TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Organizacional

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE RECURSOS HUMANOS

RICARDO BARRADAS REZENDE FOLLI

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 4]

Santa Luiza

2015

Ricardo barradas rezende FOLLI

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Treinamento,desenvolvimento e jogos vivenciais,saúde e segurança do trabalho,gerência, motivação e liderança,seminárioIV].

Prof. Bruno S. Moteiro, Fábio H. Nonaka, Marilúcia Ricieri.

Santa Luiza

2015


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.................................................................................................3

2.OBJETIVOS.....................................................................................................3

3.DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

4. CONCLUSÃO................................................................................................10

5. REFERÊNCIAS.............................................................................................11


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho mostra como é o processo de Treinamento e desenvolvimento nas organizações, as habilidades das pessoas no processo para esta realização, com a implantação de programas de treinamentos, quais os tipos de treinamentos, avaliando os resultados para a conquista esperada. As diferenças de dinâmicas e jogos aplicados em treinamentos e suas vantagens. As responsabilidades de um acidente, grave ou fatal, os programas de saúde e segurança no trabalho, planejamento de avaliação de um programa de segurança, a importância do PPRA e PCMSO para as organizações. Como definimos a Liderança, a Autoridade Formal, Autocracia, Democracia, Carismática, Transacional. Relatando as ações desenvolvidas e práticas pelas organizações nas áreas de treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança do trabalho.

2.OBJETIVOS

  1.  Objetivo geral

O obejetivo geral do trabalho, é entender e compreender os conhecimentos téoricos desenvolvidos nas disciplinas do simestre por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre os temas abordados

  1.  Objetivos específicos
  • Falar sobre programas de treinamento
  • Compreender dinâmicas de grupos e jogos
  • A importância de segurança no trabalho
  • Entendimento de liderança aplicada nas organizações.

3.DESENVOLVIMENTO

3.1 Treinamento e desenvolvimento

Treinamento significa “o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato 1999, p. 20), já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa ”da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando particularmente á aquisição de habilidades para um determinado cargo; Pode se dizer também, processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos. E desenvolvimento é a forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada. De maneira geral poderíamos afirmar que o Desenvolvimento de um funcionário é a capacidade desse funcionário em acumular conhecimentos e informações suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras tarefas que lhes serão confiadas;

              Dentro de uma organização podem ser usados alguns métodos de treinamentos, e sendo bem aplicados é de grande valia tanto para organização quanto para o colaborador ou até mesmo para um futuro colaborador. Estes métodos são:

           3.2 O Programa de treinamento consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar; Para isso seguiremos o seguinte roteiro:

a) quantificar o treinamento necessário;

b) definir a época ideal para o treinamento;

c) classificar as necessidades quanto ao conteúdo;

d) eleger a metodologia para cada necessidade de T&D;

e) documentar os eventos de treinamento;

f) programar os eventos de treinamento;

g) identificar os recursos internos e externos a serem mobilizados

h) orçar os investimentos;  

i) apresentar o plano de treinamento – obter a aprovação;

3.3 O Treinamento no trabalho, é aquele que ocorre no dia a dia com a realização de tarefas rotineiras e orientação da chefia, através de feedbacks.

3.4 O treinamento formal interno é composto por cursos, palestras e seminários para a capacitação dos funcionários e é realizado fora do local de trabalho. Normalmente é ministrado para um grande número de pessoas, minimizando o risco de perda de investimento. É exclusivo para funcionários.

3.5 O treinamento formal externo é aberto ao público, tendo como uma de suas vantagens o contato com colegas de outras empresas e a troca de experiências além de realizar networking.

3.6 O treinamento à distância é um tipo de treinamento que vem ganhado adeptos hoje em dia com o avanço da Internet. Este tem como vantagem, possibilitar a pessoas que não teria acesso a um local específico ou aquelas que trabalham e não disponibilizariam de um horário “comercial” para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com