TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO SOCIAL – “ILHA DAS FLORES”

Por:   •  29/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO [pic 1]

POLO: RIBEIRA DO POMBAL – EAD

CURSO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL

MARIELLE MIRANDA BRASIL

PROJETO SOCIAL – “ILHA DAS FLORES”

RIBEIRA DO POMBAL – BA

2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO [pic 2]

POLO: RIBEIRA DO POMBAL – EAD

CURSO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL

MARIELLE MIRANDA BRASIL

PROJETO SOCIAL – “ILHA DAS FLORES”

Trabalho da disciplina Projetos Sociais, como pré-requisito de avaliação parcial da AV2 (online).

RIBEIRA DO POMBAL – BA

2020

INTRODUÇÃO

Este projeto de intervenção chamado ‘Viver Melhor na Ilha das Flores”, com base no curta-metragem Ilha das Flores, que é um documentário brasileiro com duração de 13 minutos, escrito e apresentado por Jorge Furtado produzido no ano de 1989, com finalidade de levantar questões sociais, visando problematizar a realidade da comunidade Ilha das flores.

PROBLEMA

Na comunidade Ilha das flores foram detectadas questões sociais que apresentam alto índice de gravidade provocadas pela desigualdade social gerada pelo sistema capitalista e a ausência de políticas públicas, tais como, a precariedade das necessidades básicas de sobrevivência, contato direto a lixo orgânicos sendo esses o único meio de alimentação para as famílias , gerando assim um grande risco para a proliferação de doenças.

PUBLICO – ALVO

Todas as famílias residentes na comunidade.

JUSTIFICATIVA

Visto que, a comunidade de Ilha das Flores sofre as consequências da exclusão social, é importante intervir de forma direta e emergencial nesse local, a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores, os dando oportunidade de conhecimento dos seus direitos, para que eles possam participar  no desenvolvimento do trabalho de intervenção, com o intuito de integrá-los novamente à sociedade, de forma construtiva , visando amenizar não somente o momento precário em que vivem mas também adquirir melhoras permanentes no futuro.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais:

Mobilizar toda a comunidade em prol de um bem comum, motivando e estimulando o senso crítico e criativo desses moradores. Fazer com que eles enxerguem o quanto são dignos de terem uma condição de vida melhor. Fornecendo a eles todas as informações possíveis sobre os seus direitos os possibilitando a inserção no mercado de trabalho e principalmente a necessidade de reciclagem do lixo.

Objetivos Específicos:

• Nova possibilidade de Construção da identidade dos membros da comunidade Ilha das Flores, visto que, a falta de condições de vida digna os torna vulneráveis em relação ao sistema.

• Fornecimento de materiais para a manutenção e reciclagem intensa do lixo.

• Realizações de atividades sócio ocupacionais e cursos de capacitação profissional.

METODOLOGIA

“Ilha das Flores”, nos convida a  pensar e repensar sobre as condições de vida precárias as quais vivem milhares de mulheres, homens e crianças , que embora sejam iguais e tenham os mesmos direitos de qualquer outro ser humano, como mostra o curta -metragem : animais mamíferos, bípedes, telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor são tratados como seres excluídos da sociedade, compartilhando alimentos com porcos e tendo contato direto com o lixo, são submetidos a uma realidade desigual de oportunidades e de acessibilidade a informações e a bens de consumos primários, impossibilitando a exercerem seus direitos de cidadania e direitos humanos. O filme retrata as consequências de um sistema econômico que exclusivamente prima pelo consumo para a obtenção de lucro e ascensão dos detentores do capital, o Capitalismo. Mesmo com todas as conquistas científicas e tecnológicas, o sistema capitalista traz consigo os impactos da degradação da dignidade humana, onde seres humanos pobres são expostos a condições de calamidade humana e submetidos a exclusão social.

Podemos identificar no curta-metragem pressupostos históricos de Karl Marx, onde são as ações do sistema capitalista e suas consequências que ocasionam a desigualdade social, provocando a luta de classes. Buscando meios irônicos e provocativos para a apresentação do seu ponto de vista, o autor retrata os processos de dinâmica de produção, trabalho e consumo, relações monetárias e alienação humana.

PLANO DE AÇÃO:

O projeto de intervenção “Ilha das Flores, inclusão social”, propõe o atendimento emergencial ás famílias da comunidade e um desenvolvimento gradativo e construtivo do meio social ao qual estão inseridos da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com