TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINAR E O APRENDER NA EaD

Por:   •  8/3/2016  •  Dissertação  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES FACEL

Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas

Nome do Aluno: Bianca Morato Bezerra

Data de início: 26/07/2014

Disciplina:Metodologia do Ensino Superior

Data da Entrega:17/12/2015

O ENSINAR E O APRENDER NA EaD

Introdução:

A procura por cursos com ensino à distância, têm crescido muito nos últimos anos, devido as muitas vantagens e ferramentas que o estilo de ensino proporciona, procurando estimular a autonomia, o planejamento e a organização dos alunos, papel fundamental do professor/tutor do curso.

 

Desenvolvimento:

A educação à distância (EaD) é um processo de transformação no cenário educacional, que utiliza como ferramenta a tecnologia e que deveria ser reconhecida como uma alternativa de acesso ao conhecimento. É uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem com diferentes suportes.

Essas ferramentas (internet, televisão, vídeos, rádio) que são utilizadas no processo de aprendizagem e procuram diminuir a distância física e transforma a educação em algo universal e sem limites.

Por isso é crescente o número de estudantes nessa modalidade, principalmente daqueles que trabalham durante o dia e só possuem tempo disponível à noite.

A maioria dos alunos que frequentam os cursos de modalidade a distância são adultos, e muitos o procuram devido à metodologia que propõe o aprendizado com horários flexíveis, proporcionando também, uma oportunidade de acesso aos alunos residentes em municípios distantes dos grandes centros urbanos, ou que não possuem um curso superior em sua cidade.

E essa é uma grande vantagem, pois são quebradas as barreiras da distância, acesso, tempo, rotina. A liberdade, a possibilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar é um benefício.

O ensino à distância prima pela autonomia do estudante, que organiza seus estudos de acordo com a sua rotina e o sucesso depende, exclusivamente, de si mesmo.

Mas uma grande desvantagem nessa modalidade é a falta de interatividade, da ausência de trocas de experiências e dúvidas, entre os próprios alunos e entre alunos e professores/tutores.

A EaD só poderá ocorrer se houver um diálogo permanente entre os envolvidos, construindo assim, a comunicação como um dos seus elementos fundamentais, sobretudo, na relação tutor-aluno.

Os tutores são fundamentais, pois cabem a eles o acompanhamento da aprendizagem do aluno e das condições pedagógicas e materiais para que ocorra essa aprendizagem. Cabe a ele garantir o alcance dos objetivos propostos, criando uma parceria com o aluno para contribuir no processo de construção do pensamento e mediar as interações. O tutor deve estar atento para conhecer o aluno podendo assim, planejar suas ações de acordo com os objetivos educacionais.

Ricoeur (1969), quando descreve sobre a dificuldade desta relação, defende que o ensino é um teto comum do professor e do aluno:

Esta relação (professor-aluno) é difícil; sem dúvida uma das mais difíceis de ser exercida em nossa sociedade. É primeiramente uma relação assimétrica, em que a carga de competência e experiência dá licença, de parte do ensinante, ao exercício de um domínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com