TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CORPO E OS MOVIMENTOS ATRAVÉS DA MÚSICA

Por:   •  1/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

IRENILDO OLIVEIRA DE ARAUJO

O CORPO E OS MOVIMENTOS ATRAVÉS DA MÚSICA

2021

SERRINHA

Introdução

A música é uma importante forma de comunicação, que facilita significativamente a construção do conhecimento, por ser uma fonte de prazer que tem muito a contribuir para o desenvolvimento da inteligência e da integração da criança. Nesse sentido a mesma visa à construção da autonomia e da criatividade, onde tem a capacidade de influenciar a criança mentalmente, podendo contribuir e facilitar a integração social e a harmonia pessoal.

Nesse sentido, a música pode ajudar a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através dela, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades  sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

Nessa perspectiva, esse presente projeto visa contribuir com sugestão de atividades que podem ser desenvolvidas atrvés da música, tanto na Educação Infantil, como também em outras etapas do Ensino Fundamental podendo ser executada de forma interdisciplinar, podendo ser realizada também em casa com o apoio da família, principalmente como alternativa pedagógica que os pais podem utilizar diante do atual contexto de pandemia em que as crianças estão na maior parte do tempo com a famíl

Objetivo Geral

Demonstrar o potencial da música para o processo de ensino aprendizagem.

Objetivos específicos

. Expressar a linguagem corporal através da música.

. Desenvolver a percepção sonora e auditiva

Justificativa

A partir do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998, VOL.3), a música no contexto da Educação Infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios às questões próprias dessa linguagem. Tem sido em muitos casos, suporte para atender a formação de hábitos, atitudes e comportamentos: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc.; a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães etc.; a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores etc., traduzidos em canções. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais, imitados pelas crianças de forma mecânica e estereotipada.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A mesma está presente em todas culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação há muito tempo, desde a época da Grécia antiga, onde era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.

De acordo com as características musicais as mesmas desempenham papel significativo no contexto educacional, pois permite a criança desenvolver suas percepções musicais desde cedo, assim como o cognitivo, afetivo, psicomotor, intelectual e social.

Assim compreende-se que a linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

O canto desempenha um papel de grande importância na educação musical infantil, pois integra melodia, ritmo e — frequentemente — harmonia, sendo excelente meio para o desenvolvimento da audição. Quando cantam, as crianças imitam o que ouvem e assim desenvolvem condições necessárias à elaboração do repertório de informações que posteriormente lhes permitirá criar e se comunicar por intermédio dessa linguagem. É importante apresentar às crianças canções do cancioneiro popular infantil, da música popular brasileira, entre outras que possam ser cantadas sem esforço vocal, cuidando, também, para que os textos sejam adequados à sua compreensão. Letras muito complexas, que exigem muita atenção das crianças para a interpretação, acabam por comprometer a realização musical. O mesmo acontece quando se associa o cantar ao excesso de gestos marcados pelo professor, que fazem com que as crianças parem de cantar para realizá-los, contrariando sua tendência natural de integrar a expressão musical e corporal. (RCNEI v.3, 1998, p.59).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (329.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com