TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE LOGÍSTICO

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.254 Palavras (26 Páginas)  •  3.253 Visualizações

Página 1 de 26

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL (UNICID/ UNIFRAN/ UNICSUL) ADMINISTRAÇÃO

ELAINE CRISTINA DOS SANTOS BARBOSA FLAVIO ALENCAR RANGEL

JOANA DARC PAIVA DOBRAS KARINA FRANCISCO CARBONI SHEILA REGINA FERNANDES SERRA WALQUIRIA PONTES DA SILVA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO- EMPRESA

NATURA

SÃO PAULO – SP 2020

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO

ELAINE CRISTINA DOS SANTOS BARBOSA – RGM : 16641701 FLAVIO ALENCAR RANGEL – RGM : 22238832

JOANA DARC PAIVA DOBRAS – RGM : 22177612 KARINA FRANCISCO CARBONI – RGM : 18766153 SHEILA REGINA FERNANDES SERRA – RGM : 17999189 WALQUIRIA PONTES DA SILVA – RGM : 18381928

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO- EMPRESA

NATURA

Trabalho de projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar – ambiente logístico – 2020, sob a orientação do Professor Tutor Marcio Francisco.

SÃO PAULO – SP 2020

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo, expor modelos logísticos da empresa NATURA COSMETICOS S/A, que tem a sua sede localizada em Cajamar, Estado São Paulo, em um complexo que abriga quatro fábricas, entre elas a área de logística. A empresa desenvolve, fábrica, distribui e comercializa produtos de higiene e beleza, voltada para a qualidade, sustentabilidade e excelências de seus produtos. Foi feito um levantamento sobre a origem da empresa, ramo de atuação e principalmente a distribuição dos seus produtos, através de planejamento, organização e controle das atividades de transporte e armazenamento.

A fim de se criar maior vínculo à cerca do assunto estudado, além da pesquisa exploratória, também fizemos uso da pesquisa descritiva, buscando ao longo dos textos inserir dados quantitativos, como, número de colaboradores, volume de negócios, área de atuação, entre outros.

Embora a essência deste projeto seja a pesquisa exploratória, na forma como foi realizada a apresentação organizacional, vincular dados quantitativos juntamente aos textos, imagens, tabela descritiva e explicativa, conseguiu-se uma conclusão clara e objetiva. A Natura faz uma boa gestão de seus setores organizacionais, é óbvia a grande atenção ao ambiente logístico, deixando claro que de todas suas qualidades, o planejamento estratégico se destaca.

Palavras-chave: Natura; Serviços Logístico; Transporte.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. A EMPRESA        5
  1. Denominação e construção da empresa        5
  2. Dados relevantes        6
  3. Relação das filiais        8
  4. Funcionários        8
  5. Principais produtos.        9
  6. Principais Fornecedores        9
  7. Relação dos Principais Fornecedores        10
  8. Comunidade Fornecedora        10
  9. Fornecedores Rurais.        10
  10. Insumos.        11
  11. Matéria Prima e Serviços Fornecidos        13
  1. OPERAÇÕES DA EMPRESA        14
  1. Serviços Logísticos.        14
  2. Prestadores de Serviços Internos        14
  3. Serviço de Marketing        14
  4. Principais Mercados e Segmentos        15
  5. Compras        15
  6. Estoques        17
  7. Armazenagem e Picking        19
  8. Transporte        21
  9. Análise Interna e Externa – Natura        22
  10. Análise Interna e Externa – O Boticário        24
  1. CONCLUSÃO        26
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27
  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse projeto visa as práticas do ambiente logístico desenvolvido por uma empresa, foi feito uma pesquisa em fontes confiáveis para enriquecimento do conteúdo.

A empresa escolhida é a Natura Cosméticos S/A, devido a competitividade muitas empresas optaram pelas vendas de forma tradicional e pela internet, para obter vantagens sobre as concorrentes possuem uma rede logística de alto desempenho.

A logística é responsável pela distribuição, através do planejamento, organização e controle das atividades de transporte e armazenagem, facilitando o fluxo de materiais.

As empresas como a Natura que adotam o sistema de vendas do tipo venda direta, investem cada vez mais na logística, diminuindo o prazo de entrega e ampliando a capacidade de atendimento dos pedidos.

A Natura cuja estratégia de vendas é a direta, é possível chegar até as suas consumidoras de forma personalizada e explorando os principais atributos de seus produtos de modo adequado e convincente.

  1. A EMPRESA

Natura Cosméticos S.A é uma empresa brasileira do ramo de Cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal que está no mercado há 51 anos. Iniciou-se como empresa privada, tornando-se empresa de capital aberto em 2004.

Como líder no setor de venda direta no Brasil, a Natura atingiu um volume de negócios líquido de 7,9 milhões de reais em 2016, e além do Brasil, a empresa está implantada também em países como Argentina, Chile, México, Bolívia, Peru, Colômbia, Estados Unidos e França.

Sua fabricas situam em Cajamar (SP), Benevides (PA), Manaus (AM) e em Nova Iorque (EUA), além de oito centros de distribuição.

A Natura trabalha com compromisso ao meio ambiente, e isto faz parte do negócio desde 2000, trabalha com ações para reduzir os resíduos, visto que se trata de uma questão problemática. As ações consistem na redução dos resíduos, limitando o consumo de matérias primas e se empenha para reduzir o impacto no meio ambiente. E firme no seu compromisso de valores de sustentabilidade, a Natura desenvolveu embalagens eco responsáveis e recicladas para impedir o esgotamento dos recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (855.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com