TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática E Processos Gerenciais

Dissertações: Matemática E Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  4.107 Palavras (17 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Matemática / Processos Gerenciais

DESAFIO PROFISSIONAL

Professor EAD (Matemática): Me.Ademir Cavalheiro Leite

Professor EAD (Processos Gerenciais): Me. Pedro Hiane

Fernando Silva Santos RA 8378846229

Jorge Silva Santos Junior RA 8512882668

Rebecca Karollina Arcanjo de Farias RA 8378846261

Tiago Carvalho Flores RA 8740131999

Sobradinho, DF

18/Setembro/2014

INTRODUÇÃO

A abordagem desse trabalho diz respeito ao surgimento e evolução da teoria administrativa, falaremos sobre o planejamento como uma das principais funções do administrador, dentro do Processo Administrativo, procurando identificar o propósito e as dimensões da Organização. É fundamental, também, compreender a Direção como função do administrador e sua importância para as demais funções do Processo Administrativo e o Controle como uma função administrativa.

Destacamos a importância do administrador como agente ativo, no processo de busca pelo sucesso da organização, como possuidor de um conjunto de competências e habilidades s que são essenciais para o exercício da profissão.

PLANEJAMENTO

O planejamento é uma das principais ferramentas administrativas, que consiste em um conjunto de ações, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma que possa possibilitar a tomada de decisões e a antecipação de resultados. O Planejamento possui muitas vantagens, por exemplo:

a) ajuda a administração a adaptar-see ajustar-se às mudanças no ambiente;

b) auxilia na cristalização de acordos sobre assuntos de importância;

c) capacita os administradores a verem o quadro operativo inteiro com maior clareza;

d) ajuda a estabelecer mais precisamente a responsabilidade;

e) proporciona um sentido de ordem as operações;

f) ajuda a fazer a coordenação entre as várias partes da organização;

g) tende a tornar os objetivos mais específicos e mais bem conhecidos.

Para Padilha (2001) planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.

O planejamento deve determinar antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor forma possível.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

1 Planejamento estratégico

Consiste na formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos dentro da organização, é definido pela alta gerência e abrange toda a organização, é projetado para longo prazo (vários anos).

2 Planejamento tático

Tem como objetivo otimizar determinada área de resultados e não a empresa como um todo. É elaborado em cada departamento, no nível intermediário da organização e é projetado para médio prazo (12 meses).

3 Planejamento operacional

É a formulação das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas, preocupa-se basicamente com o alcance de metas específicas. É projetado para curto prazo (dias, semanas ou meses).

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: DIREÇÃO

- Designar pessoas (Princípio da autoridade e responsabilidade)

- Coordenar Esforços - Comunicar/Motivar/Liderar - Orientar.

Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da Direção: acionar e dinamizar a empresa.

A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam.

Portanto a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. Para isso os gestores precisam:

• Comunicar

• Liderar(é fundamental entender onde a pessoa está na pirâmide das necessidades)

• Motivar

A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

A teoria da motivação desenvolvida por Maslow afirma que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia, assim distribuídas:

Auto-realização→Necessidades de estima→NecessidadesSociais→Necessidades de Segurança→Necessidades Fisiológicas.

O comportamento humano pode ter mais de uma motivação. O modelo presume que existe uma “melhor maneira” de motivar que é válida para todas as pessoas e todas as situações.

LIDERANÇA

Para fazer uma empresa ou um departamento produzir resultados, o administradordeve desempenhar funções ativadoras. Entre elas, a liderança e o uso adequado de incentivos para obter motivação. Que é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com