TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CLIMA ORGANIZACIONA

Por:   •  2/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.478 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

CLIMA ORGANIZACIONAL

Carlos Augusto Costa Almeida, Mirna Gislaine Ferreira Vaz da Costa e Tainara Domingues Severo

Andréia Bertussi

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar o clima organizacional dentro de uma empresa real do seguimento contábil localizada na capital de Porto Alegre, conceituando e identificando através da teoria desenvolvida os modelos e definições de cada teoria. Comparando com a prática atual, buscando explorar pontos como liderança, estrutura física, treinamento e desenvolvimento e comunicação profissional e interpessoal.

Após a aplicação de uma pesquisa de clima dentro da empresa, será possível realizar a análise do cenário atual, identificar os pontos fortes e fracos, fatores que influenciam no desenvolvimento e desempenho, estudando e reavaliando as oportunidades de melhoria de processos e produtos.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O interesse em estudar e explorar o clima organizacional começou próximos dos anos de 1930 tomando proporção ao longo dos anos. Diversos pesquisadores buscavam compreender os aspectos que influenciavam positivamente no desenvolvimento e desempenho das atividades dentro de uma organização, estudando fatores e padrões de aplicação e a postura de cada diretor/líder diante as diversas situações.

Conforme ia crescendo as quantidades de informações sobre o assunto demais especialistas iam se envolvendo no interesse em estudar o comportamento humano, demais temas e aspectos foram abordados e cada vez mais era requisitado dentro da organização um ótimo clima.

“A escolha das lideranças determinará, durante anos, a estratégia e o clima organizacional das empresas. ”

Peter Senge

Sabendo o conceito da palavra “clima” é os diferentes estados do tempo que se repetem e se sucedem na atmosfera ao longo do tempo em determinada região, dentro das organizações ocorrem conforme as estações do ano a substituição ou mudança de recurso, pessoa ou demais fatores externos que influenciam no funcionamento das atividades já muda a funcionalidade e o clima do departamento.

Sendo facilmente influência de que somente as práticas do cenário atual as organizações buscam avaliar as possibilidades de manter algumas estabilidades por um período por ser extremamente variável, dando um poder e vantagem sobre.

Segundo Dias (2013) afirma que “pela sua estreita ligação entre uma cultura organizacional, é possível que em uma organização existam tantos climas organizacionais quanto as subculturas existentes. ”

Com o interesse de explorar a mais o tema de clima organizacional e descobrir os aspectos individuais de uma organização real, atendendo a proposta em comparar a realidade e as práticas e postura organizacionais da empresa, com a imagem e todos os recursos disponibilizados pela diretoria que influenciam no desenvolvimento das suas atividades e demais vantagens competitivas de mercado.

O processo de reconhecer as situações problema não é simplesmente seguir o padrão de passos para a resolução, mas se questionar os motivos dos quais estão sem respostas, explorar alguns métodos, dominá-los e colocar em prática. Conforme assegura Silva 2000.

A empresa do ramo Contábil, localizada na região norte da capital de Porto Alegre, atua dentro do mercado prestando consultoria nas áreas de departamento societário, contábil, fiscal e pessoal, atendendo as necessidades das declarações físicas das empresas em relação aos órgãos governamentais, cuidando dos números e a gestão financeira de mais de 80 empresas de ramos e regimes tributários diferentes. Exigindo especialistas dentro da área comprometimento, responsabilidades e disciplina para atender todas as exigências de cada setor.

Mantêm em seu time 10 pessoas, sendo 1 responsável e proprietário do estabelecimento nomeado sócio-diretor e outras 9 pessoas distribuídas em função de encarregados, supervisores, auxiliares/assistentes, secretária e limpeza. O horário de funcionamento e de Segunda a sexta e dentro da “realidade” diária, além dos serviços descritos acima, os funcionários acabam prestando serviços de consultoria em gestão financeira, administrativa, recursos humanos, e demais assuntos das tomadas de decisão.

A empresa tem como seus norteadores estratégicos não estruturados nas categorias de missão, visão e valores. Mesmo que com 30 anos de atuação dentro do mercado mantem-se como um grande concorrente no mercado de seguimento, apostando suas vantagens competitivas com uma visão pratica e gestão estratégica com olhos para o futuro no ramo contábil. A crença que a tradição e solidez são retorno da prestação de serviço de forma tecnicamente perfeita, mantendo uma relação e proximidade com seus clientes de forma saudável.

A empresa que sofreu bastantes mudanças no ano de 2020 com as medidas de proteção diante ao Corona vírus, exigindo muito das pessoas que abriram as suas casas para  atuar com os negócios, as atualizações governamentais com propostas por fins de auxiliar as  empresas a continuar com seus negócios dentro das restrições, os profissionais se continuaram firmes auxiliando mais de 80 empresas a se manterem dentro do mercado.

Após esse ano de muita informação, foi aplicada uma pesquisa geral pela equipe do projeto junto com a diretoria com fins de compreender a parte do funcionário e os impactos sofridos pelas mudanças, avaliando pontos de propostas como: estrutura física, liderança, treinamento e desenvolvimento e a comunicação. Por fins em busca de melhorias para sempre prestar um serviço de qualidade e excelência ao seu cliente dentro dos limites e valores mútuos do funcionário e da organização.

Após uma análise na pesquisa geral que foi aplicada pela ferramenta do formulário do Google, todas as perguntas são pessoais, flexibilizando ao funcionário transparecer sua percepção e opinião de forma individual e em grupo. Totalizando um total de 10 perguntas e respondidas por todos os funcionários, foram devidamente enquadrados dentro das suas propostas e obtidos os seguintes resultados:

  • ESTRUTURA FISICA

O ambiente corporativo coloca-se a disposição às ferramentas de trabalho o acesso consciente dos materiais necessários de cada um para execução das suas atividades, canais de comunicação, qualidade dos serviços contratados de terceiros que prestam consultoria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com