TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Educacao Enfantil

Trabalho Escolar: Metodologia Educacao Enfantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:22

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

Os turcos impediram os espanhóis de passar pela sua rota de navegação.

Que através da mudança chegaram ao Brasil .

2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

R O clima fresco, a abundância da água e da vegetação, levava os viajantes a comparar a nova terra com um paraíso , O encontro com os índios foi de encantamento , A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem cobertura alguma .

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

R: Trabalho escravo problema da mão de obra .O Brasil desde o início da colonização foi, sem dúvida um dos maiores mercados escravistas do mundo. Os primeiros escravos no Brasil foram os índios na exploração do Pau-Brasil, por outro lado crescia muito o cultivo da cana-de-açúcar a principal fonte de renda na colônia á medida que aumentava o cultivo da cana, aumentava também a necessidade de mão de obra, como os índios não produziam muito optou-se então por escravos negros, vindos de quase toda a parte da África.

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

Inconfidência Mineira: Movimento pela liberdade e contra a opressão do governo Português. Ocorrida em Minas Gerais no ano de 1789, durante o ciclo do ouro. Seus principais objetivos eram fim da dominação portuguesa, Proclamação da República. Seu principal representante foi Joaquim José da Silva Xavier Cojuração Baiana: Ocorreu em Salvador no ano de 1798, quando populares insatisfeitos com as desigualdades sociais e econômicas, espalharam cartazes por toda a cidade com os ideais franceses, Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Seus principais objetivos eram um governo livre, democrático e independente. Seus principais representantes eram alfaiates, que foram punidos com pena de morte no ano de 1799. A conjuração diferenciou- se da Inconfidência pelo seu caráter popular e o desejo de liberdade para os escravos.

5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

R; Primeiro Reinado vai de 1822 á 1831, sob o comando de D. Pedro I, com várias dificuldades em consolidar sua autoridade, pois muitos governadores, militares , e ricos comerciantes se negavam a acatar a independência. Seu primeiro ato político importante foi a convenção da Assembléia Constituinte, eleita em 1823, e seu primeiro fracasso ocorrerá em Novembro do mesmo ano, quando ocorreu a assembléia foi dissolvida. Por conta de seu governo extremamente autoritário D. Pedro vê-se obrigado a abandonar o trono em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara de apenas 5 anos de idade, sem a idade suficiente para assumir o trono o Brasil fica sob o esquema de regências.

Segundo Reinado: Período em que o Brasil foi governado por D. Pedro II, inicia-se em 1840 com a antecipação da maioridade do imperador, e termina em 15 de Novembro de 1889, quando é deposto por militares na Proclamação da República. O segundo reinado é marcado pela estabilização do regime monárquico, criação do poder moderador do soberano, que concede ao monarca a palavra final, e ainda a restauração do conselho de Estado, extinto no período regencial.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Que relação pode ser estabelecida entre as grandes navegações e a expansão do capitalismo?

2. Faça um resumo sobre o Tratado de Tordesilhas e seus objetivos.

3. Faça uma busca na Internet pela Carta de Pero Vaz de Caminha e sintetize a descrição que o escrivão português fez das terras brasileiras.

4. O pau-brasil é considerado a primeira matéria-prima brasileira a ser explorada pelos portugueses. Neste contexto, explique a sua importância para a economia de Portugal, nos primeiros anos de exploração da terra brasileira.

Com a chegada dos primeiros portugueses oficiais á costa brasileira, notou-se uma grande quantidade de Pau-Brasil. A Coroa mais que depressa passou a explorar, uma que vez que era um produto muito usado em toda a Europa. Porém a exploração por completa só foi possível graças à participação dos nativos, que faziam o trabalho em troca de machados e outros instrumentos de metais, além de colares e tecidos, o chamado sistema de escambo. Em troca desses “presentes” os nativos eram incumbidos de de derrubar as árvores, limpá-las em toras e embarcá-las.

Para evitar a invasão de piratas franceses e ingleses os “brasileiros” (comerciantes do Pau-Brasil) construíram feitorias ao longo do litoral para abastecimento e reparo dos navios.

5. Em que consistiu o Bloqueio Continental determinado por Napoleão Bonaparte e qual sua relação com a vinda da família real para o Brasil?

UNIDADE 2

BRASIL REPÚBLICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Apresente os conflitos sociais ocorridos no Brasil no fim do período monárquico, que favoreceram a mudança de regime no ano de 1889.

No final da década de 1880, a monarquia, não acompanha mais a transformação do capitalismo industrial e por isso também entra em crise pelas seguintes questões:

Questão Religiosa: Conflitos com a Igreja, pois o Papa proíbe padres de participarem da maçonaria. E Dom Pedro II ordena a prisão de dois bispos em Pernambuco;

Questão Militar: Governo forte, com pouquíssima participação popular, militares são desprestigiados por D. Pedro II mesmo após vencerem guerra contra o Paraguai.

Fortes críticas ao governo e a política salarial, Apoio ao movimento republicano.

Questão Abolicionista: Café e escravidão eram a base da economia nacional no século XIX, com a abolição muitos fazendeiros deixaram de apoiar o imperador.

2. Como foi chamada a política do Brasil nos primeiros trinta anos após a proclamação da República? Por quê?

Politica Espada e política do café

3. Descreva como foi a política brasileira nos dois períodos de governo de Getúlio Vargas.

Agindo com extrema habilidade, foi mediador e árbitro das forças antagônicas que o apoiavam: Massas proletárias e das classes medias urbanas , burguesia ,oligárquicas dissidente e tenentes reforçando assim seu poder pessoal.

O governo constitucional

Período em que a política partidária foi fortemente influenciada pelas ideologias que agitavam a Europa. O nazi-fascismo inspirou a criação integralista Brasileira (AIB), e o socialismo marxismo, a Aliança Nacional Libertadora (ANL), em 1935 esses dois grupos foram fechados por promoverem desordem e violências. Esses episódios, no entanto deu ao governo argumento necessário para por em prática uma grande operação de repressão, com isso decretou estado de sitio, suspendeu as garantias constitucionais, deixando uma situação propicia a um golpe de estado.

Estado Novo

Inicia-se a fase ditatorial da Era Vargas, esse sistema perdurou até 1945 e caracterizou-se pelo poder centralizado no executivo e pelo aumento da ação intervencionista na economia. A parte econômica concentrou-se mais na industrialização do que na agricultura, intensificou sua participação, conseguindo investimentos para a indústria de base siderúrgica, metalúrgica e Petróleo, criou o salário mínimo e concedeu direito de votar as mulheres. Getúlio renuncia então, o governo passa ao ministro José Linhares Presidente do Supremo Tribunal Federal. Mais tarde o General Eurico Gaspar Dutra ex-ministro de Guerra do Estado Novo foi eleito Presidente do Brasil com apoio velado de seu antecessor.

O retorno de Getúlio Vargas

volta ao posto máximo eleito pelo PTB partido que firmava como uma das principais forças políticas nacionais. Vargas assume uma postura populista sindicalista e deixa descontentes setores conservadores, principalmente com a nomeação de João Goularte (conhecido por suas ideias esquerdistas) para seu ministério a oposição ganhava força graças a denúncias de corrupção dentro do governo, mas o caso que precipitou o fim de Vargas foi o atentado ao jornalista e deputado Carlos Lacerda, então pressionado a renunciar Getúlio suicida-se.

4. Escreva sobre o movimento conhecido por “Diretas Já”, argumentando sobre a sua principal reivindicação e o seu desfecho

O Brasil quer diretas já ,nenhuma outra campanha política na historia do Brasil alcancou tamanha repercussão popular como as diretas já. De norte a sul do pais, o mesmo grito ecoa em milhares de vozes diretas já. Somando o publico que compareceu a todos os comícios foram quase 5 milhoes de pessoas em favor das eleições diretas para presidente da republica, porem em 25 de abril a emenda das eleições diretas e rejeitada pelo congresso nacional.

5. Faça um comentário sobre o período de ditadura militar no Brasil e sobre a abertura democrática que se iniciou após sua queda.

A ditadura no Brasil se estabeleceu com o golpe militar de 31 de Março de 1964, quando João Goularte, foi deposto e assumiu o comando militar das forças armadas, exército da marinha e aeronáutica. Esse foi um dos períodos mais tristes da história do Brasil com prisões de políticos, estudantes, jornalistas ou de qualquer outra classe quando suspeitos de que contrariavam o governo militar, assassinatos em massa, exílios, desaparecimentos, perseguições ao povo de modo geral.

A ditadura termina em 1982 com a eleição para Presidente da República depois de haverem sidos eleitos governadores de estado, ainda no período da ditadura no Governo Ernesto Geisel, O pais estava individado pelas grandes obras como a Itaipu Binacional, e obras que faziam parte das metas traçadas pelo PNB (plano nacional de desenvolvimento). O presidente João Figueiredo 1979-1985 dá continuidade ao processo de redemocratização, concede anistia aos presos político surge assim greves contra o arrocho salarial no Abc Paulista sob a liderança do sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva.

 Questões para saber mais . e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Analise criticamente o coronelismo e o voto de cabresto, praticados durante a Primeira República, no Brasil.

2. Faça um resumo sobre o Convênio de Taubaté e os objetivos que motivaram sua criação.

3. Pesquise sobre a censura no período da ditadura militar brasileira e como funcionavam as punições aplicadas aos “rebeldes”.

4. Relacione a frase dita por Juscelino Kubitschek “cinquenta anos em cinco" ao desenvolvimento do Brasil. Escreva um pequeno texto sobre isto.

5. Como você analisa o processo de impeachment sofrido pelo presidente Fernando Collor de Mello no final dos anos de 1991, no Brasil?

UNIDADE 3

DA VINDA DOS EUROPEUS AO PARANÁ ATÉ A EMANCIPAÇÃO DA PROVÍNCIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Escreva sobre os povos indígenas que ocupavam o Paraná antes da chegada dos colonizadores portugueses e espanhóis.

Os primeiros habitantes do Paraná, eram povos pré-históricos e indígenas.

Dos povos pré-históricos temos Tradição Humaita, Tradição Umbu e Tradição Sambaqui que ganhou maior destaque, era um amontoado de conchas, ostras e até mesmo ossada humana, hoje em dia formam os sítios arqueológicos.

Dos indígenas temos A população Kaingang, A população Xokleng, papulação Xetá, Caingangues e Xoclengues, além dos Guarani, e os Tupi-Guarani que tiveram maior contato com os portugueses por estarem em um estágio mais elevado e serem seminômades, eles já desenvolviam algumas técnicas agrícolas modernas, cultivavam milho, batata-doce, teciam e fabricavam vasos de cerâmica.

2. Quais riquezas sustentaram a economia paranaense desde o momento de sua colonização?

R. Ouro , a pecuaria , a erva mate , a madeira e o cafe

3. Qual foi o papel desempenhado pelos jesuítas durante o processo de colonização do Paraná?

Cabia aos Jesuítas o papel de catequizar e, pacificar os índios, além de acabar com o politeísmo, canibalismo e poligamia. Mais que um projeto religioso, as missões inseria-se no contexto político e econômico da época.

4. Analise o processo de povoamento do litoral paranaense e registre suas impressões.

A ocupação de fato do litoral paranaense, só ocorreu no início do século XVII, quando foi descoberto ouro nos ribeirões da baía de Paranaguá. A exploração do ouro levou ao surgimento de vários garimpos, constituído por homens atrás de enriquecimento fácil.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Quem foram os bandeirantes e qual o papel desempenhado por eles durante o processo de colonização do Paraná?

2. Faça uma pesquisa sobre o povoamento de nossa capital, a cidade de Curitiba.

3. Faça um resumo sobre a Guerra do Contestado, seus objetivos e seu desfecho.

4. Que importância você atribui ao estudo da história do Paraná nas séries iniciais do ensino fundamental?

UNIDADE 4

DA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853-1889) AO SÉCULO XX

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Por que o Paraná lutou para desvincular-se do estado de São Paulo durante o período monárquico brasileiro?

2. Como a Companhia de Terras do Norte do Paraná (CNTP) participou do processo de colonização paranaense?

3. Disserte sobre a economia paranaense no século XX, os principais produtos comercializados e a relação entre a chegada dos imigrantes e as grandes lavouras cafeeiras.

4. Sintetize o processo de ocupação do Paraná, desde o final do século XIX até os anos de 1960.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Comente sobre o enfraquecimento do ciclo do ouro no Brasil e sua relação com a ocupação do território paranaense.

2. Por que podemos afirmar que a criação de gado no Paraná deu origem a muitos núcleos habitacionais?

4. As companhias colonizadoras desempenharam importante papel durante o período de ocupação do Paraná. Escreva sobre elas e sua influência para a construção da história de nosso estado.

4. Leia com atenção o anexo III e faça um resumo sobre a lenda de João Maria, o Monge da Lapa.

...

Baixar como  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »