TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo Modelo De Gestão Hospitalar Pós-Pandemia

Por:   •  13/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 10

O Novo Modelo De Gestão Hospitalar Pós-Pandemia

Valeria Freitas Soledade¹

Resumo

 As inovações tecnológicas na saúde e nos processos de gestão hospitalar, novo conceito de Hospital, ferramentas de gestão, a importância do ensino continuado, Gestores e colaboradores qualificados para o novo modelo de gestão, telemedicina, teleconsulta, aplicativos para marcação e acompanhamento de consultas e seu prontuário eletrônico, WhatsApp Business são estratégias utilizadas nesse momento de pandemia com o objetivo de agilizar o atendimento que incluem mensagens de automação, além da robótica. No entanto verifica-se a necessidade de participação mais ativa do usuário e sociedade de forma a fiscalizar e cobrar estratégias que viabilizem um atendimento rápido e seguro.

Palavras-chave: Inovação Tecnológica. Novo modelo de gestão. Tele Consulta. Telemedicina. Aplicativos em Saúde.

1 INTRODUÇÃO

         No século XIII os hospitais eram conhecidos como “morredouros" local de separação entre os enfermos para morte, as Santas Casas de Misericórdia até a metade do século XVIII eram instituições destinadas a ajudar os mais necessitados, pobres, tripulantes ou pessoas abandonadas nas ruas, tais como, crianças, peregrinos entre outros.

Os hospitais eram instituições filantrópicas, mantidas com doações, para o exercício das atividades. O seu papel na época era atuar com um trabalho de acolhimento, porém esse modelo de cuidar hoje, já não é mais “bem visto” pelas Instituições de saúde que operam atualmente. “hospital ou nosocômio na idade média,sua missão era cuidar, tratar doentes, peregrinos proporcionando diagnósticos, e podendo ser variado (Laboratório, Clínico, Cinesiológico - funcional etc).

 Hoje com os grandes avanços tanto na medicina quanto na tecnologia a (OMS) Organização Mundial da Saúde define o novo conceito para o cuidado à Saúde como “Preventiva, curativa, restaurativa, ensino e pesquisas”. Em cumprimento desse novo conceito, a Lei Orgânica do SUS 8080 dispõe sobre as obrigações da atuação do Estado, que a Saúde não é só ausência de doença, mas o bem estar físico e mental.

Ferramentas de gestão possibilitam um bom gerenciamento, e ajudam na tomada de decisões. O ensino continuado vai aprimorar em todos esses processos, o gestor qualificado deve ser conhecedor de processos e ferramentas como aplicativos de saúde, que permite o acesso para marcar e acompanhar o andamento de consultas e exames,tais como a visualização de prontuário. O WhatsApp Business é especialmente destinado às empresas, como uma ferramenta que oferece diversas vantagens para agilizar o processo de adesão.

A substituição humana em “alguns processos" por máquinas que atualmente já vem sendo utilizadas em vários países. Segundo Reibnitz (2016),é relatado que:

O ‘aprender fazendo’, com pausas retrospectivas sobre as ações visando aprender a partir das reflexões realizadas têm repercussões no processo ensino aprendizagem, para o exercício de uma prática reflexiva que articula o mundo do trabalho com a academia, aproximando o processo de formação dos enfermeiros das demandas reais dos serviços, consequentemente, melhorando a qualidade assistencial. (BETTANIN; RODRIGUES; BACCI, 2019, v.17, n.1)

 O objetivo da presente pesquisa foi avaliar e rever a importância do uso da tecnologia, ao novo padrão de serviço a saúde, com o intuito de demonstrar aos profissionais de saúde o quão é importante o uso da tecnologia dentro e fora das instituições de saúde a educação continuada para todos do sistema de prestação de serviços, principalmente os gestores que são os pontos chaves para que essas mudanças aconteçam de forma saudável.

 2 METODOLOGIA

 Este trabalho consistiu em revisão literária cuja a estratégia de busca, incluiu consultas à base de dados eletrônicas nas revistas Bvsalud, Spell, Google acadêmico, scielo o alvo foram estudos com abordagem um novo modelo de gestão pós pandemia, um levantamento de informações foi conduzido por meio da análise de múltiplos recursos, publicações de revistas e documentos disponíveis na internet. Além disso, o estudo também contou com o auxílio de sistemas de inteligência artificial para ampliar a abrangência e profundidade da pesquisa. Foram selecionados vários artigos acerca da evolução da tecnologia nos serviços de saúde. Toda pesquisa foi nos idiomas Inglês e traduzido no idioma oficial do Brasil em Português.

 3 REVISÃO DE LITERATURA

Atualmente o nosso cenário da assistência à Saúde, encontra-se em grandes transformações. No entanto, essas mudanças ainda são lentas, principalmente nas pequenas cidades em desenvolvimento. Vendo por essa razão de acordo com os artigos as grandes dificuldades encontradas na gestão, é a falta da educação continuada, falta de incentivo para os colaboradores, para adentrar nesse novo momento. (TERELLY, 2020).

 Essa revolução 4.0 que conhecíamos que veio com grandes novidades e mudanças, esse novo olhar para a saúde e todas as outras áreas propostas, a educação em saúde e educação na saúde como fatores preponderantes à consolidação do SUS. Entretanto, por mais que seja constatada a importância desses temas no processo de consolidação do SUS, são inúmeros desafios, entre eles o planejamento e organização dos serviços, a execução das ações de cuidado e na gestão, por vezes ignorado e colocados em segundo plano (FALKENBERG et al, 2014).

 A tecnologia na saúde vem dar um novo rumo para os processos, para as assistências, eliminando todo o contexto anterior de assistência na qual conhecíamos. Trazendo os processos físicos para o sistemas digitais facilitando o desempenho das atividades, esse novo modelo de gestão promete atender e acabar com as filas nos Hospitais, unidades assistenciais; assim facilitando para os usuários, os canais digitais como WhatsApp Business permite que as empresas disponha de todo o seu portfólio com todos os seus serviços disponíveis para o cliente, além do mesmo poder estar tirando todas as suas dúvidas e tendo agilidade no atendimento; outra ferramenta já muito utilizada pelas empresas são os aplicativos, que permitem um serviços mais complexo, dando autonomia para o cliente fazer o seu cadastro online e suas marcações de consultas, exames e acompanhar os resultados dos procedimentos e tem inclusive acesso a seu histórico sem pilhas enormes de prontuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com