TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acidente de trabalho

Por:   •  6/4/2018  •  Artigo  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1- Avaliação de Acidente de trabalho:

Exemplo Acidente 1: O empregado estava debruçado sobre a tampa da turbina, realizando reparo em uma chave utilizada para comandar bomba de drenagem. O empregado retirou a proteção que envolvia o relé de acionamento, expondo fiações energizadas. Ao esticar o braço para concluir o reparo na bóia, veio a tocar nessa parte energizada, havendo o aterramento elétrico através de seu corpo. Como estava com o queixo apoiado em estrutura metálica sobre a qual estava debruçado, sofreu vários espasmos decorrentes do contato elétrico. Soltou-se sozinho do contato elétrico. Houve lesões decorrentes do choque (queimadura no braço e boca) e lesão aberta na boca e gengiva. 

Resposta:

Causa imediata: Exposição de partes energizadas

Causas básicas: Falta de supervisão; Trabalho executado em condições de risco e sem acompanhamento.

Acidente de trabalho por Ato inseguro.

Acidente 2: Os empregados estavam realizando trabalhos de finalização de montagem de uma turbina, dentro do poço da turbina. Em dado momento, um empregado em seu segundo dia de serviço estava utilizando uma lixadeira e sofreu choque elétrico. O contato foi desfeito e o acidentado foi socorrido. 

Foi relatado que a referente lixadeira não passava por manutenção e havia a algum tempo apresentando diversos problemas.

Todos os funcionários já haviam passado por treinamento, mas o acidentado ainda aguardava os equipamentos de proteção individual, que os responsáveis pela empresa não haviam comprado.

Acidente 3:  O eletricista ao chegar na caixa de medição em área rural, realizou a inspeção visual e constatou que não havia ser vivo no frontal da caixa, tentou abri-la, porém foi atacado por abelhas. Após o ataque verificou que estavam alojadas no cano dos condutores de entrada na lateral da caixa de medição. Utilizaram o “fumacê” e concluíram a Inspeção. Quando do término do serviço o eletricista observou que seu rosto começou inchar e sentiu fortes dores. 

Acidente 4: O eletricista ao subir na escada para efetuar reparos na iluminação pública, recebeu choque elétrico no cabo mensageiro, caindo ao solo. O eletricista foi encaminhado ao hospital para exames, sendo constatado apenas um pequeno corte na cabeça e luxação no pé esquerdo, sendo liberado após algumas horas. O serviço foi realizado sozinho e não foi realizado o procedimento de analise preliminar de risco e nem a utilização de equipamentos de segurança.

Acidente 5: Uma dupla de eletricistas estava realizando uma ligação provisória secundária para um show na praça. Rapidamente o eletricista que subiria pegou a escada extensível e a colocou no poste. Este pegou seu cinturão e talabarte, o mesmo já estava de capacete, óculos de segurança, luva de vaqueta. Iniciando a subida sem esperar o outro eletricista preparar os EPC’s necessários (mantas de isolamento e lençol de borracha). Chegando próximo ao topo da escada e frente a rede secundária, amarrou a escada. Pediu para o eletricista de baixo fornecer a fiação provisória e puxou bruscamente, pois estes estavam enroscados. Neste momento tocou o cotovelo esquerdo na fase “A” da secundária e a perna direita no braço de Iluminação Pública, sofrendo fibrilação cardíaca, levando a óbito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com