TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha da aula 1 – 01/09/2022

Neste trabalho irei abordar como foi a aula que tivemos da matéria de Métodos Ágeis com o professor Gabriel Martins Mendes no dia 01/09/22.

O professor começou a aula falando dos ciclos de vida começando com o preditivo que tem a continuidade ágil. Sua principal característica é que o grau de mudanças em projetos que esse ciclo permite é muito mais baixo que os outros tipos do projeto. Obviamente as mudanças sempre acontecerão, porém, seu grau no ciclo preditivo será bem menor que as outras abordagens assim como sua frequência de entrega.

Outra abordagem é a iterativo que é basicamente quando já temos a participação do cliente no projeto no dia a dia, participando do desenvolvimento do projeto, passando um feedback constantemente a equipe para conciliar com os interesses. Nesse caso, as mudanças acontecem com uma frequência bem maior que a abordagem anterior, pelo fato do cliente estar mais próximo, a visibilidade de mudanças é maior alinhado as expectativas, buscando uma melhoria contínua e com a intenção da redução das incertezas. Geralmente a abordagem interativa, não tem um escopo tão bem definido.

Temos também a abordagem incremental que é onde ocorre as entregas parciais do projeto onde cada uma delas caminham agregando valor ao produto, serviço que será entregue ao projeto. Sua característica é de alta frequência das entregas e nesse caso não é aceita muitas mudanças já que as entregas são finalizadas em cada fase com a intenção de entregas de valor com aproveitamento imediato.

Por último temos a abordagem ágil que é o tema dessa matéria, essa abordagem possui um grau de mudanças alto com alta frequência de entregas também com características atrelada ao modelo interativo e preditivo.

Mas afinal de onde surgiu o Ágil, métodos ágeis, frameworks e scrum?

A verdade é que elas já existem a um bom tempo, porém foi lá por volta dos anos de 2000 que algumas pessoas como gerentes de projetos que trabalhavam com desenvolvimento de software, se reuniram para discutir melhores práticas para software, gerenciamento de projetos entre outros. Dessa conversa então, surgiu o manifesto ágil que trata de quatro valores e doze princípios. Os quatros valores são:

Indivíduos e Interações – São mais importantes que processos e ferramentas

Software em funcionamento – São mais importantes que documentos abrangentes

Colaboração com o cliente – É mais importante do que uma negociação dos contratos

Responder a mudança – Mais importante do que seguir um plano

Logo após o professor explica um pouco sobre o Scrum que um dos frameworks mais usados para quem trabalha com métodos ágeis utilizados para tratar problemas complexos e adaptativos entregando produtos com o mais alto valor possível, através dos seus papéis, suas atividades básicas e artefatos.

Por fim o professor passou algumas dinâmicas para que a gente pudesse aplicar os ciclos de vida e assim discutir qual a melhor maneira apara que o projeto pudesse ser entregue com sucesso.

Uma dessas dinâmicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com