TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo e movimento na educação

Por:   •  9/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

1ª Avaliação à Distância – AD1/ 2017.1

Prazo de entrega: 02/03/2017

Disciplina: Corpo e Movimento na Educação

Coordenador (a):

Aluno (a):

Polo: Belford Roxo

Matrícula:

Prezado (a) Aluno (a):

Corpo e Movimento quer apenas que você não esqueça que para aprender não necessitamos apenas de uma mente. Sem um corpo que se mova e explore o contato com o mundo, a mente de pouco serviria. A “mulher tronco”, que vivia na França, só tinha o tronco e a cabeça, ficou muito conhecida porque era capaz de demonstrar uma mente equilibrada, no entanto, sua imobilidade a impedia de agir sobre o mundo. Segundo Dolto ela desenvolveu uma boa imagem corporal em um esquema corporal deficitário. O corpo permite que se viva o tempo e o espaço no movimento que o conduz, e Lya Luft sintetiza:

                                                                      Algo sempre em movimento:

                                                                                 a vida arrastando as pantufas

                                                                                             nos corredores do tempo.

Bom trabalho e a nossa torcida.

Martha Lovisaro

Juliana Falcão

Hugo Barros

ATENÇÃO

Não deixe de enviar a AD no prazo, evite que os imprevistos impeçam o envio da mesma, não deixe para última hora. Alertamos que as ADs devem ser enviadas via link da plataforma e em nenhuma hipótese outro meio de comunicação. A não observância deste aviso irá desconsiderar a AD.

QUESTÃO 1

A família foi a primeira instituição a ser criada pelo homem, tal fato ocorreu porque o ser humano deixou a vida nômade para fixar-se em algum lugar, tal evolução ocorreu no período:

A) Paleolítico

B) Pedra lascada

C) Neolítico

D) Mesolítico

Resposta letra D

QUESTÃO 2

Na Grécia Antiga o corpo era preparado para a luta entre os homens, valorizava-se o herói, o semideus, aquele que combatia com destreza e força. Por outro lado, ainda na era antiga, o corpo passou a ser visto também, como corpo competitivo. O que muda a partir deste fato?

A) Treinamento de força

B) Técnica para performance

C) Técnica para defesa

D) Treinamento tático

Resposta letra B Técnica para performance

QUESTÃO 3

A evolução do corpo como instrumento da alma surgiu com os filósofos medievais e antigos. No entanto, na idade média, com Descartes, surge a visão dualista, combatida na atualidade, quando sabemos que corpo e alma podem ser vistos como uma engrenagem, estão acoplados.

Dê, apenas nas linhas que se seguem, um exemplo atual da presença dessa dicotomia.

A educação física ainda hoje é competitiva, e muitas vezes é tratada como momento de lazer, mas controlado, não permitindo a participação crítica e criativa do aluno, não contribuindo para o seu desenvolvimento integral: intelectual, físico e moral.

QUESTÃO 4

Qual foi o movimento de contracultura ocorrido no Brasil, quando o mundo procurava sair da submissão feminina, subvertendo o puritanismo dominante.

A) Hippie

B) Bossa Nova

C) Suspeição

D) Tropicalismo

Resposta letra D

QUESTÃO 5

Apresente uma proposta prática, na escola, onde o corpo e o movimento da criança tem um lugar para ser vivido, fora da hora do recreio e da aula de Educação Física. Tenha objetividade e clareza ao expor a atividade que zele pela qualidade de vida do aluno.

A educação corporal não é específica da educação física, pode ocorrer em outras disciplinas e em outros momentos da sala de aula, não sendo restrita a uma disciplina nem a hora do recreio.

As atividades corporais na escola, precisam ser valorizadas, de forma interdisciplinar, onde outras disciplinas possam lincar este conteúdo com suas respectivas matérias.

Através dos movimentos as crianças se comunicam, e externalizam sentimentos. Segundo Paulo Freire “o movimento é uma forma de comunicação com o mundo” .

Na disciplina de história, por exemplo, pode ser aproveitado a diversidade de manifestações culturais existentes em nosso país como danças, brincadeira de roda, o frevo, maracatu, folclore etc para que as crianças percebam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com