TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Didáticos Para o Ensino da Química

Por:   •  30/9/2022  •  Resenha  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO - CAMPUS URUTAÍ

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

[pic 2]

 Elaboração de materiais didático para aulas sobre o ensino de química orgânica  

Projeto apresentado ao Curso de Licenciatura em Química da matéria IEQ.

Acadêmico (a): Iara Vieira Alkimim

João Gabriel B.C Oliveira

Orientador (a): Christina Carvalho

   

 

 

 

 

 Elaboração de materiais didático para aulas sobre o ensino de química orgânica  

 

                                                                                              Iara .V. Alkimim 

                                                                                                                                      João Gabriel B.C. Oliveira  

 

 

1 INTRODUÇÃO  

  

Hoje em dia existe diversas maneiras que se pode dar uma aula, seja ela qual for. Na química há muita dificuldade de compreensão vinda dos alunos já que exige conhecimentos específicos como formulas, equações e etc. Mas para essas dificuldades á sempre a criação de conteúdos diferenciados vindo de pesquisas de alunos ou professores para facilitar o ensino, essas pesquisas podem ser vindas por bastantes diferenciais, como programas de software digital ou jogos didáticos baseado em outros jogos ou criados pelos próprios alunos e professores.  

São várias as pesquisas no ensino de ciências que buscam desenvolver metodologias de ensino para contribuir com a qualidade das práticas pedagógicas, tais como: atividades experimentais, ensino por problematização, ensino por investigação, entre outras (SCHNETZLER; ARAGÃO, 2000, CARVALHO, 2004; DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2007).  

Ou seja, não precisa considerar a química como algo difícil ou inalcançável, basta aprofundar-se e explorar as diversas formas de ensino oferecida por essas pesquisas e elaborações criadas. Para isso vamos falar sobre a química orgânica e os diferentes tipos de materiais didáticos criados para elaborar aulas. 

A proposta da sequência didática para colaborar com o desenvolvimento das atividades em sala de aula e promover indícios de um processo de ensino e aprendizagem significativo, foi elaborada por Zabala (ZABALA, 1998). Este autor define a sequência didática como sendo um conjunto de atividades bem organizadas para a realização de objetivos educacionais que favoreçam um processo educativo efetivo 

A característica essencial de uma sequência didática é a elaboração, o desenvolvimento e a articulação de atividades em sala de aula, ou seja, a maneira de configurar a sequência didática. ―Isso significa supor que as atividades necessitam estar estruturadas, com objetivos precisos e com justificativas pautadas na literatura científica dentro do contexto a ser desenvolvido‖ (BERNARDELLI, 2014, p. 54). 

 Com As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm contribuído na utilização das tecnologias facilitando na troca de informações e conhecimentos, e no estudo da química isso não deve ser diferente, pois devem ser utilizadas como recurso pedagógico já que oferecem várias ferramentas que podem colaborar para o ensino. As TIC são tecnologias que processam, armazenam, sintetizam, recuperam e apresentam informações representadas das mais variadas formas (LEITE, 2015).  

Esse artigo consiste em apresentar novos materiais didáticos que possam ser usados para o auxílio da explicação dos conteúdos de funções orgânicas. Para isso iremos apresentar uma sequência didática com o fundamento da proposta introduzindo além de métodos convencionais, o uso das (TIC) e jogos lúdicos para alcançar objetivos educativos. 

 

2 METODOLOGIA 

 

2.1 Problematização:  

Para muitos alunos a Química Orgânica é uma matéria muto complexa e de difícil entendimento, as funções orgânicas são a base para um bom aprendizado de Química Orgânica.  

Devido essa dificuldade enorme na compreensão da Química Orgânica e seus grupos funcionais, entende-se como necessária a elaboração de novos materiais didáticos com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento dos métodos de ensino básicos, com a finalidade de desenvolver competências de aprendizagem e elevar o rendimento escolar. 

 

2.2 Organização do conhecimento:  

Para a elaboração das aulas foram escolhidos três métodos de ensino, como o primeiro sendo algo básico em sala de aula, explicando sobre as diferentes funções orgânicas, em seguida aplicamos o segundo método que consiste em apresentar ao aluno um programa para analisar e exibir estruturas atômicas no computador chamado MolVieW, fazendo parte do segundo método também, a aplicação de um quiz. Por fim, no terceiro método será aplicado um jogo didático chamado QUI-MICO, que será um jogo com o objetivo de associar as funções da química orgânica com seus respectivos grupos funcionais. 

 

2.3 Aplicação do conhecimento:  

A aplicação do conhecimento será dividida em 3 aulas de 50 minutos cada, onde iremos trabalhar diversos modos que podem ser utilizados para o ensino de química orgânica básica. 

Primeira aula:  Aula de introdução a Química Orgânica 

Nessa aula iremos introduzir aos alunos a Química Orgânica básica e seus respectivos grupos funcionais, para isso vamos fazer o uso de quadro, giz e slides para melhor explicação do conteúdo e aprendizado dos alunos. 

Para elaboração dos slides será utilizado conteúdos introdutórios de funções orgânicas e exemplos que possam fazer o aluno assimilar o conteúdo ao seu cotidiano.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (163.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com