TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Por:   •  27/5/2015  •  Dissertação  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL

Sou natural de Capela Nova, cidade na qual fui criada e moro atualmente. Quando entrei na escola estava com 7 anos, a escola se chamava Escola Estadual “Vigário Duarte”, hoje a escola foi municipalizada com o nome Escola Municipal “Vigário José Duarte”. Minha professora de 1ª série se chamava Beatriz, ela nos ensinava de maneira carinhosa, aprendi muitas coisas novas inclusive a ler e escrever. Na 2ª série minha professora também se chamava Beatriz, mas essa era um pouco diferente, nem sempre tinha paciência de ensinar, às vezes era muito nervosa principalmente com aqueles que tinha dificuldade de aprender, os conflitos dentro de sala de aula eram resolvidos de forma que na maioria das vezes gerava outro conflito maior ainda. Na 3ª série minha professora se chamava Imaculada, era firme em suas decisões, sempre ensinando coisas novas, a turma era boa, aprendíamos com facilidade. Na 4ª série minha professora era a Ivone, nos tratava muito bem, nos ensinava com carinho e determinação. Suas aulas era sempre prazeirosas.

Mas essa escola só atendia até a 4ª série, então, na 5ª série fui estudar na Escola estadual “Chiquinho de Paiva”, lá conclui o 1° grau, hoje chamado de ensino fundamental, além de aprender coisas novas, fiz amizades, na qual muitas ainda cultivo até hoje. Os professores em eram bons, tinha alguns que ás vezes nem tanto, mas era minoria. A qualidade do ensino da escola também era bom, acho que adquiri uma boa base.

Como em Capela Nova ainda não havia o 2º grau, ou seja, o ensino médio, fui estudar em Conselheiro Lafaiete, na Escola da Comunidade “Napoleão Reis”, ainda no 1º ano já pensava em ter uma profissão, o 1º ano era integrado, então decidi que no próximo ano iria para o curso do magistério, queria ser professora, o curso do magistério foi o pontapé inicial para minha profissão. Ali foi a base de tudo, formei em 1983 e comecei a trabalhar em 1984, na cidade de Rio Espera, nas escolas municipais, atuando nas séries iniciais. Trabalhei nessa cidade por 11 anos, ganhei bastante experiência, adquirida pela prática de dentro de sala de aula, pois nesse período convivi com vários tipos de alunos, as conversas com as colegas de profissão também ajudou bastante. Rio Espera é uma cidade pequena e nessa época não tinha condições de administrar cursos de formação ou capacitação. Mas mesmo assim adquiri uma certa experiência que contribuiu muito para minha profissão.

Em 1997 comecei trabalhar em Capela Nova, onde trabalho atualmente, atuo nas séries iniciais, fiz cursos de capacitação como por exemplo o PROCAP, foi de grande aproveitamento. Em 2002, juntamente com algumas colegas de trabalho me ingressei no curso Normal Superior, na cidade de Barbacena, nós íamos e voltávamos todos os dias de ônibus, mantido pela prefeitura de Capela Nova. Me formei em 2004, o curso fez com que eu encontrasse os pontos construtivos e pontos a melhorar, foi para mim um espaço de produção de novos conhecimentos, de diferentes saberes, de repensar e refazer a minha prática de professora da construção de novas competências docente.

Fiz também curso de educação inclusiva na CTE em Belo Horizonte, o curso abriu novos horizontes, trabalhei com sala de recurso e como professora de apoio. Enfrentei desafios diários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com