TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

Artigos Científicos: O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  3.812 Palavras (16 Páginas)  •  1.444 Visualizações

Página 1 de 16

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

LUCIANE DA CUNHA PAULA FIGUEIREDO

O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

SÃO MATEUS – ES

2014

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

LUCIANE DA CUNHA PAULA FIGUEIREDO

O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Alfabetização e Letramento.

SÃO MATEUS – ES

2014

O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

LUCIANE DA CUNHA PAULA FIGUEIREDO

RESUMO

Durante a análise desse artigo, abordaremos como transcorre o processo da alfabetização e o letramento. Como acontece a organização da escrita e da leitura, como se deve buscar alcançar seus desafios e metas, rumo ao processo de crescimento nas tomadas de decisões sociais, visando a contribuição para uma sociedade mais democrática, e tento na educação a precursora dessa conquista. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com a visão de enfatizar as abordagens de Paulo Freire (1996), Emília Ferreiro (2007), Magda Soares(2007), Geraldi (2007), Maria Russo e Maria Vian (1999), Jean Piaget (1975), Vygotsky (1975) e outros, sob o processo da aquisição da aprendizagem, alfabetização e o letramento. Conclui-se a necessidade dos educadores em adquirir a fundamentação teórica, para que sua prática educativa seja exercida com eficácia, a conquistar assim os objetivos propostos.

Palavras-chave: Alfabetização. Fases. Letramento. Processo. Diagnóstico. Reflexão.

Introdução

Atualmente se faz necessário cada vez mais abordagens sobre esses dois processos fundamentais na vida dos seres humanos, a alfabetização e o letramento. Processos esses interligados. A alfabetização e o letramento são conceitos frequentemente confundidos ou sobrepostos, é importante distingui-los, ao mesmo tempo em que é importante aproximá-los: a distinção é necessária porque a introdução, no campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente a especificidade do processo de alfabetização, por outro lado, a aproximação é necessária porque não só o processo de alfabetização, embora distinto e específico, altera-se e configura no quadro do conceito de letramento, como também este é dependente daquele.

O tema de estudo, terá como área de análise o processo da alfabetização e do letramento, de como transcorre as fases da alfabetização e a importância do letramento. As etapas da alfabetização terão como base as concepções de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, mas no transcorrer de seu desenvolvimento será explanado de forma sucinta a reflexão da prática educativa (abordagens de Paulo Freire); conceito de aprendizagem (na visão de Jean Piaget e Vygotsky), alfabetização e letramento (Magda Soares); as contribuições da didática a esse processo.

O artigo visa oportunizar aos alfabetizadores, um embasamento teórico, rompendo assim a prática pela prática. Pois ao adquirir tais conhecimentos o educador irá desenvolver sua atividade com mais eficácia, segurança, como FREIRE, aborda: (...) como professor preciso me mover com clareza. Preciso conhecer as diferentes dimensões que caracterizam a essência da prática, o que me pode tornar mais seguro do meu próprio desempenho. (Freire, 1996. p.80), despertando a visão de que o constante aperfeiçoamento, através de cursos, palestras, artigos, e outros recursos venham contribuir para o seu crescimento profissional.

Em suma espera-se que os objetivos almejados sejam alcançados, que de fato possa haver aprendizagem na elaboração desse artigo, a contribuição teórica aos interessados nessa área da educação.

Desenvolvimento

O conceito da alfabetização, abrange a aquisição das habilidades da escrita e da leitura. É compartilhar as dificuldades do aprendiz, analisá-las, entendê-las e sugerir alternativas e soluções. Conforme os estudos de Emília Ferreiro e outros pesquisadores, o processo é longo; pois a criança irá passar pelas etapas da observação, hipóteses, elaboração e reelaboração de conceitos, até se tornar alfabetizado. A criança pela visão de Emília irá passar por quatro fases durante a alfabetização.

É de suma essência, ter a visão de que a alfabetização e o letramento não acontece somente pelo veículo escola. Precisa-se valorizar os conhecimentos que a criança já traz consigo ao chegar no âmbito educacional, ela traz uma bagagem de uma alfabetização ainda não explicita, mas já oculta descobrindo respostas para as indagações e descobertas, como afirma Ferreiro:

Desde que nascem (as crianças são construtoras de conhecimentos). No esforço de compreender o mundo que as rodeia, levantam problemas muito difíceis e abstratos e tratam, por si próprias, de descobrir respostas para eles. Estão construindo objetos complexos de conhecimentos e o sistema de escrita e um deles (FERREIRO, p.64).

A sociedade intitula a escola como o principal ambiente de aprendizagem, para a consolidação desses processos de alfabetização e letramento. Mas é com a vivência familiar que se aprende a emitir os primeiros sons e palavras, e assim cabe a escola desenvolver o aprimoramento desse processo, com todas as regras que abrange a escrita e a leitura. O índice de analfabetismo no Brasil, subiu em relação a última pesquisa, realizada pelo IBGE /2011 estimada em 8,6%, o aumento foi para 8,7 % IBGE/ 2012, abrangendo uma população de 13,2 milhões de analfabetos, das pessoas de 15 anos ou mais de idade. Ao lado desse índice, é importante salientar os alfabetizados funcionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com