TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR E DO BIBLIOTECÁRIO NA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Por:   •  28/10/2021  •  Artigo  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 12

O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR E DO BIBLIOTECÁRIO NA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO*

Rayane Campos Cordeiro¹

Tássia Carla Wolff Silva[1]

RESUMO

Diante da realidade em que vivemos, iremos analisar o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário na mediação da informação. Com o objetivo de analisar esta atuação dentro do ambiente escolar, verificando se esta havendo contribuição para a formação do leitor e do cidadão. Verificar se há interação entre o bibliotecário e o corpo docente e como essa interação contribui para a formação do aluno leitor. Utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica para obtermos os resultados referentes a esta pesquisa. De acordo com a literatura estudada, foi observado que há uma serie de problemas existentes dentro da biblioteca escolar e que o bibliotecário, enfrenta varias barreiras para tentar desenvolver suas atividades e contribuir com a melhor formação do corpo discente. Concluímos que, mesmo perante todos os problemas do cotidiano, a biblioteca é uma ferramenta de excelência para auxiliar o trabalho do corpo docente e, que o bibliotecário é um intermediador de informação.

Palavras-Chave: Informação. Biblioteca Escolar. Bibliotecário.

1INTRODUÇÃO

A razão de se estudar o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário na mediação da informação, é a de examinar se os professores tem conhecimento do acervo existente na biblioteca escolar, se os mesmos incentivam seus alunos á prática de pesquisa e leitura, e se a biblioteca está cumprindo com o seu papel de formar leitores e os incentivar à pesquisa. Além de analisar se o acervo favorece aos seus usuários as condições necessárias para que os mesmo pratiquem leitura e realizem seus projetos de pesquisa.

No decorrer do levantamento do material analisado, surgiu o interesse em se aprofundar no tema, a partir dos problemas apresentados na obra autora GARCEZ, 2007, nas quais enfocará a precariedade existente nas bibliotecas escolares onde as mesmas são vistas na maioria das vezes como um estoque de livros para a leitura, e relata o déficit que o bibliotecário apresenta ao não se dinamizar com as atividades didáticas – pedagógicas, onde o mesmo deveria contribuir para o melhor aproveitamento dos estudos. Relacionado a isso o artigo foi baseado em Pesquisa Bibliográfica.

Esta pesquisa visa contribuir positivamente para área da Biblioteconomia, para que outros estudantes da área possam visualizar e sentirem-se atraídos pelo o tema estudado e para que outras pesquisas sejam realizadas com o propósito de encontrarem soluções para tentarmos resolver as falhas existentes no âmbito da biblioteca escolar. Além de contribuir para a sociedade em geral, pois a biblioteca é a principal ferramenta de estudo aplicada para auxiliar os seus usuários na construção do conhecimento.

Dentro da escola, o professor tem por função ser transmissor de informação para que o aluno possa gerar conhecimentos, os quais irão servir para a formação de cidadãos, e cabe à escola instigar o aluno as praticas de leitura e cidadania, já que muitas das vezes não há esse estimulo em casa. Para auxiliar nas atividades de sala de aula, é necessário que os professores incentivem os seus alunos a ampliarem as suas visões com relação ao material que esta sendo estudado, mas para que esse tipo de incentivo aconteça é preciso que os professores conheçam as ferramentas que podem utilizar para melhorar as suas atividades didático – pedagógica. Os mesmo tem que ter conhecimentos dos materiais que a biblioteca utiliza e disponibiliza para que complementem e possam dinamizar em suas aulas.

Os professores precisam contar, em seu local de trabalho, com materiais de apoio e consulta. E estudantes devem, desde cedo, ser informado da existência desses materiais, da necessidade e possibilidade de irem formando seus próprios caminhos na conquista do saber. (GARCIA, 1998, P. 82).

Mas, não basta somente o incentivo dos professores, a escola como um todo tem que estimular atividades de leituras, e incentivar os seus alunos a sentirem interesse pelo universo dos livros. Já que, é papel da escola, formar cidadãos que são capazes de ler não somente um rótulo de um determinado material, mas que possua em sua cultura o interesse em sempre buscar novos conhecimentos e novas informações. Porém, para que isto aconteça é importante que a escola possua uma biblioteca com um acervo que supra as necessidades de seus usuários, mas aqui não nos referimos somente ao corpo discente, mas aos docentes e a todos os outros funcionários da escola. Para isso, é de extrema importância que a biblioteca conheça o seu público alvo, e monte o seu acervo de acordo com as características ao grupo de leitor ao qual se destina.

Sabemos que nas escolas públicas, o material existente no acervo é custeado pelas organizações governamentais, e logo, o acervo deixa a desejar muitas das vezes, porque o governo não possui interesse em investir em uma educação de qualidade. Segundo Garcia: “Nas escolas públicas, a aquisição do acervo cabe ao órgão mantedor. Apesar do incentivo que o governo, em seus diferentes níveis, vem oferecendo às escolas, o acervo em geral deixa a desejar [...] (1998, p. 38). Contudo, é necessário que os professores e os próprios alunos, informem aos bibliotecários, as obras que os auxiliariam em suas atividades, para que o bibliotecário selecione e inclua no acervo da biblioteca escolar. “Sugestões de professores e alunos são imprescindíveis [...]” (GARCIA, 1998, p. 39).

Para estimular a interação entre os alunos e a biblioteca, é essencial que a mesma disponha de um espaço físico que seja apropriado para acolher os alunos de todas as idades, que possua um ambiente agradável e que a mesma esteja sempre á disposição de seus usuários, além de contar com a presença do bibliotecário que irá os auxiliar no contato com os livros. Lembrando que é importante que os alunos possam ter contato direto com os materiais existentes na biblioteca, os mesmos precisam se sentir livre e à vontade para manuseá-los e manter a sua relação de leitor/pesquisador com o material disponível no acervo.

2 A ATUAÇÃO DA BIBLIOTECA E DO BIBLIOTECÁRIO NA ESCOLA

        Ao analisarmos o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário na mediação da informação, no ambiente escolar, acreditamos na premissa que ambos são essenciais para o aprendizado, formação de leitores e do cidadão. De acordo com Caldin (2005): “Além de despertar o gosto pela leitura de forma habitual de lazer, um dos objetivos [...] é a formação do cidadão consciente e capaz de um pensamento crítico e criativo [...].”.

Na sociedade em que vivemos a atuação do bibliotecário e da biblioteca no contexto escolar, pode gerar alguns tipos de polêmicas/tabus. Isto porque somos cientes da realidade na qual as bibliotecas das escolas públicas se encontram, a maioria encontram-se em estado de precariedade. Há casos onde alguns alunos, até mesmo professores e outros profissionais que trabalham nas instituições de ensino da rede pública, visam às bibliotecas, na maioria das vezes, como um estoque de livros para a leitura, ou ainda como um lugar onde os alunos ‘mal-disciplinados’ vão para lerem um livro, na maioria das vezes, obrigado, por não terem feito alguma tarefa em sala ou não terem se portado corretamente. Garcia, (1998, p. 13) afirma que “A biblioteca escolar é vista [...] como um lugar que são armazenados livros [...] a alunos indisciplinados [...].”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com