TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aluno Déficit no Contexto Escolar

Por:   •  4/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 12

ALUNO DÉFICIT

NO CONTEXTO ESCOLAR

Acadêmico Diego de Souza

Orientador Elmer Sens

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática (MAD0275) – Módulo 5

09/06/2016

RESUMO
Este trabalho tem com o objetivo a observação no desempenho em matemática, acompanhando o aluno com dificuldade de aprendizagem, das series finais do ensino fundamental, onde vários são os fatores que dificultam sua aprendizagem desta forma considerando assim a sua base de desenvolvimento e as habilidades que envolvam conceitos embasados com cálculo. O ensino da Matemática passou por diversas mudanças significativas. Todavia, essas mudanças não foram suficientes para sanar totalmente com o problema do aluno que porta alguma das deficiências como a dificuldade de aprendizagem que são considerados fator principal, que dificulta tanto na aprendizagem do aluno,quanto no desempenho do professor, que trabalha com turmas, onde nelas é inserida uma média de alunos com déficit variado, e fazer uma analise de como ensinar a todos sem duvida é ser criativo no ponto de vista do pesquisador.

Palavras-chaves: Dificuldade, Aprendizagem matemática e Escola inclusiva.

1 INTRODUÇÃO

Estabelecer o conhecimento e desenvolvimento, das habilidades voltadas ao ensino da matemática na educação básica, em coerência com qualidade no desempenho da atividade estabelecida, com foco nas limitações presente nos alunos da educação básica, bem como refletir sobre as metas a serem alcançadas pelo professor de matemática.

 A cada ano e uma condição indispensável para o professor, que luta incansavelmente pelo sucesso de todos no sistema escolar, que pretenda oferecer serviços educacionais de qualidade à população.

 A definição dos conteúdos para o ensino básicos dos anos finais do ensino fundamental constitui um passo importante no sentido de tornar a rede estadual de ensino num sistema de alto desempenho como base para estudos posteriores.

Entretanto, a comunidade docente está aderindo a inovadores métodos para o melhor desempenho dos alunos Assim sendo, é possível verificar que, no cotidiano escolar, ocorram situações de ensino que caracteriza corrente de ensino que possibilite ao aluno uma melhor atuação do saber, sendo assim escolhida uma área de concentração na rede de ensino o qual se relaciona com o objetivo que o trabalho tende a desenvolver.

2 DIFICULDADE E DESENVOLVIMENTO

Observar como ocorre o desempenho dos professores na experiência de anos na docência adquirida com os alunos, e também por acreditar que o avanço que diversos alunos adquirem através de novas formas e métodos e instrumento de trabalho que o professor utiliza dessa forma:

[...] o termo dificuldades de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. Raramente, elas podem ser atribuídas a uma única causa: muitos aspectos diferentes podem prejudicar o funcionamento cerebral, e os problemas psicológicos dessas crianças freqüentemente são complicados, até certo ponto, por seus ambientes domésticos e escolares. (SMITH; STRICK, 2001, p. 15)

Para Smith e Strick (2001)as dificuldades de aprendizagem podem ser de alguma forma considerada como algo que desencadeia uma diversidade de problemas educacionais. Desta forma, freqüentemento termo é interpretado como déficit educacional em alunos que apresenta alguma modificação no seu comportamento onde fatores como sócios culturais, econômicos, psicológicos e familiares interferem no seu bom desempenho.

Para que em conteúdo como o calculo considerando que, a matemática é a ciência que está presente no dia a dia, independente da área em que atua o educador onde educar, torna desafiador pois, a cada década surge novos obstáculos para se trabalhar na educação,As dificuldades de aprendizagem caracterizam-se como um dos problemas mais recorrentes na educação.

Especificamente nos primeiros anos até o termino do ensino fundamental, afeta não apenas o desempenho dos estudantes como também dos professores, que muitas vezes estão despreparados para enfrentar este tipo de situação, segundo os pesquisadores sugerem que:

O termo dificuldades de aprendizagem diz respeito a um transtorno. Em um ou mais processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou no uso da linguagem, fala ou escrita, que podem se manifestar através de uma habilidade imperfeita para escutar, ler, escrever, fazer uso correto da ortografia ou fazer cálculos matemáticos. O termo inclui condições como problemas perceptivos, lesão cerebral, baixa disfunção cerebral, dislexia e afasia do desenvolvimento. Portanto não inclui problemas de aprendizagem que são diretamente resultados de deficiência visual, auditiva, motora outra so mental, distúrbios emocionais ou desvantagem ambiental, cultural ou econômica..(SÁNCHEZ, 1998, p 35)

Segundo os pesquisadores o que os alunos trazem em comum para a escola são as manifestações de baixo rendimento e o insucesso que pode levá-lo ao fracasso e conseqüentemente ao abandono escolar.

3 RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Acreditar que a dificuldade de aprendizagem pode acontecer de forma momentânea ou duradoura porem qualquer destas situações deve ser motivo de preocupação e alerta, tanto para a escola, quanto para os pais portanto, na dificuldade de aprendizagem vem acompanhada de  sintomas, que pode-se observar  na possibilidade, externas também  quando a criança perdeu-se o desejo, a motivação de aprender segundo (BRUNER, 1979).

Dificuldades de Aprendizagem, para Bruner (1979) também é ater-se ao fato de que quando se discute a problemática das crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem não estão diante de um grupo homogêneo podem ser observadas crianças com dificuldades associadas a áreas diversas.

 Como é o caso das crianças que podem apresentar problemas sócio-emocionais e comportamentais, com menor aceitação social, ou com problemas relacionados ao de imaturidade associada à ansiedade ou rejeição entre outros aspectos se enquadra no grupo de aprendizagem reativa onde:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com