TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Escola

Trabalho Universitário: O Papel Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

o Qual o papel da escola?

o A escola de hoje é igual à de antes?

o

o

o

o Qual a melhor prática pedagógica para educar a criança de hoje?

A partir do que foi discutido, nota-se que o conceito de infância foi idealizado e tratado de diferentes maneiras em distintos momentos da história da humanidade. Pensando na criança de hoje, que é fruto de uma sociedade eletrônica e informatizada, que tem acesso aos acontecimentos do mundo em tempo real, mas que brincam em “play-ground”. Crianças que são produtos de novas organizações familiares, que convivem com uma mãe inserida no mercado de trabalho, que possuem agendas preenchidas por atividades escolares, natação, computação e idiomas. E ao levar em consideração essa criança ativa inserida no contexto da escola, como você acha que deve ser a escola da criança atual?

Reflita sobre as questões abaixo:

O papel da escola é inserir o aluno no contexto dela, tratar a diversidade, envolver os pais de forma que eles sejam mais presentes e participativos tanto na vida escolar do filho como em questões da própria escola, facilitando assim a mediação dos diversos conflitos existentes no cotidiano escolar.

A escola de hoje não é igual à de antes, onde se punia o erro com diversas correções inclusive a palmatória, entre outras. As transformações porque passam nossa sociedade na esfera tecnológica e da informação exige que a escola acompanhe o ritmo frenético das crianças inseridas nesse contexto. Assim sendo, crescemos, no entanto, ainda há muito que evoluirmos.

No mundo globalizado em que vivemos, a melhor prática deverá contextualizar a vivência do educando, deverá considerar a evolução do seu pensamento, propiciar que ele busque o conhecimento e desafiá-lo a aprender. Da mesma forma o professor deverá ser um constante pesquisador, aberto a novas tecnologias para atender às demandas sociais e aos interesses atuais do seu alunado.

“A educação desenvolve-se em um novo contexto, em uma nova realidade social que as pessoas não podem evitar. (…) Os indivíduos – em nosso caso, os alunos –seja qual for a orientação adotada pelas escolas, são pessoas que vivem realmente de uma outra maneira na sociedade, agora chamada de sociedade da informação”. Neste sentido, é difícil elaborar uma norma simples para que se adote como uma orientação segura na educação escolarizada, pois o que nos resta são transformações que se projetam em tudo e que se movemconstantemente”.

trecho do livro de Gimeno Sacristán (AEducação que ainda é possível, 2007).

Discutir o papel da escola hoje é altamente complexo por ser amplo e contraditório, o governo cobra avanços, mudanças, atendimento sem discriminação. Divulga fortemente na mídia que há vagas, escolas e professores suficientes para atenderem a demanda. Os que recebem o efeito dessa divulgação errônea (nós da ponta), sofremos todos os ataques de uma população enfurecida porque nao há vagas para pessoas com deficiencias, não há lanches adequados para as crianças, não há educaçao integral todos os dias, não há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com