TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de recrutamento e seleção

Seminário: Métodos de recrutamento e seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Este tema vem sendo falado muito ultimamente na nossa sociedade pois vivemos no Brasil que vem sofrendo muitas transformações no que se diz respeito da forma como as empresas lidam com seus colaboradores vamos mostrar neste componente uma das realidades vividas mais comuns nos dias de hoje, que as formas de selecionar pessoas para o mercado de trabalho, verificação das capacidades que essas pessoas tem e qual desenvoltura para determinados cargos e como se saem em situações de risco, o que a falta de fiscalização para com o colaborador pode causar em termos de saúde e acidentes de trabalho como evita-los.

Foram pesquisadas varias formas de seleção para inserção de pessoas para as empresas e como são feitas. Verificamos opinião de vários autores dos seguimentos de Recrutamento de pessoas, Saúde do trabalho e Seleção de pessoas para avaliar como os especialista pensam e defendem suas teses sobre esses temas que vamos abordar neste material.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

No embasamento teórico o grupo deverá relatar o que os autores pesquisados pensam a respeito do assunto e quais os aspectos viáveis para possíveis ações a serem consideradas por parte dos gestores.

2.1 Técnicas de Recrutamento e Seleção

De acordo com Chiavenato (1992) recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. No cenário atual, as empresas buscam incessantemente formas competitivas e vantagens através de um diferencial administrativo. A seleção por competência atinge a área financeira da organização quando esta não necessita fazer demissões ou contratações contínuas. A necessidade de longos treinamentos para capacitação de novos funcionários também deixa de existir, já que os contratados já possuem as características e aptidões a serem exercidas e exigidas pela função.

Na hora de abrir um processo seletivo para qualquer empresa, podem surgir algumas dúvidas como fazer para atrair os candidatos para as vagas determinadas. Os meios utilizados para essa divulgação de seleção, assim como fornecer as informações corretas são fatores decisivos para determinar qual o tipo de candidato que vai aparecer na entrevista.

Planejamento: A Descrição do cargo, as competências que o candidato vai exercer, a quem ele deve se encaminhar. Esse tipo de planejamento auxilia a eliminar pessoas despreparadas.

Divulgação: Com base em todas as informações levantadas no planejamento do processo seletivo, deve-se divulgar o processo seletivo, de acordo com o perfil da vaga, seleciona-se o meio de divulgação: sites, redes sociais ou publicações especializadas. Nesse período é preciso ter alguns cuidados. “Divulgar salários muito altos é uma forma de atrair muita atenção para a vaga, mas também uma forma de eliminar que não está capacitado para aquela área.

Curriculum: O curriculum tem que ter características com a descrição do cargo. “Nem sempre as qualificações do candidato serão úteis para as funções que serão desempenhadas, é preciso ter bastante atenção quando for selecionar este curriculum. Além disso, é preciso analisar se o candidato mora perto e se a mobilidade de quem mora longe vai ser satisfatória e disponibilidade de horários.

Dinâmica de Grupo: Esse processo serve para observar e avaliar como o candidato reage ao convívio com seu colegas e principais habilidade.. E deve ser feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com