TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LUDICO NO PROCESSO DE ENSINO

Pesquisas Acadêmicas: O LUDICO NO PROCESSO DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  1.775 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

PEDAGOGIA

Rosiclaire Alves de Novaes RGM : 306112

MOGI DAS CRUZES

2014

1

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

PEDAGOGIA

Rosiclaire Alves de Novaes RGM: 306112

PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso solicitado como exigência parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

MOGI DAS CRUZES

2014

2

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

PEDAGOGIA

Ficha Catalográfica

Novaes, Rosiclaire Alves.

Processo de Ensino - Aprendizagem. O Lúdico e a Educação Infantil.

Orientação: Prof° Francisco Franco Mogi das Cruzes, SP, 2014,

Artigo apresentado ao Curso de Pedagogia. Universidade Braz Cubas.

MOGI DAS CRUZES

2014

3

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

PEDAGOGIA

PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL

O presente trabalho , Processo de Ensino-Aprendizagem, “O lúdico e a Educação Infantil”, vêm abordar a Prática Pedagógica na Educação Infantil tendo como objetivo refletir e analisar como tem sido efetivada a ação docente no cotidiano da educação infantil , por meio de releituras , pesquisas e revisão bibliográfica, de obras de BENVENUTI, Alice;CORIA-SABINE, Maria Ap.; LUCENA, Regina F. de; RAU, Maria C. T. D..

A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano.

Há milhares de anos e por várias civilizações o brincar tinha tanto a função de educar, quanto de entreter ,sendo uma importante ferramenta no desenvolvimento da sociedade .

Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da prática no cotidiano ,pois hoje o brincar é simbolizado por jogos e brincadeiras repleto de significados pedagógicos com a função de desenvolver o processo de ensino aprendizagem principalmente na educação infantil. Nesse sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da criança, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de socialização para que a criança tenha facilidade para explorar o espaço, se comunicar, interagir com o outro, imaginar e aprender sobre o mundo que a cerca.

MOGI DAS CRUZES

2014

4

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

PEDAGOGIA

Na sociedade em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois o indivíduo, é o único responsável pela própria mudança e o resultado da educação, apesar de todos os seus projetos, continua insatisfatório, percebendo-se a necessidades de mudanças no âmbito educacional.

Demorou muito, para que a criança, sua infância, jogos e brincadeiras fossem valorizadas pela sociedade, mesmo que tenha sido discutido na Antiguidade o que ficou marcado é que somente nas últimas décadas é que realmente ganhou importância. Importância de pensar sua relevância na vida diária da criança ,as concepções sobre um mesmo assunto diferem em diferentes momentos históricos, pois em cada época havia um ideal de homem e sociedade e esses ideais variam de acordo com as mudanças que ocorrem ao longo dos tempos, sejam políticas, econômicas ou sociais.

Na proposta aqui apresentada através dos jogos e brincadeiras, o aluno desenvolve a autonomia, o senso crítico encontra suporte para superar suas dificuldades e se relacionar com o mundo , cabendo ao professor e a escola respeitar as características e formas de pensar ,valorizando o sujeito.

Ao valorizar o sujeito a escola resgata sua função social, revitalizando as relações no espaço escolar como um espaço integrador, dinâmico, vivo, ao invés de um lugar cristalizado como transmissor de conteúdos da matéria.

Com esse olhar, o lúdico pode ser direcionado ao jogo e usado como recurso pedagógico que possibilita a percepção de que se a escola tem objetivos a atingir e se o aluno busca a construção de seu conhecimento,qualquer atividade dirigida e orientada visa um bom resultado,possuindo finalidades pedagógicas e reflexões sobre a brincadeira e o jogo na construção do simbólico e do imaginário, com seus possíveis impactos no processo de ensino-aprendizagem da criança..

MOGI DAS CRUZES

2014

5

UNIVERSIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com