TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL

Por:   •  29/6/2019  •  Abstract  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 7

MEMORIAL DESCRITIVO


INFORMÁTICA BÁSICA

Colider – MT
   

1.                                             APRESENTAÇÃO

O caderno de Informática Básica tem como objetivo identificar o modo de intervenção do ser humano na natureza e desta nas relações humanas, apontar os elementos que compõem a tecnologia da informação e reconhecer a dinâmica de implantação e difusão da internet no Brasil. Espero que a partir dessa disciplina eu possa conhecer melhor as tecnologias utilizadas no cotidiano, bem como suas ferramentas que auxiliam no trabalho e na educação. O caderno está dividido em nove unidades, sendo elas:

  • Unidade 1 – Descobertas e criações do homem e sua relação com a natureza;
  • Unidade 2 – Tecnologias e mercado de trabalho;
  • Unidade 3 – Sistema Operacional Windows 7;
  • Unidade 4 – Editor de Texto Word 2007;
  • Unidade 5 – Internet Explorer;
  • Unidade 6 – Sistema Operacional Linux – Ubunto
  • Unidade 7 – Editor de Texto Writer;
  • Unidade 8 – Navegador Mozilla Firefox;
  • Unidade 9 – Dicionário por associação de Inglês para Português.


2.                                           INFORMÁTICA BÁSICA

         

UNIDADE 1 – DESCOBERTAS E CRIAÇÕES DO HOMEM E SUA RELAÇÃO COM A NATUREZA E O TRABALHO

No primeiro capítulo do livro, o qual aborda a relação do homem com a natureza, pude entender a intervenção humana no meio e como ela se deu ao longo do tempo até os dias atuais. Como já dito anteriormente, em outros módulos, a tecnologia é o reflexo da capacidade intelectual humana de criar, inventar, transformar e aperfeiçoar técnicas e ferramentas. Deste modo, conforme iam aparecendo novas descobertas, passando pelo fogo e a roda, chegando nos metais e na escrita, um ambiente mais desenvolvido ia surgindo.

Após a descoberta da escrita e o início da Idade Antiga, muitas foram as transformações ocorridas, como, por exemplo, na Idade Média, foi inventada a prensa e os relógios mecânicos. Posteriormente, as Revoluções Industriais foram marcaram a humanidade com seus adventos tecnológicos. Na 1ª Revolução Industrial, caracterizada pela máquina a vapor, as indústrias, principalmente as têxtis multiplicaram seu rendimento. Já na 2ª fase, a industrialização contou com a eletricidade, com o petróleo e com o aparecimento de novos produtos químicos. Assim, de forma breve, pude entender como a tecnologia acompanhou os meios de produção até interferir de maneira global – a globalização que temos hoje.

Dada a passagem cronológica dos adventos tecnológicos, faz-se importante ressaltar sobre o que se trata a tecnologia de informação. As grandes revoluções tecnológicas manifestaram-se de acordo com as necessidades e anseios do homem de acordo com a sua época, uma vez que a tecnologia se baseia nas invenções que afetam a vida humana. Entre as tecnologias de informação está o conjunto convergente de tecnologias em microeletrônica, computação, telecomunicação e optoeletrônica. Assim, de tudo isso se destaca a internet – a rede mundial de computadores.

Além disso, o capítulo abordou sobre a internet no Brasil que, apesar de ter chegado em meados da década de 80 e passado por tantos avanços, ainda não está disponível para uma grande parcela da população brasileira. Há ainda muito o que ser feito para melhorar o quadro de inclusão digital, como desenvolver infraestrutura e definir politicas publicas eficientes para o setor de tecnologia da informação.

Assim, na unidade 1, compreendi os recursos tecnológicos que interferem no processo de globalização, bem como sua atuação na era da informação.

UNIDADE 2 – TECNOLOGIAS E MERCADO DE TRABALHO

Nesta unidade, foi apresentada a relação da tecnologia no mercado de trabalho, bem como na formação do trabalhador. É possível fazer uma comparação de como era o trabalho antes e depois da Revolução Industrial. Na sociedade pré-industrial, não havia uma divisão rígida de trabalho, pois o mesmo artesão produzia seu produto do começo ao fim. Já com a Revolução Industrial, há uma acentuada divisão de trabalho, em que os meios de produção são de posse dos industriais e o trabalho dos operários fazem parte de um produto que visa unicamente ao lucro. E, no pós-industrial, começa a chamada revolução tecnológica, a qual fez surgir outros setores de produção e trouxe novas organizações de trabalho. Apesar da tecnologia eliminar empregos tradicionais na indústria, ela também cria outros empregos ligados à informação.

Assim, a tecnologia impõe que os trabalhadores sejam qualificados a fim de ocupar as exigências contemporâneas do mercado de trabalho. Daí surge a necessidade da qualificação profissional que atenda as mudanças propiciadas pela informática, haja a vista a necessidade de um perfil que satisfaça novos cargos e novos ramos que substituíram os tradicionais. Assim, pude entender que a tecnologia não somente é essencial nas tarefas diárias, mas também é fundamental na minha formação como profissional.


UNIDADE 3 – SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7

Na unidade 3, aprendi sobre o Windows 7. O que é o Windows 7? É uma versão do sistema operacional Windows, ou seja, um software responsável pelo funcionamento do computador de acordo com o que queremos. Através dele podemos ligar o computador e acessar a área de trabalho (desktop), onde estão os ícones (figuras que representam os recursos do computador) e a barra de tarefas (utilidade que mostra as janelas abertas e permite fixar as que são usadas com maior frequência). Além disso o Sistema Windows oferece opções de aplicativos úteis, como editor de textos, criação de imagens (Paint), ferramentas que melhoram o desempenho do computador e até mesmo calculadora.

Com as explicações oferecidas, conheci cada um dos aplicativos, bem como utilizá-lo de forma básica e objetiva. Além disso, acessei o painel de controle e encontrei opções de alterações bastante uteis, como hora, data fontes e aplicativos. Com os pratiques, efetuei algumas ações no computador e as demonstrarei na seção de exercícios.

UNIDADE 4 -  EDITOR DE TEXTO WORD 2007

Neste capítulo, foi abordado sobre o aplicativo mais conhecido e mais utilizado para a edição de textos que, inclusive, é a ferramenta que utilizo na produção do meu Memorial Descritivo. Através das explicações pude aprimorar minha experiência com o Word 2007, uma vez que foram enunciados os principais tópicos para poder utilizá-lo de forma correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com