TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE SERVIÇOS E DE APOIO ESCOLAR

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE SERVIÇOS E DE APOIO ESCOLAR - POLO IPORÁ

Acadêmica: Elisângela Vieira de Abreu

Diagnóstico da Realidade Escolar - Perfil/ Caracterização da Escola. 

Perfil/caracterização da Instituição

O Instituto Federal Goiano - IF Goiano, está localizado na Av. Oeste, 350 - Parque União, Iporá - GO, 76200-000. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), foi criado por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, fruto do reordenamento e da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, iniciados em abril de 2005. A construção do Campus Iporá do IF Goiano começou em 2008, quando a unidade foi criada, vinculada ao então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Verde.

O câmpus de Iporá foi inaugurado em 01 de fevereiro de 2010, mas as primeiras turmas, dos cursos técnicos em agropecuária e informática só iniciaram suas atividades acadêmicas em agosto do mesmo ano. Em 2011, iniciaram-se os cursos: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado, Técnico em Química e a Licenciatura em Química. Em 2012, mais dois cursos passaram a ser ofertados: Tecnologia em Agronegócios e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e em 2013, os cursos Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Agronomia em 2014.

Situado às margens da rodovia estadual GO-060 e dista 2 km do centro comercial da cidade. Atualmente, a cidade de Iporá conta duas instituições públicas de ensino, com uma unidade da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e uma unidade do IF Goiano. Quanto a participação da comunidade, diversos projetos e eventos foram criados nos últimos anos e mostram clara integração da instituição com a sociedade.

Diagnóstico da Realidade Institucional

         O IF Goiano tem como missão promover educação profissional de qualidade, visando à formação integral do cidadão para o desenvolvimento da sociedade.

No que se refere à gestão democrática e participativa, a gestão democrática no IF Goiano consolida-se nos diversos espaços de participação da comunidade interna e externa, por meio de ações que implicam respeito aos princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Tem como objetivo fundamental o desenvolvimento do ser humano orientado pelos valores da justiça social, equidade, solidariedade, gestão democrática, respeito, transparência e probidade pública, de maneira a preservar a sua dignidade e a desenvolver ações junto à sociedade com base nos mesmos valores.

A gestão do IF Goiano é feita de forma democrática e articula em relação à comunidade escolar (interna e externa), com estímulo e zelo à participação de toda a sociedade (comunidade acadêmica) e com apoio do Colégio de Dirigentes constituído pelo Reitor, Pró-Reitores e Diretores-gerais dos campi.

Quanto a relação com a comunidade, o PPI traz que o contato e a integração com a comunidade constituem-se como espaço privilegiado para a socialização do conhecimento produzido na Instituição, assim como para a construção de conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento regional e deve ser, por esses motivos, preocupação fundamental de todos os cursos ofertados em todos os níveis pelo IF Goiano. A integração com a comunidade local e regional visa organizar, apoiar e promover a participação ativa dos sujeitos por meio de ações destinadas a garantir a indissociabilidade da educação pública com atividades educativas em diferentes áreas e eixos tecnológicos, assim como, a preocupação com a educação inclusiva no que se refere às pessoas com deficiências e à questão de gênero.

O PPI possui uma avaliação pela comunidade escolar, ao concluir-se a organização da minuta do PDI 2019-2023, esta foi submetida à comunidade acadêmica do IF Goiano, por meio de consulta pública, para colaborações, sugestões e demais complementações. Ao findar desta etapa, a referida minuta foi validada pela Comissão Central e posteriormente apreciada pelo Conselho Superior do IF Goiano.

Quanto a estruturação do currículo escolar em prol de uma gestão democrática e participativa, a prática educativa no IF Goiano contribui para o desenvolvimento sustentável local/regional, permeando tanto a vida da comunidade acadêmica como o currículo dos cursos. A proposta de formação do IF Goiano é que os projetos pedagógicos dos cursos contemplem a integração curricular para que o processo ensino-aprendizagem se configure por práticas que privilegiem o diálogo interdisciplinar no qual se espera que, por meio da interlocução entre teoria e prática, entre áreas de conhecimentos e saberes, desenvolva-se o pensamento autônomo, reflexivo, crítico e criativo dos estudantes dos cursos.  

Essas concepções visam superar a fragmentação do conhecimento e de segmentação da organização curricular, por meio de metodologias, práticas pedagógicas e estratégias que promovam o desenvolvimento de capacidades, competências e saberes do estudante, necessários aos exercício profissional e a cidadania, possibilitando o acesso à cultura, a ciência, ao trabalho e a tecnologia, tendo como um dos princípios essenciais o currículo integrado e a interdisciplinaridade como base de organização curricular e pedagógica. Logo, a interdisciplinaridade está assegurada no currículo e na prática pedagógica, visando à superação da fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular.

É possível perceber, através do PPI do instituto, que há a preocupação com a formação para a cidadania, pois as ações do IF Goiano são voltadas à socialização de saberes teóricos e práticos, visando ao desenvolvimento das potencialidades dos alunos para que se constituam cidadãos participativos e corresponsáveis nos processos de transformação da sociedade. Dessa forma, a prática educativa promove o desenvolvimento do senso crítico do estudante em relação ao mundo e ao pleno exercício de sua cidadania, capacitando-o para as inovações tecnológicas. Essas premissas devem estar pautadas nos princípios da igualdade, solidariedade, equidade e sustentabilidade, que estão em consonância com os objetivos de melhorar as condições de vida da população, de criar mecanismos para uma melhor redistribuição de renda e de, consequentemente, primar por uma maior justiça social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com