TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ludico Na Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: O Ludico Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  1.677 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA: BRINCANDO E APRENDENDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

REVISÃO DE LITERATURA:

Antes de pesquisar sobre o jogo e a brincadeira, buscamos conceituar uma palavra que está intimamente ligada a essas ações: o lúdico.

Uma das palavras mais difíceis de conceituar é o lúdico. Ela se confunde com muitas palavras e na maioria das vezes ela está vinculada a várias outras palavras.

No dicionário (LUFT, 1990, p.351) lúdico: diretamente ligado ao jogo, ao brinquedo e a brincadeira.

Para Piaget (1971, apud. ROSA 2011, p.58) lúdico envolve não apenas uma forma de entretenimento para gastar energia das crianças, mas um meio que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual.

Muito se fala em jogo e brincadeira e grandes são as discussões da real existência da diferença entre essas duas palavras ou ações. Buscamos diversos conceitos a fim de sintetizar tais ações e entender como elas podem auxiliar os profissionais que atuam nas escolas.

Kishimoto, (2011, p.15) diz que definir o jogo não é uma tarefa fácil e quando falamos em jogo cada um pode entendê-la de modo diferente. Seu significado está atribuído as culturas diferentes, regras e objetivos que o caracterizam.

Para Friedman, (2006, p.17) o jogo designa tanto uma atitude quanto uma atividade estruturada que envolva regras e brincadeiras, refere-se, basicamente a ação de brincar, ao acompanhamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada.

Já para Rosa:

os jogos, brincadeiras proporcionam a imaginação às crianças, o brincar preenche necessárias que mudam de acordo com a idade, e proporcionam situações em que a criança cria regras. (2011, p.61).

Para uma ação prática, ou seja, uma forma mais direta de diferenciar o jogo da brincadeira no momento da aplicação de uma atividade. Assim encontramos o seguinte conceito:

Atividade que possui regra, com ganhador e perdedor, que o indivíduo escolhe participar, exige habilidades de seus participantes e podem trazer benefícios aos participantes, isso é JOGO. Atividade que não possui regras específicas, onde o ato de se divertir é o que mais vale. Pode trazer diversos benefícios, principalmente a criança que trás em sua essência a magia e a alegria de estar em harmonia com você e com que brinca com você, isso é BRINCADEIRA. (SILVA E GONÇALVEZ, 2010, p.29.)

Brincadeira é uma ação mais espontânea e bem direcionada que pode ensinar bons valores para quem brinca, não tem um fim estabelecido, não possui regras que interfira na dinâmica da atividade. Nela não existe ganhador ou perdedor.

Já o jogo é uma ação mais complexa que tem regras específicas, momento certo de acabar e necessita de uma preparação de quem joga, para saber lidar com as situações que ele pode proporcionar. Um exemplo disso é uma criança de 3 ou 4 anos que não está preparada psicologicamente para receber um estímulo de vitória ou derrota.

O jogo/brincadeira/lúdico pode ser uma ferramenta para os educadores conseguirem atingir uma evolução e melhorar sua metodologia, sua didática e, principalmente, conquistando a criança.

OBJETIVOS:

Encontrar formas de intervenções de jogo/brincadeira e o lúdico como ferramentas pedagógicas nas escolas buscando os benefícios que podem trazer para as crianças.

JUSTIFICATIVA:

O tema justifica-se pelo fato de que será de fundamental importância para os educadores conhecerem o valor das brincadeiras na educação, desencadeie a imaginação criadora, ajude o educando para que o mesmo não sinta no ato de ensinar uma rotina em que não se tem o prazer em aprender, pois a forma que lhe é ensinado é fundamental, ajudando a satisfazer alguma necessidade presente em seu interior, bem como resolver situações conflitantes, que a criança vivencia no seu dia-a-dia.

Já que a brincadeira faz parte da criança e incluir o jogo e a brincadeira no campo educacional tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e a construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados.

Brincar e jogar são coisas simples na vida das crianças, desempenham um papel fundamental na aprendizagem, e negar seu papel na escola é talvez renegar a nossa própria história da aprendizagem.

O lúdico favorece a auto-estima da criança e a interação de seus pares, proporciona situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com