TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do trabalho cientifico

Por:   •  7/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

1- A importância da pesquisa nas Universidades começa pelo alcance de uma educação de qualidade que deve está ligada ao conhecimento, nesse caso a pesquisa assume um papel importante para por em pratica e construir esse conhecimento de maneira significativa. Mas para obter um avanço nessa disciplina, os envolvidos devem estar dispostos a lerem cada contexto é aprofundar para que tenham um aprendizado completo.

Tenho uma grande expectativa pela disciplina de Metodologia Cientifica, pois o aluno ao ingressar em uma universidade depara-se com situações pouco comuns a sua realidade. A partir disso é necessário uma adequação, por parte do estudante. Com essa metodologia desperta no aluno um habito de ler, escrever e aprofundar mais nas pesquisa o que é essencial na sua formação acadêmica. É a dificuldade de se adequar a metodologia de uma universidade ficaria cada vez menor

2- O primeiro requisito para a formação de um pesquisador é a leitura "pois" apenas a leitura gerar conhecimento, que é a característica base de um pesquisador.

  • Depois da leitura o conhecimento tem a criatividade que também é um termo essencial para ter bons trabalhos e boas matérias de apresentação.
  • Precisa também aprender a trabalhar em grupos, pois uma pesquisa bem elaborada por grupos de pesquisadores, onde cada uma compartilhar um pouco dos seus conhecimentos.

3- A pesquisa bibliográfica e a que se desenvolvem tentando explicar um problema a partir das teorias publicadas em diversos tipos de fontes: livro artigos, manuais etc. A realização dessa pesquisa é fundamental para que se conheça e analise as principais contribuições teóricas sobre um determinado assunto.  

  • Já a pesquisa experimental consiste em uma determinação de um obsoleto de estudo, selecionando variáveis que podem influenciar e definir as formas de controle e a observação dos efeitos produtivos sobre obsoleto de analise.
  • Por ultimo temos a pesquisar de campo consiste na busca no espaço de pesquisa que contem a informação a ser investigada "ou seja" a ida do pesquisador ao campo de pesquisa para coletar dados a fim de compreender os fenômenos que ali ocorrem.

Trabalho de síntese

Tipo

Conceito

Função

Características

Monografia

É a espécie de um trabalho escrito que versa um único tema. Trata-se de um assunto especifico de maneira sistemática e completa.

Reunir informações é interpretações cientifica que agregam valor relevante e original a ciência dentro de um determinado ramo, assunto, abordagem ou problemática.

É a qualidade da sua execução e a forma de como elas são expostas. As referencias.

Dissertação de mestrado

Trata-se de trabalho acadêmico

Suas características são sempre definidas pela instituição de ensino seguindo claramente as regras de formatação aplicáveis.

Artigo de revisão

É uma publicação que descrever analisar, discute conhecimento cientifico ou tecnológicos já publicados.  

Tem como função reunir e discutir informações produzidas em determinada área de estudo.

Resumo

É uma exposição abreviada de um acontecimento, obrar literária ou artística. É um ato de resumir as coisas.

 

Apresentar um conteúdo de forma sintética, destacando das informações principais.

Brevidade: um bom resumo contém apenas as ideias principais

Tipo

Conceito

Função

Características

Sinopse

www.ignificados.com.br

É um pelo relato sobre um texto, um espetáculo, um filme, um livro etc. Que aparece no inicio de artigos acadêmicos, que permite (faltando;)

Faz com que o leitor entenda os pontos principais do texto original.

É essencial para fazer com que os indivíduos se interessem ou não pelo da obra (Chamariz).

 

Resenha

Infoescola.com.br

É uma abordagem para a construção de realizações entre a propriedade de um determinado absento analisamos e observando aspectos  considerados relevantes sobre ela.

Transmitir opinião de uma pessoa sobre determinado assunto.

Criar de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com