TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa de Foco anos Finais

Por:   •  10/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  21.234 Palavras (85 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 85

[pic 1][pic 2][pic 3]

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA 2022

Anos Finais do Ensino Fundamental e Professores Especialistas

Tendo em vista o longo período de suspensão das aulas presenciais na rede municipal e, considerando a necessidade de adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentamos este documento preliminar para apreciação dos professores e coordenadores pedagógicos. Após período de apreciação, feitos os possíveis ajustes solicitados e fundamentados pelos professores, tal documento passará a nortear o Planejamento das Aulas ao longo deste ano letivo.

Destacamos que serviram como ponto de partida para a escolha dos objetos de conhecimento e habilidades essenciais os seguintes documentos: BNCC, livros didáticos do PNLD em vigência e Mapas de Foco do Instituto Reúna1. Os materiais foram devidamente selecionados pela equipe de Professores Orientadores Pedagógicos da SME e analisados através dos Grupos de Estudos Curriculares promovidos no período de 14 a 22 de dezembro de 2021. Estes grupos contaram com a colaboração de professores da rede que participaram de reuniões para estudo dos materiais disponíveis e definição das prioridades, tendo em vista as necessidades observadas nas escolas em que atuam e visando garantir o direito de aprendizagem do aluno. Para a formação dos grupos, consideramos a disponibilidade do professor, sua experiência profissional e a escola em que atua, de modo que fosse possível fazer um “recorte” das diferentes realidades que compõem nossa rede municipal.

Sabemos que entre o planejamento e a ação prática haverá imprevistos, lacunas e necessidade de adequações, por isso, apresentamos este documento como algo em construção que deverá ser revisitado durante o ano letivo 2022. Pretendemos dar continuidade aos encontros dos Grupos de Estudos Curriculares e entendemos que dois movimentos far-se-ão necessários: um de curto prazo, através do qual os objetos de conhecimento definidos são reanalisados bimestralmente ou semestralmente; outro de médio/longo prazo – que é a efetiva construção de um currículo municipal. Entendemos que os níveis de aprofundamento nos objetos de conhecimento, os materiais pedagógicos e as estratégias utilizadas dependerão das especificidades de cada turma e caberá ao professor fazer as adaptações necessárias tendo em vista o exposto neste documento, mas sem desconsiderar as necessidades individuais do aluno e os direitos mínimos de aprendizagem.

[pic 4]

1 O Instituto Reúna é uma organização sem fins lucrativos, fundada por Katia Smole, educadora e ex-secretária de Educação Básica do MEC.

Destacamos ainda que este documento deverá ser um norteador apenas para o ano letivo de 2022, uma vez que os objetos de conhecimento foram reorganizados e realocados, em alguns casos, em anos diferentes do que seria comumente previsto, tudo pensando em atender as especificidades atuais. Por fim, é importante sinalizar também que este documento não apresenta um padrão único para todos os Componentes Curriculares, pois ele reflete as discussões e as especificidades de cada componente.

O prazo para apreciação e solicitação de alteração deste documento é de 24/01 a 01/02. Desta forma, o professor pode enviar sua contribuição por escrito ao coordenador pedagógico de sua escola e este deverá encaminhá-la para o e-mail coordenação.fundamental2@montemor.sp.gov.br. Verifique o modelo de Solicitação de Alteração no Anexo I.

  1. HISTÓRIA:

6º ano – 1° BIMESTRE – HISTÓRIA

ANO/FAIXA

UNIDADES TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

História: tempo, espaço e formas de registros

A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias

(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

História: tempo, espaço e formas de registros

Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico

(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas

distintas.

História: tempo, espaço e formas de registros

As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarizarão

(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

História: tempo, espaço e formas de registros

As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarizarão

(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

6º ano – 2° BIMESTRE – HISTÓRIA

ANO/FAIXA

UNIDADES TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos)

(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

Lógicas de organização política

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. (adaptado)

6º ano – 3° BIMESTRE – HISTÓRIA

ANO/FAIXA

UNIDADES TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

Lógicas de organização política

As noções de cidadania e política na Grécia e em Roma

  • Domínios e expansão das culturas grega e romana
  • Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política

As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias

(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.

(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.

(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.

6º ano – 4° BIMESTRE – HISTÓRIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (177.1 Kb)   pdf (656.2 Kb)   docx (325.6 Kb)  
Continuar por mais 84 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com