do mundo.

Epistemologia

Epistemologia é o estudo cientifico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com