TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  14/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.578 Palavras (19 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

PATRÍCIA RACHADEL TIRONI - 2500660529

ROSANE BELLÉ

DESAFIO PROFISSIONAL

MASSARANDUBA / SC

MAIO / 2017

PATRÍCIA RACHADEL TIRONI - 2500660529

ROSANE BELLÉ

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

MASSARANDUBA / SC

MAIO / 2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................3

2. A INFLUENCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES................................4

3. NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL.........7

4. EMPREENDEDORISMO......................................................................................................9

5. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO......................................................11

6. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL...................................................14

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................15

REFERÊNCIAS........................................................................................................................17

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como intuito explorar o conhecimento sobre a empresa Nike, empresa fundada por um praticante de corridas que se transformou em uma das maiores empresas de artigos esportivos. O projeto abrangerá desde as negociações, comportamentos organizacionais, ética e desenvolvimento pessoal e profissional entre outros, dentro da instituição.

Tem por objetivo conhecer como a empresa se relaciona com seus consumidores e com os funcionários, tendo a maioria deles terceirizados. Por ser uma empresa com presença global, a comunicação e o estreitamento com os mesmos ganha uma dimensão muito grande e complicada, exigindo da empresa uma conduta bem mais ampla.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida pelo conhecimento de vários autores, auxiliando o embasamento deste trabalho.

2. A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES

Neste mundo não existe verdade universal. Uma mesma verdade pode apresentar diferentes fisionomias. Tudo depende das decifrações feitas através de nossos prismas intelectuais, filosóficos, culturais e religiosos. (Dalai Lama)

É comum vermos em empresas vários funcionários discordarem da mesma situação. Por exemplo, tomadas de decisões de um prefeito. Ao mudar ou incluir regras, alguns funcionários irão apoiar a idéia e outros irão discordar. Tudo depende da forma de interpretação de cada pessoa.

Todos convivem juntos, na mesma instituição, mas pensam de forma diversa. E isso também acontece em todas as esferas de nossas vidas. Isto ocorre porque cada um tem uma visão do mundo diferente. Cada um deles traz consigo uma bagagem. De experiências vividas, de aprendizados, de cultura, seja ela familiar ou não. A cidade onde moram também influencia na forma de verem o mundo. Pois cada lugar, cada comunidade tem sua cultura, suas regras que são instituídas aos indivíduos desde que nascem.

Com o decorrer dos anos, essa pessoa vai formando sua opinião, sua personalidade, sua individualidade. Essa forma de ver o mundo é conhecida como Weltanschauugen.

A palavra Weltanshauugen tem origem alemã e pode ser chamada como “w” do mundo. Conforme a Revista de Administração de Empresas esse termo significa:

É a maneira pela qual o indivíduo vê o mundo real. Ela contém os valores, as atitudes, o humor e as intenções subjacentes à percepção. Noutras palavras, é o que é percebido como significativo, quando a realidade que cerca a pessoa é vista através de filtros como as atitudes, os valores e as intenções. (Filion, 1991)

Assim como na vida pessoal as “w” podem interferir no dia a dia de um indivíduo, isto também ocorre na vida profissional.

Num processo de negociação, onde temos duas ou mais pessoas trabalhando para alcançar determinado objetivo, onde cada uma tem sua forma de ver o mundo, inevitavelmente isso irá influenciar na negociação, principalmente na tomada de decisão. O conhecimento das W para o processo de uma negociação é de extrema importância, pois isto facilitará no resultado positivo: o ganha-ganha, onde ambas as partes saem satisfeitos.

A empresa Nike foi fundada por Bill Bowerman e Phillip Knight. A Nike é a maior empresa em artigos esportivos, ficando em segundo lugar somente para a empresa Adida, sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com