TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA[pic 1]

CÂMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE/POLO NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE/RO

Curso Técnico em secretaria Escolar― Profuncionário

MEMORIAL DESCRITIVO ORIENTAÇÃO PARA PRÁTICA PROFISSIONAL                                    E PESQUISA

Leila Martins Toledo Benati

NOVA BRASILANDIA D’OESTE/RO

2014

LEILA MARTINS TOLEDO BENATI

MEMORIAL DESCRITIVO ORIENTAÇÃO PARA PRÁTICA PROFISSIONAL                                    E PESQUISA

Memorial Descritivo apresentado no Curso Técnico de Secretaria Escolar, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Campus Porto Velho/Pólo Nova Brasilâdia D’Oeste, sob a orientação do tutor presencial Hosano Lopes Lima,, como requisito avaliativo da disciplina Fundamentos e Práticas na EaD.

NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE/RO

2014

   1  BREVE RELATÓRI O PESSOAL

Iniciei a disciplina dia 12 de fevereiro de 2015 na SEMED,o nome do meu tutor Hozano Lopes Lima.

2-EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

Minha  expectativa é que podemos aplicar os conhecimentos construídos na disciplina em várias situações de sua vida cotidiana, escolar e profissional .Entretanto, não estão esgotadas as possibilidades de aprendizado. Há muitas especificidades da metodologia científica e de sua aplicabilidade na prática profissional que requerem novas investigações. Mantenha, pois, a ênfase de pesquisador, a expectativa de aprendiz e a inciativa de aplicação dos conceitos em seus projetos de investigação e empreendimentos aprendizados em Orientação para Prática Profissional e Pesquisas

3-SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados

UNIDADE 1-PESQUISA CIENTÍFICA

O conhecimento é produto de uma construção no meio social, tal como um tecido, uma rede de relações ou uma estrutura em que partes unitárias vão se combinando para formar um todo. Ele pode ser constituído pelo pensamento mítico, que envolve uma forma de representação não científica, fundada em tradições e impressões sobre o cotidiano e a universalidade da natureza; pelo senso comum, que é uma forma de expressão não crítica baseada em afirmativas de grupos, sem embasamento científico ou filosófico; e pelo saber científico, resultante de estudos sobre objetos, coisas, elementos, grupos ou pessoas.

A pesquisa científica tem por finalidade a busca de novas informações para a construção do conhecimento crítico, que é constante. Em seu processo de realização, parte das noções gerais para as específicas ou vice-versa, na forma de deduções ou induções, respectivamente.

As pesquisas classificam-se de modo diversificado: quanto à interferência do pesquisador sobre o objeto pesquisado, podem ser interventivas ou não interventivas; quanto aos objetivos, são exploratórias,

descritivas ou explicativas; quanto aos procedimentos técnicos, são bibliográficas, experimentais, de campo ou de interferência, dentre os modelos apresentados. Uma mesma pesquisa classifica-se de três formas

ao mesmo tempo e sua tipologia depende dos objetivos e procedimentos de realização. Para que seja efetiva, é preciso definir sua viabilidade, alcance, importância e formas de realização, por meio de um projeto

UNIDADE 2 -REDAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA

Obra na internet. É preciso identificar o endereço eletrônico entre os sinais < >, precedido da expressão “disponível em:”, e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “acesso em:”. A apresentação de horário é opcional. Ex.: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL.

. A redação técnica é do âmbito do campo profissional e não comporta, de um modo geral, as gírias e modos informais de linguagem. A redação científica é semelhante e abrange a redação técnica, no campo das pesquisas e produção textual delas resultantes.

A ABNT traz uma série de normativas que determina o modo de formatação dos trabalhos acadêmicos e profissionais, incluindo tipo de letra, margens, espaçamentos, organização textual, dentre outros elementos. A citação, um dos principais recursos da redação científica, obedece a padrões necessários para a prevenção de plágio e a identificação de obras referenciadas. Tais obras devem figurar em listas próprias ao final dos trabalhos.

UNIDADE 3- ESTRUTURA DE PROJETOS  DE PESQUISA E DE EXTENSÃO

Projetos são documentos elaborados para o norteamento das atividades que você deseja fazer, como a pesquisa ou atividades de outra natureza.

Para cada uma destas atividades, eles se diferenciam conforme o tipo de trabalho, mas possuem elementos comuns. A norma que regula a elaboração de projetos é a NBR 15287 (2005). Ela especifica os elementos mínimos que devem conter cada documento: os pré-textuais (capa, folha de rosto, sumário), os textuais (introdução, metodologia, recursos, cronograma) e os pós-textuais (referências, anexos, apêndices). A introdução deve destacar o tema, o problema, a justificativa, os objetivos; a metodologia irá determinar os locais de pesquisa ou aplicação de trabalho, os materiais e métodos, os procedimentos e as formas de sistematização de resultados; o quadro de recursos preverá os elementos necessários para aplicação do projeto, bem como os colaboradores. Por fim, é preciso não se esquecer de elencar os autores pesquisados, os instrumentos elaborados por você para a aplicação do projeto (apêndices) e outros materiais que sirvam de apoio, elaborados por outras pessoas.

UNIDADE 4: ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E MONOGRAFIAS

Os relatórios são bastante usados para a conclusão de estágios, enquanto os demais são mais comuns para apresentação de dados de pesquisa. Todavia, todos podem ser utilizados em qualquer situação, conforme as necessidades e os objetivos dos trabalhos. No seu Curso Técnico, atente-se às definições do professor orientador. As principais referências para estes trabalhos são as NBRs 15287 (2005), que traz os elementos de projetos, a 14724 (2011), com os elementos de trabalhos acadêmicos em geral, a 10719 (2011), atualizada, referente à produção de relatórios, e aquelas que tratam de aspectos específicos, como a 10520 (2002), das citações, a 6022 (2003), relativa aos artigos científicos, e a 6028 (2003),que orienta a elaboração de resumos. Percebemos que os relatórios e monografias são muito semelhantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com