TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL EMPREENDEDORISMO ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Por:   •  9/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGISTICA

1º SEMESTRE

ROGÉRIO AUGUSTO PEDROSO DE LARA                        RA: 9366308103

ANDRÉ SANTANA                                                        RA: 9374330216

ANDRÉ LUIZ FELIPE SOUZA                                        RA: 9375335640

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM LOGISTICA

PROFESSOR EAD MA. RENATA M. G. DALPIAZ

PROFESSOR EAD DANTE BONETTI

PROFESSOR EAD MA. GLAUCE SOARES CASIMIRO

PROFESSOR-TUTORA PRESENCIAL: FRANCIANI G.DE PAULA

SOROCABA/SP

2014


SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO                                                                3

2. EMBASAMENTO TEÓRICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA                        4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                        5

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                6


1. APRESENTAÇÃO 

Este trabalho trata-se de demostrar o verdadeiro objetivo, onde nosso foco e trabalhar na captação de novos profissionais como Efetivos, Temporários, Estagiários e de Jovens para o Programa Jovem Aprendiz.

Somos uma Instituição (ONG) de consultoria em recursos humanos, que se preocupa com a busca contínua da qualidade na seleção dos melhores profissionais do mercado, de acordo com o perfil e prazo esperado por nossos clientes, contribuindo com o sucesso das mais de 3.000 empresas cadastradas e das mais de 50.000 pessoas já encaminhadas.

Hoje em dia, existem várias empresas focadas no Programa Jovem Aprendiz que recebe o amparo legal através da Lei Federal contida no DECRETO Nº 5.598, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2005.

Apesar de termos uma procura assídua para a realização das inscrições, realizamos uma pré-seleção para filtrarmos os candidatos e mandarmos os finalistas para entrevista diretamente com o empregador.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Baseado na grande dificuldade que empresas de médio e grande porte encontram para realizar novas contratações com mão de obra qualificada, a maioria delas está investindo em treinamentos para funcionários já contratados e abrindo espaço para qualificar jovens sem profissão definida onde os mesmos poderão ser lapidados da forma correta para desenvolver um excelente trabalho e suprir a falta de mão de obra. Assim, esses profissionais conseguirão fazer frente a um mercado competitivo, dinâmico e flexível em que se encontra na ideologia que se assemelha com a visão de Garavan, Morley, Gunnigle e Collins (2001) sobre o conceito de empregabilidade.

O conceito de empregabilidade reflete o reconhecimento da necessidade que os indivíduos possuírem habilidades práticas e úteis para atuarem efetivamente com o aumento da flexibilidade e da insegurança do mercado de trabalho.

Considerando a complexidade do tema, a empregabilidade de um indivíduo reflete não apenas em suas aquisições de conhecimento e capacidade de aprendizagem, como também afeta sua habilidade para desenvolver e expor uma vasta gama de competências orientadas ao trabalho que incluem seu acesso a uma rede de relacionamentos, manutenção de excelência técnica, atuação acima da média e gerenciamento de uma imagem de sucesso.  

Como a maioria sabe que a luta para entrar no mercado de trabalho não é fácil, sendo assim os jovens não pode perder as boas oportunidades como esta. O programa de qualificação para jovens sem profissão definida tem como proposta conceder, principalmente, aos integrantes das famílias de baixa a renda a chance do primeiro emprego, por meio da participação do curso de qualificação profissional que é parte integrante do programa.

Todos os anos centenas de jovens são selecionados em todo o Brasil, pois o projeto tem abrangência nacional e é referência em todos os estados. Para se inscrever no programa, exige-se que os jovens tenham idade mínima de 14 anos e que esteja estudando o ensino médio e com a frequência escolar em dia.

Durante o período de participação, os jovens aprendizes recebem bolsa auxílio (salário), bem como ajuda de custo, como vale transporte e de alimentação, cursos, treinamentos e capacitação profissional. O período de treinamento antes de ingressar como jovem aprendiz nas empresas é de quatro meses e tem como proposta aproximar os participantes do sucesso profissional.

Este tipo de mercado atende todas as empresas e áreas podendo assim facilitar cada vez mais a inclusão dos jovens ao mercado de trabalho.

Este projeto proporcionará um retorno econômico de pequeno e médio prazo, pois as empresas estarão investindo em treinamentos e qualificação e automaticamente irão reduzir os gastos com erro nas atividades desenvolvidas, processos trabalhistas e para encontrar mão de obra qualificada sem contar que recebem uma redução em seu imposto de renda por se tratar de um projeto social. O que exige uma grande responsabilidade ética, pois o exercício de um trabalho social da ao projeto uma visibilidade maior, por isso este projeto que envolve pessoas e grupos tem sido trabalhado a partir de uma filosofia moral no planejamento e na condução da vida profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com