TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

Projeto Integrado Multidisciplinar

HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Belém/Pa

2009

Projeto Integrado Multidisciplinar

HOSPITAL METROPOLITANO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Belém/Pa

2009

SUMÁRIO

                                                                                                     

1- Introdução

04

2 – Fundamentos de Administração

05

2.1- Descrição da Organização

05

2.2 – Comunicação Empresarial

07

2.3- Técnicas de Informática

08

2.4- Matemática Aplicada

09

2.5- Economia e Mercado

10

2.6- Gerenciamento de Pessoas

11

3- Conclusão

12

4- Referências Bibliográficas

13


1- INTRODUÇÃO

        O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é administrado pela Associação Cultural e Educacional do Pará(ACEPA), uma organização social de saúde (OSS), certificado pelo governo do Estado. Esse novo modelo de Gestão foi implantado pela primeira vez no Brasil pelo governo de São Paulo, sendo esta experiência pioneira na região Norte.

        OSS são organizações públicas não estatais, sem fins lucrativos que atendem a população dentro do princípio de universalidade e eqüidade. É a  vinculação estratégica entre Estado e Sociedade, em busca de melhores resultados, objetivando uma administração pública com maior eficácia e  efetividade, orientada para o cliente-cidadão, mediante controle social.

        Esta nova forma de prestação de serviço proporciona mecanismos gerenciais adequados para otimizar a ação do Estado, com maior qualidade e eqüidade, sendo ferramenta importante de inclusão social e efetiva implantação do SUS.

        A ACEPA foi a instituição escolhida em certame público para assumir o gerenciamento do Hospital Metropolitano. De acordo com o contrato, esta instituição deve prestar contas perante uma comissão de técnicos da Secretaria Executiva de Saúde do Pará, Conselho Estadual de Saúde e Tribunal de Contas do Estado. O controle de gestão tem vigência por cinco anos e será permanentemente avaliado para a certificação do cumprimento das metas. No âmbito de sua proposta, está previsto ainda, a formação e capacitação de recursos humanos para saúde no Estado e futura certificação como Hospital Escola.  

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

                O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência - HMUE, Razão Social Associação Cultural e Educacional do Pará – OSS, cadastrado sob o CNPJ 15.254.949/0002-76, foi inaugurado no dia 17 de março de 2006, localizado no município de Ananindeua-PA, Rodovia BR 316 – km 03 S/N  -  objetivando atender os pacientes do SUS oriundos , prioritariamente, de 26 municípios da região metropolitana e do nordeste do Pará. É um hospital público que prioriza o atendimento humanizado com qualidade aos pacientes do SUS , e ainda busca um nível de excelência na prestação de serviços oferecidos a população.

        Hoje além de destacar-se pela grandiosidade de seu conjunto arquitetônico, o HMUE é uma unidade hospitalar destinada a proporcionar resolutividade as situações clínicas de média e alta complexidade, relacionadas a traumatismos e queimaduras.

        O Hospital possui sofisticado Centro de Diagnóstico por Imagem dotado de equipamentos de última geração como Hemodinâmica, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Raio-X, Ultrassonografia e Endoscopia para realização de diferentes tipos de exames. Dispõe de 187 Leitos operacionais, sendo 20 destinados a UTI adulto e 5 a UTI Pediátrica. Seu Centro Cirúrgico possui 5 salas que funcionam com equipamentos de alta qualidade tecnológica.

        O HMUE é o primeiro hospital da região Norte que possui um Centro de Tratamento de Queimados, o CTQ, que funciona como um Setor independente do Hospital, visto que possui seu próprio Centro Cirúrgico, com capacidade para 20 leitos, ambulatório e espaço lúdico. Tem como um dos seus objetivos diminuir o tempo de internação de paciente vítimas de queimaduras, tendo como Missão prestar atendimento humanizado com qualidade aos pacientes do SUS em situação de Urgência e Emergência de média e alta complexidade, com especificidade em trauma e queimados, o seu principal objetivo é atingir o nível de excelência de Urgência e Emergência, e na gestão  com pessoas com certificação de Hospital de Ensino para capacitação de Recursos Humanos na área de saúde, tendo como Valores a Ética, Responsabilidade, Dedicação, Seriedade, Assiduidade, Profissionalismo e  trabalho em equipe.

        O Hospital Metropolitano é uma empresa de grande porte, com uma planilha de custos de  aproximadamente R$ 4.400.000,00 em média mensal, possui aproximadamente 1.200 funcionários, distribuídos nos diversos setores da empresa. Presta serviços a Saúde Pública e aos usuários do SUS, estando a Regulação sob a responsabilidade da SESPA (Secretaria de Estado de Saúde Pública)

ORGANOGRAMA DA ORGANIZAÇÃO DO HMUE

[pic 1]

2.2 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

        A Comunicação Social é a área de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e outras questões que envolvem a sociedade. Nesse sentido, a comunicação social trabalha com as técnicas de transmissão da informação e os impactos que a informação terá na sociedade. No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência a comunicação é trabalhada de forma integrada, onde procuramos valorizar a importância de cada profissional e suas habilidades. Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda são sub áreas que, trabalhando de forma integrada e sendo bem administrada, refletem resultados satisfatórios em relação à imagem institucional e, ainda, junto aos públicos interno e externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com