TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Por:   •  10/6/2019  •  Artigo  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: COMPETÊCIAS E HABILIDADES DO BIBLIOTECÁRIO

 

ROSIMEIRE DA SILVA MORAIS

CARATINGA-MG

2017

[pic 2]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: COMPETÊCIAS E HABILIDADES DO BIBLIOTECÁRIO

ROSIMEIRE DA SILVA MORAIS

Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de pós-graduada em Biblioteconomia.

CARATINGA-MG

2017

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: COMPETÊCIAS E HABILIDADES DO BIBLIOTECÁRIO

                                                                  ROSIMEIRE DA SILVA MORAIS

                             RESUMO

  O presente artigo tem como propósito fazer um estudo das competências e habilidades digitais do bibliotecário na sociedade atual, buscando compreender melhor a interferência  das Tecnologias da Informação e Comunicação,  nos processos de transmissão de conteúdo de informação. No Brasil os programas de inclusão digital, são postos em prática na tentativa diminuir as diferenças sociais, e o processo de inclusão digital nas bibliotecas brasileiras que precisa se adaptar a metodologias educacionais mais eficientes para que os usuários obtenham resultados satisfatórios na recuperação da informação digital. Os avanços tecnológicos e o mercado competitivo exigem transformações dos profissionais da informação e as competências e habilidades destes profissionais estão diretamente relacionadas ao processo de inclusão digital. Estamos vivendo na era digital, é preciso capacitar e aperfeiçoar para o mercado cada vez mais exigente. Palavras-chave:Tecnologia da Informação; Competências e habilidades.

03

1- INTRODUÇÃO

O mundo globalizado torna cada vez mais é acelerado o processo de inovação, sendo assim, é importante ter uma visão futurista e estar atento às mudanças para melhor compreendê-las, aceitá-las e socializá-las. É preciso conhecer o passado para entender o presente e melhorar no futuro. Analisando o passado pode-se entender a atual sociedade em que vivemos “Sociedade da Informação”.  O impacto das transformações tecnológicas, das redes de computadores, da microeletrônica, da nanotecnologia, das telecomunicações, pode ser visto na educação, no entretenimento e no trabalho. As novas tendências das tecnologias e novas culturas surgem fazendo com que haja mudanças nas relações interpessoais e profissionais de todas as áreas.

As Tecnologias de Informação e Comunicação TIC’s, desempenham um papel de  extrema importância nas atividades diárias das bibliotecas. Sendo assim é preciso que os bibliotecários se qualifiquem para ter a oportunidade aproveitar todas as ferramentas disponíveis e continuar atuando no mercado de trabalho. È possível perceber que muitos indivíduos encontram-se totalmente dependentes das TIC’s que foram inseridas no nosso meio de vida da nossa sociedade, provocando mudanças nas mais variadas circunstâncias, tais como: social, econômico, cultural, entre outros.

Em qualquer ambiente de trabalho, a dependência tecnológica deve ser controlada para que não exista perda em virtude de uma casual falha no sistema. As unidades de informação são exemplos reais a serem observados, já que a utilização de recursos tecnológicos e está diretamente ligada ao grande número de usuários a serem atendidos em meio a uma montanha de conhecimento nelas contidas. Tomando como base essas unidades organizacionais, observa-se a importância do profissional bibliotecário que deve ser capacitado e habilidoso para utilizar-se das ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação de maneira a vir fornecer as necessidades informacionais de seus usuários.

É muito importante que o profissional Bibliotecário, adquira conhecimentos inerentes aos temas que circunda a tecnologia, dentre as quais se encontra a inclusão digital, que vem conquistando espaço em diversas discussões e estudos na atualidade, e tem exigido dos profissionais da informação uma melhor formação e capacitação para atuar, que saibam utilizar suas competências e habilidades para gerenciar grandes fluxos informacionais que são oferecidos a sociedade.  

04

É inevitável o aperfeiçoamento dos profissionais bibliotecários é muito relevante, uma vez que os mesmos devem adequar-se às mudanças atuais provenientes da globalização para que continuem ocupando e preservando seu espaço no mercado de trabalho.  

2. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s)

A comunicação sempre fez e vai fazer parte da vida do ser humano, seja trocando informações, registrando acontecimentos ou expressando emoções. Os sujeitos evoluíram na maneira de se comunicar através dos tempos, e com eles também as TIC’s, vêm evoluindo.

A informação passou a ser utilizada pela tecnologia interferindo nos processos de transmitir conteúdos informacionais aos seres humanos. Por necessidades cotidianas das pessoas foram sendo desenvolvidos mecanismos tecnológicos com objetivos de facilitar as tarefas diárias que proporcionam entre outros fatores importantes à economia de tempo, a redução de gastos e o acesso à informação por parte das mais variadas classes sociais. A Tecnologia da Informação e Comunicação se resume a mecanismos que interferem de modo direto e indireto nos processo de comunicação através de redes integradas capaz de proporcionar automação em diversas áreas do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (261.2 Kb)   docx (255.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com