TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO E O CONTROLE DO LUCRO

Por:   •  22/2/2017  •  Abstract  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 11

O PLANEJAMENTO E O CONTROLE DO LUCRO

As operações empresariais no ambiente econômico conturbado, competitivo  nos nossos dias, tornam-se cada vez mais complexas e instáveis.

Todas as empresas buscam se adaptar a um meio em que a alocação de recursos constitui um desafio cada vez mais sério, com uma queda dos lucros, custos cada vez maiores e as pressões cada vez mais fortes para manter os preços baixos.  

As reações rápidas aos eventos que ocorrem possibilitam as chances da empresa em aumentar seus lucros, isto é operar com sucesso.

O orçamento representa um dispositivo de planejamento e controle que habilitam a Gerencia a antecipar mudanças e adaptar-se a elas.

Acredito ainda, que o planejamento é um processo de pensar de forma contínua que envolve decisões: antes, durante e depois da sua construção e ajustes na implantação.

Segundo Steiner (1969) cinco são as suas dimensões:

  1. assunto abordado: produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos, tecnologia, e outros;
  2.  elementos: objetivos, metas, estratégias, políticas, programas, normas e procedimentos entre outros;
  3. duração: curto, médio ou longo prazo;
  4. unidades organizacionais (abrangência): corporativo, filias, grupos funcionais, divisões, departamentais, de produtos, etc.
  5. dimensão: complexo ou simples; qualidade ou quantidade; estratégico ou tático; confidencial ou publico, formal ou informal, econômico ou caro.

1. DEFINIÇÃO DE ORÇAMENTO

Planejamento e controle do lucro é usado por muitos autores no mesmo sentido da expressão Orçamento Empresarial. Orçamento e Planejamento, Plano de lucros, Plano de Operações, Administração e Controle Orçamentário e Budget, são terminologias isoladas, fruto de traduções de diversos autores, mas que indicam uma só matéria: ORÇAMENTO.

A fim de melhorar o nível de conceituação do orçamento, examinemos algumas definições de autores especializados na matéria:

Welsh,G.A: define que o orçamento de uma empresa (plano de lucro) consiste em um plano administrativo abrangendo todas as fases das operações para um período futuro. É uma expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas da alta administração para a empresa como um todo e nas subdivisões. Os objetivos de receitas são expressos no orçamento de vendas; as metas de despesas são expressas no orçamento de despesas. Ambos devem ser alcançados para que se possa obter o lucro líquido e o retorno sobre o investimento planejado.

KOHLER,E. (in Tung): define o orçamento como um plano financeiro que serve para estimativa e controle das operações do futuro.

HECKERT e WILSON (in Tung): aborda o orçamento como sendo um plano de coordenação das ações financeiras para a empresa cumprir. Trata-se de um plano financeiro da empresa como um todo, visando o alvo final.

WALTER, M.A: o orçamento é a definição quantitativa dos objetivos e do detalhamento dos fatores necessários para atingi-los. A elaboração do orçamentos tem por base o Planejamento Global da empresa e de seu acompanhamento sistemático resulta o Controle.

2. ORÇAMENTO E AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS BÁSICAS

Ao analisar o assunto Welsh, acredita que as funções administrativas básicas que são úteis à analise do planejamento e controle de lucro são:

  • Concepção das Oportunidades Empresariais
  • Planejamento
  • Execução
  • Controle
  • Avaliação do Processo

Sendo que o ciclo fecha-se continuamente na administração diária, mensal e anual da empresa. É inerente, a este próprio ciclo os efeitos contínuos e significativos de motivação e comunicação, fatores fundamentais no que diz respeito a cada função básica.

Segundo o autor, embora as funções se sobreponham (são quase inatingíveis) cada função deve ser apresentada separadamente para facilitar o trabalho.

2.1 O CICLO DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS BÁSICAS

  • Concepção das Oportunidades Empresariais

Esta função exige investigação agressiva, iniciativa e criatividade para novas idéias (produtos, mercados, tecnologia, limite de ação, novos meios e financiamento, meios de aumento de produtividade, etc.)

  • Planejamento

Segundo ANSOFF (1993), são três os níveis de planejamento de acordo com a natureza dos problemas que se pretende solucionar:

a) Planejamento Estratégico: as decisões são referentes ao ambiente externo a empresa, a produtos ou mercados. Ex.: lançamento de uma nova linha de produtos x no mercado y.

b) Planejamento Administrativo: são decisões que envolvem a melhor utilização dos recursos humanos, financeiros, máquinas. Ex.: reorganização de uma seção administrativa da empresa.

c) Planejamento Operacional: buscam a utilização dos recursos para um determinado período. Ex.: alocação de recursos financeiros para as áreas x,y e z.

A elaboração do orçamento para um determinado ano é vista, muitas vezes, mais como uma atividade operacional do que estratégica da administração; porem ressalte-se que tanto o planejamento estratégico como administrativo integram o Orçamento através da viabilização das metas e projetos internos da organização.

  • Execução:

Fase da ação ou atividade.

  • Controle

        

A função do controle em um sentido amplo envolve o processo de:

  1. Avaliação de Desempenho;
  2. Comparação do desempenho real com os objetivos, planos, padrões, etc.;
  3. Ações corretivas quando o desempenho efetivo não é satisfatório.

  • Avaliação dos Processos

Os processos vistos anteriormente de planejamento, execução e controle são complexos. É necessária uma atenção para o aperfeiçoamento do ciclo – novas abordagens, técnicas e pontos de vista. O “feedback” contínuo das informações relativas ao ciclo de atividade é fundamental para o aprimoramento.

[pic 1]

3. A ADMINISTRAÇÃO E O PLANEJAMENTO

A experiência tem demonstrado que as empresas de maior sucesso são as com objetivos e planos bem definidos. Uma administração confusa, apenas baseada nos “problemas do dia-a-dia”, tem se mostrado menos eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com